Henrique Loyola
Henrique Loyola

Economista e empresário, natural de Joinville/SC, Senador representando os catarinenses, século XX.

Informações Gerais

Nome completo
José Henrique Carneiro de Loyola
Filiação
Lauro Carneiro de Loyola e Regina Douat de Loyola
Nascimento
12/10/1932
Local de nascimento
Joinville/SC
Formação
Economia
Profissão
Economista e empresário
Partido
Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)

Henrique Loyola

Nasceu em 12 de outubro de 1932, em Joinville/SC. Filho de Regina Douat de Loyola e de Lauro Carneiro de Loyola, que foi Deputado Federal por Santa Catarina por quatro mandatos. Casou com Helga Lepper Loyola, com quem teve Gabriela e Maria Regina.

Realizou o ensino Primário no Colégio Bom Jesus, na cidade natal, e formou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná, em Curitiba/PR, no ano de 1962.

Em 1955, começou a trabalhar no Banco de Crédito Real de Minas Gerais S.A. como auxiliar de cobrança, depois passou a chefe de contabilidade. No ano seguinte, trabalhou como estagiário no Banco Comercial do Paraná (BANCIAL).

De maio de 1958 a 1960, assumiu o controle da empresa da família materna. Em 1962, passou a trabalhar na empresa de propriedade do bisavô da esposa de José Henrique. Em 1964, assumiu o cargo de diretor administrativo da empresa. 

Em 1989, assumiu a função de Secretário Estadual da Indústria, Comércio e Turismo, nomeado pelo Governador Pedro Ivo Campos. No ano seguinte, presidiu a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) e a Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Em 1994, foi Vice-Presidente da Federação Industrial do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Criou o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (PRODEC), investiu no turismo, criou a marca “Bela e Santa Catarina”, e promoveu mecanismos para a interiorização das Juntas Comerciais no Estado. 

Em outubro de 1994, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), foi eleito primeiro suplente do Senador catarinense Casildo Maldaner, e convocado em duas ocasiões, participou da 50ª Legislatura (1995-1999) e da 51ª Legislatura (1999-2003), exerceu funções parlamentares de agosto a dezembro nos anos de 1996 e 2000, durante afastamento do titular. 

Elegeu-se Vice-Prefeito de Joinville, na chapa encabeçada por Luís Henrique da Silveira, e tomou posse em janeiro de 1997.

Em outubro de 2000, retornou às atividades empresariais, onde atuou até 2010.

Conheça as proposições do Senador Henrique Loyola apresentadas ao Senado Federal, no endereço seguinte: https://bit.ly/2CYxlWf

Livro publicado 

Henrique Loyola - Colecionador de Desafios, 2012 (Biografia).

Homenagens

  • Praça Henrique Loyola, em São Francisco do Sul/SC.
  • Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, a mais alta comenda do município de Joinville, em 8 de março de 2018.

Imagem

Foto- Senador Henrique Loyola
Fonte: Site, Maria Cristina Dias.

Mandatos

Referências

Empresário Henrique Loyola vai receber a medalha Dona Francisca. O Mirante: Notícias de Joinville. Joinville, 5 mar. 2018. p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzgyNjI=>. Acesso em: 5 abr. 2019.

Inauguração Praça Henrique Loyola. Jornal Evolução. São Bento do Sul, 8 jun. 2011. p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzgzMzI=>. Acesso em: 5 abr. 2019.

Livro conta a trajetória de sucesso do empresário e ex-senador Henrique Loyola. Notícias do Dia +. Florianópolis, 15 jun. 2012. p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzgyMzk=>. Acesso em: 5 abr. 2019.

BRASIL. Senado Federal. Senadores: Henrique Loyola - SC. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzgyNzg=>. Acesso em: 5 abr. 2019.

CPDOC. Fundação Getúlio Vargas. Verbete Biográfico: José Henrique Carneiro de Loiola. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzgyMTk=>. Acesso em: 5 abr. 2019.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA - FIESC. Vídeo: Histórias da Indústria - Henrique Loyola. 2017. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzgyOTE=>. Acesso em: 5 abr. 2019.

GEHRKE, Simone Schuler Medeiros. Henrique Loyola: Colecionador de Desafios. Joinville: Autores Catarinenses, 2012. 248 p. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzgzMTI=>. Acesso em: 5 abr. 2019.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Henrique Loyola. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1265-Henrique_Loyola>. Acesso em: 19 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina