José Fabriciano Pereira Serpa

Padre, natural de Desterro/SC, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

José Pereira Serpa e Maria Laureana de Andrade Serpa
22/08/1843
05/10/1922
Florianópolis/SC
Eclesiástica
Padre

José Fabriciano Pereira Serpa

Nasceu em 22 de agosto de 1843 1, em Desterro/SC (atual Florianópolis), na freguesia de Nossa Senhora das Necessidades de Santo Antônio, nas redondezas da hoje conhecida “Praia do Toló”, em Sambaqui. Filho do Capitão José Pereira Serpa e de Maria Laureana de Andrade Serpa.

Seus avós paternos eram o Alferes João José Pereira e Floriana Rosa de Serpa, e os maternos, Capitão Antônio Laureano de Andrade (irmão do Padre Lourenço Rodrigues de Andrade) e Angélica Custódia dos Passos.

Estudou no Seminário Arquiepiscopal, de São Salvador, Bahia/BA. Na catedral desse seminário foi ordenado padre, pelo arcebispo Dom Manuel Joaquim da Silveira, no dia 2 de janeiro de 1869.

Em 20 de junho de 1869, realizou sua primeira missa na cidade natal, onde foi nomeado pároco (17 de agosto de 1869) e permaneceu até seus últimos dias.

Padre José Serpa ou Padre Zeca, como também era conhecido, atendia seus paroquianos e de outras freguesias, fosse “a cavalo, de canoa, a pé ou de carroça” (BESEN). Dessa maneira, chegava às comunidades de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa (de 1869 a 1879); São Francisco de Paula de Canasvieiras e São João Batista do Rio Vermelho (de 1871 a 1879 e de 1891 a 1922); e São Miguel da Terra Firme, Biguaçu (de 1873 a 1881), no Continente. Morava onde hoje é o salão paroquial, ao lado da Igreja de Santo Antônio de Lisboa, segundo o historiador Sérgio Luiz Ferreira (BESEN).

Além de atender doentes, com receitas e xaropes, benzer e exorcizar, dedicou-se à política catarinense, tornou-se Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina e participou da: 22ª Legislatura (1878-1879), como suplente convocado, para compor número legal, em razão da depuração de outros candidatos que não foram diplomados; e da 23ª Legislatura (1880-1881), em eleição suplementar para preenchimento de vaga (em 1880), foi eleito e assumiu mandato parlamentar.

Nas eleições de 1900, concorreu novamente a Deputado ao Congresso Representativo de Santa Catarina, mas não foi eleito (REPUBLICA, 1901).

Faleceu em 5 de outubro de 1922, em Florianópolis/SC, após mais de 53 anos de sacerdócio e 79 anos de vida. De acordo com Goedert, “muitas autoridades se fizeram presentes no funeral. A encomendação foi feita pelo vigário geral Monsenhor Francisco Xavier Topp, Frei Evaristo Schürmann e Pe. Dr. Luiz Zuber. Acompanhou o féretro a banda musical da Força Pública (hoje Polícia Militar). Discursou ao pé do túmulo o desembargador José Arthur Boiteux”.

Cônego Honorário da Diocese de Florianópolis/SC, em 14/12/1912.

Rua Cônego Serpa, Bairro Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis.

Foto - Igreja Nossa Senhora das Necessidades de Santo Antônio de Lisboa
Fonte: Reprodução/Litoral de Santa Catarina.
Foto: Marcelo Fernandes.

1 Registro de Batismo da Matriz de Nossa Senhora das Necessidades. Livro de Batismo (1841-1856), p. 29.

Solicitadas. Republica: Orgam do Partido Republicano Catharinense. Florianópolis, 5 jan. 1901. n. 38, p.2, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjQ5MzQ=>. Acesso em: 23 out. 2017.

BESEN, Pe. José Artulino. Padre José Fabriciano Pereira Serpa: Um pároco ilhéu. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjQ4MTk=>. Acesso em: 23 out. 2017.

GOEDERT, Gustavo R.. Pe. José Fabriciano Pereira Serpa. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjQ5MTQ=>. Acesso em: 23 out. 2017.

LITORAL DE SANTA CATARINA.COM (Santa Catarina). Fotos da Praia de Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis SC, Brasil: Igreja de nossa senhora das necessidades de santo antonio de lisboa. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjQ5NTA=>. Acesso em: 23 out. 2017.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia José Fabriciano Pereira Serpa. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/543-Jose_Fabriciano_Pereira_Serpa>. Acesso em: 23 de abril de 2024.