Jaime Mantelli
Jaime Mantelli

Tecnólogo em segurança no trânsito, gestor de mobilidade urbana e funcionário público estadual, natural de Chapecó/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX e XXI.

Informações Gerais

Nome completo
Jaime Aldo Mantelli
Filiação
Antônio Domingos Mantelli e Terezinha Hélia Mantelli
Nascimento
31/03/1952
Local de nascimento
Chapecó/SC
Formação
Tecnologia em Segurança no Trânsito e Gestão em Mobilidade Urbana
Profissão
Tecnólogo em segurança no trânsito, gestor de mobilidade urbana e funcionário público estadual
Partido
Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Social Cristão (PSC)

Jaime Mantelli

Nasceu em 31 de março de 1952, em Chapecó/SC. Filho de Antônio Domingos Mantelli e de Terezinha Hélia Mantelli. Casado e pai de dois filhos.

Concluiu o 1º Grau (atual Ensino Fundamental I e II ) e o 2º Grau (hoje Ensino Médio) na A.C.E. XV de Abril, em Rio do Sul/SC, formou-se Técnico em Contabilidade. 

Realizou o Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trânsito, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL EAD), em 2012, e o Curso de Gestão da Mobilidade Urbana (2015).

Na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), recebeu a patente de Sargento e exerceu funções Delegado de Polícia e de Comandante do Destacamento da PM, em Pouso Redondo/SC.

Pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), elegeu-se duas vezes Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) e integrou as Legislaturas: 13ª Legislatura (1995-1999), recebeu 13.215 votos no pleito de 1994; e 14ª Legislatura (1999-2003), eleito com 15.597 votos, em 1998. Durante o último mandato foi Líder da Bancada do seu partido no Parlamento e 4º Secretário da Mesa Diretora da Casa.

Durante os mandatos no Parlamento catarinense, o Deputado Jaime Mantelli apresentou diversas proposições que poderão ser verificadas no endereço a seguir: https://goo.gl/RT8u9d

Nas eleições de 2002, pelo PDT, concorreu a uma das vagas de Deputado Estadual à mesma Assembleia, conquistou 11.926 votos, ficou na posição de Suplente, mas não foi convocado.

No pleito eleitoral de 2012, candidatou-se a Vereador para a Câmara de Balneário Camboriú/SC, pelo Partido Social Cristão (PSC), ficou na posição de Suplente. 

Em 2013, foi Gestor do Fundo Municipal de Trânsito e, em 2014, Secretário de Planejamento de Trânsito e Mobilidade Urbana, em Balneário Camboriú.

Outras Atividades na Assembleia Legislativa 

Ano de 1997:

  • Comissão Coordenadora do Orçamento Estadual Regionalizado (Membro).
  • Comissão Especial - Para auditar as receitas e despesa, em especial o pagamento das pensões, a venda das ações da CELESC, a retenção de consignações e de repasses e desconto em folha de servidores (Membro).
  • Comissão Parlamentar Especial - Parecer conclusivo sobre denúncias - processo de crimes de responsabilidades formuladas contra o Governador do Estado de Santa Catarina, Vice-Governador, Secretário de Estado dos Transportes e Obras, Secretário de Estado da Fazenda e Procurador Geral do Estado (Membro).
  • Comissão Parlamentar de Inquérito - Apurar possíveis irregularidades ocorridas na Secretaria de Estado da Educação (Membro).
  • Comissão Parlamentar de Inquérito das Letras de Estado (Membro).

Ano de 1998:

  • Comissão Especial - Parecer sobre a representação formalizada pela Ordem dos Advogados do Brasil contra o senhor Paulo Afonso Evangelista Vieira (Membro).
  • Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviços Públicos (Membro).

Ano de 1999:

  • Comissão Especial - Discussão matérias e questões relacionadas ao Mercado Comum do Sul - MERCOSUL (Membro).
  • Comissões de Constituição, Justiça e Redação de Leis, de Agricultura, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Economia (Membro).
  • Comissão de Fiscalização, Controle e Eficácia Legislativa (Presidente).
  • Comissão Parlamentar de Inquérito – Investigar e levantar os fatos e causas que geram a situação atual do Banco do Estado de Santa Catarina  S/A - BESC (Membro).
  • Designado para acompanhar a gestão governamental acerca do BESC.
  • Designado para compor a Comissão da Coordenadoria do Orçamento Estadual Regionalizado, que dirigirá os trabalhos das Audiências Públicas Regionais no ano de 1999, conforme dispõe o art. 5º da Lei Complementar nº 157, de 9 de setembro de 1997.
  • Comissão designada para promover estudos visando à alteração do Regimento Interno (Membro).
  • Comissão Parlamentar Externa, Acompanhar as obras que estão sendo realizadas pelo Governo Federal no Estado de Santa Catarina (Membro).
  • Participação no Fórum da Agricultura Trivêneto/SUL Brasil, em Verona, na Itália.

Ano de 2000:

  • Membro - Comissão Coordenadora do Orçamento Estadual Regionalizado - Dirigirá os trabalhos das audiências públicas regionais (Membro).
  • Comissão Especial para discutir matérias e questões relacionadas ao MERCOSUL.
  • Comissão Parlamentar de Inquérito - Variação de preços nos combustíveis no Estado de SC (Membro).
  • Comissão Parlamentar Externa - para analisar variação de preços dos combustíveis no Estado de SC (Membro).
  • CPI - Apurar a falta de pagamento dos salários dos servidores públicos do Estado de SC.
  • Comissão Representativa (Membro).
  • Comissão Temporária Especial Externa - Variação de preços nos combustíveis (Membro).
  • Comissão de Mérito de Trabalho, de Administração e de Serviço Público (Membro).
  • Comissão Técnica de Constituição e Justiça (Membro).
  • Comissão de Mérito de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (Membro).
  • Comissão Técnica de Fiscalização, controle, Eficácia Legislativa e Redação de Leis (Membro).

Ano de 2001:

  • Comissão Especial para discutir matérias e questões relacionadas ao MERCOSUL (Membro).
  • Comissão Especial Externa - Implantação do Projeto Veja do Sul do Grupo Usinor no município de São Francisco do Sul (Membro).

Imagem 

Assinatura e rubrica do Deputado Jaime Mantelli
Fonte: Assembleia Legislativa de Santa Catarina - 1945 a 2018.

Mandatos

Referências

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Coordenadoria de Informações. Fichas Datilografadas/Digitalizadas das Legislaturas: de 1945 a 2018.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTE PÚBLICO. Curso de Gestão da Mobilidade Urbana. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTQwMzE=>. Acesso em: 25 abr. 2018.

FACEBOOK. Aberssesc. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTQwNDQ=>. Acesso em: 28 ago. 2018.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 584 p.

SANTA CATARINA. Tribunal Regional Eleitoral. Resultado de Eleições 2002 em Santa Catarina: 1º Turno. 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDY1ODY=>. Acesso em: 12 set. 2018.

SANTA CATARINA. Tribunal Regional Eleitoral. Resultado de Eleições em Santa Catarina: Jaime Mantelli. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTQwNTc=>. Acesso em: 24 set. 2018.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. Resenha Eleitoral - Eleições Catarinenses 1945-1998. 2001. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjI2OQ==>. Acesso em: 30 nov. 2017.

UNISUL VIRTUAL. Educação Superior a distância. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTQwNzA=>. Acesso em: 25 abr. 2018.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Jaime Mantelli. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/412-Jaime_Mantelli>. Acesso em: 29 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina