Nazareno Martins
Nazareno Martins

Servidor público civil aposentado, natural de Palhoça/SC, Vereador e Vice-Prefeito na terra natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Informações Gerais

Nome completo
Nazareno Setembrino Martins
Nascimento
07/09/1950
Local de nascimento
Palhoça/SC
Formação
Ensino médio completo
Profissão
Servidor público civil aposentado
Partido
Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Podemos (Pode)
Base Eleitoral
Grande Florianópolis

Nazareno Martins

Nasceu em Palhoça/SC no dia 7 de setembro de 1950. Foi bancário e é servidor público civil aposentado. Casado com Ana Luci Pagani Martins, com quem teve o filho Camilo Martins, o qual já exerceu o cargo de Prefeito em Palhoça.

Nazareno foi vereador no Município de Palhoça por seis mandatos, presidindo a Câmara Municipal em cinco ocasiões. Exerceu, ainda, os cargos de Secretário Municipal e Vice-Prefeito. 

Nas eleições de 2018, elegeu-se deputado à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), com 34.395 votos, e tomou posse para a 19ª Legislatura (2019-2023).

Na 19ª Legislatura, foi líder do PSB no Parlamento Catarinense e integrou a Frente Parlamentar da Grande Florianópolis e a Frente Parlamentar Cooperativista (FRENCOOP/SC). Foi membro das seguintes Comissões Permanentes:

  • Educação, Cultura e Desporto;
  • Ética e Decoro Parlamentar;
  • Pesca e Aquicultura;
  • Proteção Civil; e
  • Trabalho, Administração e Serviço Público.

Foi membro da Comissão Especial (constituída pelo Ato da Presidência-DL 23/2020, de 22/9/2020) responsável pela análise e emissão de parecer sobre a denúncia por crime de responsabilidade, contra o Governador do Estado, Carlos Moisés, nos seguintes fundamentos: irregularidades na compra dos 200 respiradores junto à Veigamed; prestação de depoimento falso à CPI dos Respiradores; destinação de crédito extraordinário e simultâneo lançamento de Edital viciado para instalação e operação de hospital de campanha em Itajaí/SC e omissão na adoção de procedimentos administrativos para responsabilizar os ex-secretários de Estado da Saúde e da Casa Civil; sigiloso e ilegal empenho de verba de equivalência aos procuradores do Estado; retirada imotivada do projeto de Reforma da Previdência; e tentativa de supressão do duodécimo pelo Executivo; e contra a Vice-Governadora, Daniela Reinehr, nos seguintes fundamentos: negligência à conservação do patrimônio público catarinense, na supervisão do planejamento e do sistema de orçamento, e à arrecadação das rendas, impostos e taxas, nos casos de acompanhamento/fiscalização do processo que resultou na compra dos 200 respiradores; e omissão quanto ao pagamento da verba de equivalência aos procuradores do Estado, na tentativa de contratação do hospital de campanha em Itajaí/SC e na retirada, pelo Executivo, da Reforma da Previdência e na supressão do duodécimo do Executivo - REP Nº 0002.6/2020 – Processo Nº 6919/2020 - segundo impeachment: tramitou de 10/8/2020 a 7/5/2021.

Conheça as proposições apresentadas pelo Deputado Nazareno Martins na Assembleia Legislativa catarinense, no seguinte endereço: https://bit.ly/3o1Jt0E

Imagens

Foto: Agência AL

Mandatos

Referências

MACIEL, Roelton. Conheça os 40 deputados estaduais eleitos em Santa Catarina. Diário Catarinense. Florianópolis, 7 out. 2018. p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODM4MjI=>. Acesso em: 30 abr. 2019.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Nazareno Martins traz experiência de 30 anos de vida pública. 2019. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODQwNTY=>. Acesso em: 30 abr. 2019.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Nazareno Martins. 2024. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1018-Nazareno_Martins>. Acesso em: 29 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2024)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2024)

Memória Política de Santa Catarina