Estácio Borges da Silva Matos

Promotor Público, fazendeiro e militar, natural de Laguna/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Nome completo
Estácio Borges da Silva Mattos
Zeferino da Silva Matos e Lodovina Matos
18/12/1831
Laguna/SC
Ano falecimento
Curitibanos/SC
Promotor Público, fazendeiro e militar
Partido Conservador

Estácio Borges da Silva Matos

Nasceu dia 18 de dezembro de 1831, em Laguna/SC. Fillho de Zeferino da Silva Matos e de Lodovina Matos - que tiveram 14 filhos.

Seu avô paterno, José da Silva Mattos (1735), era português, nascido na Freguesia de São Mateus, Ilha do Pico, em Açores, casado com Marianna Antônia da Encarnação, natural da Freguesia de São José da Terra Firme (atual São José/SC), Província de Santa Catarina, faleceu em 1738 e foi sepultada na Vila de Laguna/SC.

Estácio casou com Maria Benta Rodrigues de Matos e tiveram filhos.

Era militar e chegou a 1º Sargento, servindo no 8º Batalhão de Infantaria, posto que deixou de exercer por incapacidade física, em 13 de janeiro de 1868.

Foi Promotor Público de Lages/SC até fevereiro de 1872, quando pediu exoneração.

Em maio de 1874, tornou-se Tabelião Provisório, em Curitibanos/SC. Em 1878, voltou para Lages e assumiu novamente a Promotoria Pública.

Nas eleições de 4 de dezembro de 1881, pelo Partido Conservador, recebeu 78 e votos e foi eleito Deputado à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, integrando a 24ª Legislatuta (1882-1883).

Em Campos Novos/SC, assumiu como Promotor Público (1885) e foi Curador de Orfãos (1888).

Mudou-se para Curitibanos, onde chefiou o Partido Conservador, atuou como Promotor Público e foi fazendeiro.

Faleceu no ano de 1891, em Curitibanos/SC.

LUIZ, Glacy Weber. Antonio da Silva Mattos. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDMzNQ==>. Acesso em: 16 jun. 2016.

SCHNEIDER, Ismênia Ribeiro. Filhos de Zeferino da Silva Mattos: Continuação dos estudos da Família da Silva Mattos. 2014. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjY0NTg=>. Acesso em: 18 out. 2016.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Estácio Borges da Silva Matos. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/252-Estacio_Borges_da_Silva_Matos>. Acesso em: 19 de abril de 2024.