Idelvino Furlanetto
Idelvino Furlanetto

Agricultor e sindicalista, natural de Lagoa Vermelha/RS. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX. Coordenou o Fórum Permanente do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais.

Informações Gerais

Nome completo
Idelvino Luiz Furlanetto
Filiação
Analio Furlanetto e Rosa Apio
Nascimento
20/07/1946
Local de nascimento
Lagoa Vermelha/RS
Falecimento
22/12/2018
Local de falecimento
São José/SC
Profissão
Agricultor e sindicalista
Partido
Partido dos Trabalhadores (PT)

Idelvino Furlanetto

Nasceu em 20 de julho de 1946, em Lagoa Vermelha/RS. Filho de Analio Furlanetto e Rosa Apio. Casou com Susana Rodoy Furlanetto e tiveram oito filhos: Cleunise, Gilson, Joelsio, Elenirce, Givanildo, Gilvânio, Marcos e Cleiton.

Radicado no Estado de Santa Catarina desde três anos de idade, morou na área rural de Chapecó e em São Miguel do Oeste, a partir de 1978, neste município foi agricultor, sindicalista e defensor da agricultura familiar. 

Nos anos de 1980, chegou à Direção Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sigla que ajudou a construir, candidatou-se a Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, sendo eleito com 8.720 votos, integrou a 12ª Legislatura (1991-1995). Entre as proposições de sua autoria, está que instituiu a Política Estadual de Desenvolvimento Rural e trata de vários aspectos relacionados à agricultura familiar, entre eles o seguro agrícola, transformada na Lei 8.676/1992. 

Reelegeu-se Deputado Estadual ao mesmo Parlamento, pelo PT, com 16.583 votos, integrou a 13ª Legislatura (1995-1999). 

No Parlamento, trabalhou ainda pela reforma agrária, no desenvolvimento da agroecologia e no reconhecimento da mulher agricultora.

Concorreu a Prefeito em São Miguel do Oeste, nas eleições de 1996, mas não se elegeu. 

Em 1998, concorreu ao cargo de Deputado Federal, pelo mesmo partido, na coligação da “Frente Popular”, recebeu 26.359 votos, foi segundo Suplente e não foi convocado.

Em 2007, ingressou no Curso de 2º Grau Intensivo, oferecido pela Assembleia Legislativa/Escola do Legislativo em parceria com a Secretaria de Educação/CEJA.

Trabalhou com o Deputado Padre Pedro Baldissera, do PT, e coordenou o Fórum Permanente do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais por vários anos. 

Faleceu em 22 de dezembro de 2018, em São José/SC. Seu corpo foi transferido para Chapecó e sepultado no Cemitério Jardim do Éden.

Homenagens

  • Recebeu Certificado de Personalidade, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em 2014, na Assembleia Legislativa catarinense.

  • Campanha da Fraternidade de 2019, homenageado (in memoriam) por suas contribuições ao desenvolvimento de políticas públicas no Estado, em Sessão Especial da Assembleia Legislativa.

Participação em Comissões na Assembleia Legislativa

 Comissões Permanentes:

  • Agricultura, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Economia (Membro);
  • Comissão de Saúde e Meio ambiente (Membro).

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI):

  • para apurar responsabilidades relativas ao sucateamento, saque e demais irregularidades perpetradas contra os Hospitais Regionais de Araranguá, Chapecó, Itajaí, Joinville, Xanxerê e o Hospital do Município de Araquari;
  • para apurar irregularidades dos últimos dias do Governo Casildo Maldaner, sobre procedimentos no inventário dos bens existentes na Secretaria de Estado dos Negócios do Oeste, em 1991.

Comissões Especiais:

  • para oferecer parecer aos Projetos de Emenda Constitucional Números: 02, 03, 04 e 09, durante o ano de 1991;
  • para gestionar junto aos Ministérios da Agricultura e Economia a prorrogação dos financiamentos de custeio e investimentos; liberação da PROAGRO; crédito e emergência para manutenção familiar dos produtores e trabalhadores rurais na ordem de 12 salários mínimos reembolsados na equivalência em produtos agrícolas, no período de três anos; recursos para investimento em irrigação, correção do solo e aquisição de matrizes bovinas e suínas e liberação dos cruzados bloqueados dos produtores rurais efetivamente atingidos pela estiagem;
  • para acompanhar todos os atos e procedimentos executados em Santa Catarina pela Comissão Parlamentar de Inquérito, constituída pelo Congresso Nacional, com o objetivo de apurar as fraudes da Previdência Social;
  • para acompanhar o desenvolvimento do Projeto Federal (Mercado Comum do Sul), em 1991;
  • para participar do Grupo de Trabalho e propor atuação para se efetivar a elaboração e a execução do Plano Global Integrado de Defesa Contra as Enchentes;
  • para, articulada com as demais Unidades Federadas da Região Sulina - Paraná e Rio Grande do Sul, promover gestões e medidas para proporcionar justiça entre a geração de recursos e o retorno dos mesmos ao Estado de Santa Catarina, em 1991.

Imagens

Assinatura do Deputado Idelvino Luiz Furlanetto

Fonte: Assembleia Legislativa de Santa Catarina - 1945 a 2018.
 
Foto - Deputado Idelvino Furlanetto
Fonte: Comunicação-PT/SC.

Mandatos

Referências

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Coordenadoria de Informações. Fichas Datilografadas/Digitalizadas das Legislaturas: de 1945 a 2018.

NSC TOTAL. Morre o ex-deputado estadual de SC Idelvino Luiz Furlanetto. 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjExMzc=>. Acesso em: 4 jan. 2019.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 584 p.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Morre aos 72 anos o ex-deputado estadual Idelvino Furlanetto. 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjExNTA=>. Acesso em: 4 jan. 2019.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Diário da Assembleia: nº 5.716. 2007. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjExMjQ=>. Acesso em: 4 jan. 2019.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Diário da Assembleia: nº 6.725. 2014. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTI5MA==>. Acesso em: 27 jul. 2017.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. Resenha Eleitoral - Eleições Catarinenses 1945-1998. 2001. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjI2OQ==>. Acesso em: 30 nov. 2017.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Idelvino Furlanetto. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/396-Idelvino_Furlanetto>. Acesso em: 28 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina