Luiz Carlos João
Luiz Carlos João

Professor, administrador, teólogo e filósofo, natural de Urussanga/SC, Vereador em Criciúma e Senador representando os catarinenses, século XXI.

Informações Gerais

Filiação
Antônio Manoel João e Luiza Pokomaya João
Nascimento
20/03/1956
Local de nascimento
Urussanga/SC
Formação
Administração, Teologia e Filosofia
Profissão
Professor, administrador, teólogo e filósofo
Partido
Partido dos Trabalhadores (PT)
Base Eleitoral
Sul

Luiz Carlos João

Nasceu em 20 de março de 1956, em Urussanga/SC. Filho de Antônio Manoel João e Luiza Pokomaya João. Casou com Sirlei Cardoso de Jesus, com quem teve os filhos Roger e Rangel. 

Tem formação em Administração e Teologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e em Filosofia Clínica pelo Instituto Catarinense de Filosofia. 

Entre 1973 e 1991, trabalhou em empresa do ramo da mineração e exerceu as funções de: Encarregado, Chefe de Seção de Produção e Chefe de Serviços Gerais de Subsolo e Superfície. 

A partir de 1991, passou a trabalhar em empresa da indústria química, como Gerente Administrativo, Diretor Industrial e Diretor de Projetos. 

Ajudou a fundar o Rotary Rio Maina, em 2000, foi Coordenador dos grupos de família da Diocese de Criciúma e participou da Coordenação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBES) em âmbito estadual e nacional. 

Exerceu mandato de Vereador em Criciúma/SC, de 2001 a 2004, eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Nas eleições de 2002, ficou segundo Suplente da Senadora Ideli Salvatti, foi convocado para assumir a vaga no Senado Federal durante afastamento da titular, tomou posse à 53ª Legislatura (2007-2011) e exerceu funções parlamentares, de 3 a 31 de janeiro 2011. 

Também é Professor na Faculdade Energia.

Homenagem

Título de Cidadão Honorário de Criciúma, por sua relevante prestação de serviços ao município enquanto Vereador e Senador, em 2011.

Mandatos

Referências

BRASIL. Senado Federal. Senadores: Luiz Carlos - SC. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODkzNjc=>. Acesso em: 9 jun. 2019.

LUCIANO, Denis. Terceiro criciumense da história no Senado. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODkzNTQ=>. Acesso em: 9 jun. 2019.

Prefeitura Municipal de Criciúma. Projeto Nº PDL 105/2011. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODkzNDE=>. Acesso em: 9 jun. 2019.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Luiz Carlos João. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1362-Luiz_Carlos_Joao>. Acesso em: 19 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina