Mário Cilião de Araújo

Advogado, natural de Londrina/PR, Vereador em São Miguel do Oeste/SC, Deputado na Assembleia Legislativa e Secretário de Estado em Santa Catarina, século XX.

José Cilião de Araújo e Pucina Leite Araújo
21/05/1934
Londrina/PR
Jornalismo, Ciências Econômicas e Direito
Advogado
PDS
Base Eleitoral
Oeste

Mário Cilião de Araújo

Nasceu no dia 21 de maio de 1934, em Londrina/PR, filho do pioneiro presidente do Legislativo de Cambe/PR, na 1ª Legislatura, José Cilião de Araújo e Pucina Leite Araújo, filha do Coronel Manoel Inácio Bezerra, prefeito e líder em Brejo Santo, no Cariri Cearense, onde foi Prefeito, Industrial e Líder Político.

Mário fez seu estudo primário em Cambé. O ginásio em Londrina e concluiu três bacharelados: em Jornalismo (pela 1ª Turma da Universidade Católica do Paraná/PR); em Ciências  Econômicas (pela Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná) e em Direito (pela Universidade Federal do mesmo Estado, em Curitiba/PR).

Desde janeiro de 1962 atua como advogado no Sudoeste do Paraná, Oeste Catarinense e no Rio Grande do Sul/RS, fixando-se inicialmente com escritório em Santo Antônio do Sudoeste/PR, Comarca, então sede de 11municípios e, depois, centralizando-se em São Miguel do Oeste/SC.

Já jubilado junto a OAB-SC e Paraná, com mais de meio século de exercício da advocacia jamais aceitou a defesa de ladrão, nem de traficante, especializando-se em defesas perante o Tribunal do Júri.

É casado com a pedagoga Cleusa Dal Magro Cilião de Araújo, desde 1965, tendo o casal uma única filha a farmacêutica e Bacharel em Direito, Claudia Mara Dal Magro Cilião de Araújo e um neto, Rodrigo Cilião de Araújo Mustafá.

Em sua vida foi candidato apenas duas vezes. A primeira em 1972, em São Miguel do Oeste, quando exerceu a função de Vereador até o final do seu mandato, inclusive como Presidente do Legislativo. Na oportunidade como presidente, levava o exercício daquele Poder, ou seja, as reuniões da Câmara Municipal, para os distritos e localidades do interior, facultando in loco a ouvida dos munícipes, cujos pleitos eram registrados em ata e apresentados ao chefe do Poder Executivo, que, na pessoa do Prefeito Hélio Wasun, sempre procurava atendê-las, na medida do possível.

Fundador da AVEOSC (Associação de Vereadores do Extremo-Oeste de Santa Catarina), da qual foi seu presidente eleito e reeleito durante todo o exercício do seu mandato de vereador.

A outra única vez em que foi candidato, elegeu-se Deputado Estadual em 1978, para a  Legislatura (1979-1983), tendo exercido a Secretaria da Mesa do Legislativo Catarinense e a liderança do governo. Durante a legislatura, assumiu a Secretaria de Justiça do Estado de Santa Catarina, preocupando-se sempre com a recuperação dos apenados, exigindo o exercício da laborterapia e preservando sempre a dignidade do presidiário reeducando. Exerceu esse cargo de Secretário da Justiça no Governo de Jorge Konder Bornhausen e até o final do Governo de Henrique Córdova. Em seu mandato de deputado destacou-se pela luta em prol da eletrificação rural - praticamente inexistente na maioria das propriedades rurais, e pela construção da BR-163, grande sonho do Extremo-Oeste, e que, ao final de seu mandato, resultou implantada.

Cilião de Araújo conta com mais de 50 anos de atividades leonísticas, sendo o mais antigo integrante do Lions Clube de São Miguel do Oeste/SC.

* Texto enviado pelo Deputado Mário Cilião de Araújo.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Mário Cilião de Araújo. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/692-Mario_Ciliao_de_Araujo>. Acesso em: 29 de março de 2024.