Celso Fausto de Sousa

Engenheiro agrônomo, natural de Florianópolis/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX. Secretário de Estado dos Negócios da Fazenda, Viação, Obras Públicas e Agricultura.

Augusto Fausto de Sousa e Alice Silva Ramos
19/09/1894
Florianópolis/SC
Engenharia Agronômica
Engenheiro Agrônomo
Partido Liberal Catarinense (PLC)

Celso Fausto de Sousa

Nasceu em 19 de setembro de 1894, em Florianópolis/SC. Filho de Augusto Fausto de Sousa e de Alice Silva Ramos.

Sua irmã, Juracy Fausto de Sousa, casou com Hugo Ramos, advogado, natural de Lages/SC, que foi Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, filho de Teresa Fiuza Ramos e de Vidal José de Oliveira Ramos Júnior (Vidal Ramos), genitores de vários políticos catarinenses.

Celso formou-se em Engenharia Agronômica pela Escola de Engenharia de Porto Alegre/RS, em 1916.

Com outros, fundou o Clube Náutico Riachuelo, na capital catarinense, em 11 de junho de 1915, e cursos de Especializações do Instituto Politécnico de Florianópolis, no ano de 1917.

Exerceu as seguintes funções: Inspetor de Estrada de Rodagens (1930); Auxiliar Técnico, na Diretoria de Obras Públicas do Estado, e Diretor do Campo de Demonstração de Tubarão/SC.

Foi Secretário de Estado dos Negócios da Fazenda, Viação, Obras Públicas e Agricultura, de 28 de maio de 1935 a 24 de maio de 1937, interino nos anos de 1938, 1939 e 1940, e Delegado de Santa Catarina na Convenção Nacional de Estatística, em 1936.

Partido Liberal Catarinense (PLC), elegeu-se Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com 35.769 votos, participou da Legislatura (1935-1937) e renunciou durante o período.

Nomeado pelo Governo do Estado, assumiu como Prefeito Municipal de Florianópolis, de 13 de janeiro a 9 de março de 1941, integrava a Aliança Liberal.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Celso Fausto de Sousa. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/179-Celso_Fausto_de_Sousa>. Acesso em: 28 de março de 2024.