Artur Cavalcanti do Livramento
Artur Cavalcanti do Livramento

Militar, agrimensor, professor e escritor, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Constituinte de 1891, no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX.

Informações Gerais

Nome completo
Arthur Cavalcanti do Livramento
Filiação
Joaquim Augusto do Livramento e Dulce Pórcia de Albuquerque Cavalcanti do Livramento
Nascimento
09/10/1853
Local de nascimento
Rio de Janeiro/RJ
Falecimento
13/12/1897
Local de falecimento
Blumenau/SC
Formação
Militar
Profissão
Militar, agrimensor, professor e escritor
Partido
Partido Republicano Catarinense (PRC)

Artur Cavalcanti do Livramento

Nasceu em 9 de outubro de 1853, no Rio de Janeiro/RJ. Filho de Dulce Pórcia de Albuquerque Cavalcanti do Livramento e de Joaquim Augusto do Livramento.

Seu pai, juiz e Promotor Público, foi Deputado Geral do Império por Santa Catarina, várias vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Presidente Interino da Província de Santa Catarina (atual cargo de Governador). Sua mãe era filha de Cândida Rosa de Melo e de José Mariano de Albuquerque Cavalcanti, que presidiu a Província de Santa Catarina em 1835-1836, entre outros importantes postos ocupados.

Além do pai, Artur teve outros familiares envolvidos na política: o avô paterno, José Luís do Livramento; o irmão, Afonso Cavalcanti do Livramento; e o sobrinho, Fúlvio Aducci (filho da irmã Hortência Augusta Cavalcanti do Livramento, casada com Alexandre Magno), e os tios, Francisco Luís do Livramento, João Luís do Livramento, e Miguel Joaquim do Livramento.

No Exército, Artur se alistou em dezembro de 1870, aos 17 anos de idade, e recebeu as seguintes promoções: Alferes (em 4 de dezembro de 1875), servindo no 17º Batalhão de Infantaria; Tenente (já no ano de 1883), desempenhando no 6º Batalhão de Infantaria no Rio de Janeiro; e Capitão, lotado no 25º Batalhão; e Comandante da 3ª Companhia. Militar destacado trabalhou em Curitibanos/SC, Alegrete e em várias outras cidades do Rio Grande do Sul.

Casou duas vezes, a primeira, com Antônia Francisca Garcia e, a segunda, com Honorina Machado de Souza, com quem teve filhos.

Atuou como: agrimensor1 no Mato Grosso/MS, Santa Catarina/SC e Rio Grande do Sul/RS; professor da Escola Normal de Desterro/SC (atual Florianópolis); escritor literário; e examinador da Banca de História e Geografia da Escola de Aprendizes Marinheiros.

Com 7.537 votos foi eleito Deputado à Legislatura (1891), tornando-se Deputado Constituinte no Congresso Representativo de Santa Catarina.

Em 18 de novembro de 1879, participou da Comissão de Organização de espetáculo beneficente em favor do Imperial Hospital de Caridade, estabelecido em Desterro.

Faleceu em 13 de dezembro de 1897, em Blumenau/SC.

Homenagem

Grupo Escolar Professor Artur Cavalcanti do Livramento, em Tijucas/SC. Depois passou a ser denominado Normal Regional Arthur Cavalcanti do Livramento, e hoje Colégio Cruz e Souza, no município de São João Batista/SC.

Obras

  • Elas e nós: estudos políticos contemporâneos de Santa Catarina (Pip. República, 1892, 101 páginas).
  • Os cíumes do Capitão (comédia).
  • Tal e qual o meu sargento (comédia).
  • O número 1259 (comédia - encenada em Porto Alegre).

1 Profissional encarregado pela medição e divisão de terras em áreas rurais ou urbanas.

Mandatos

Referências

"Seguiram para Blumenau ante-hontem à noite [...]". República: Orgam do Partido Republicano Federal. Florianópolis, 18 mai. 1897. p.2, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzE5OTI=>. Acesso em: 18 ago. 2017.

Do Rio de Janeiro. O Despertador. Desterro, 31 mai. 1884. Diversas Occurrencias, p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzIwMzg=>. Acesso em: 18 ago. 2017.

Espectaculo particular em benefício do Imperial Hospital de Caridade. O Despertador. Desterro, 19 nov. 1879. p.4, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzIwMTU=>. Acesso em: 18 ago. 2017.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

LOPES, Sonia de Castro; CHAVES, Mirian Waidenfeld (Org.). A história da educação em debate: estudos comparados, profissão docente, infância, família e Igreja. Rio de Janeiro: Mauad X : FAPERJ, 2012. 272 p. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzIwNzU=>. Acesso em: 18 ago. 2017.

Município de São João Batista. Definido o nome da creche de Ribanceira do Sul. 2014. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzIwNTQ=>. Acesso em: 18 ago. 2017.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 584 p.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa. Constituição de 1891. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjMzMjc=>. Acesso em: 23 nov. 2016.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa. Constituição Estadual de 1891. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjcyMDc=>. Acesso em: 16 mar. 2017.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Artur Cavalcanti do Livramento. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/130-Artur_Cavalcanti_do_Livramento>. Acesso em: 18 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina