Patrício Destro
Patrício Destro

Jornalista, natural de Joinville/SC, Vereador na cidade natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Informações Gerais

Nome completo
Patrício Carlos Destro
Filiação
Itamar Destro e Ivanir Destro
Nascimento
28/12/1978
Local de nascimento
Joinville/SC
Formação
Jornalismo
Profissão
Jornalista
Partido
Partido Socialista Brasileiro (PSB), Democratas (DEM)
Base Eleitoral
Joinville e Norte do Estado

Patrício Destro

Patrício Destro é do PSB, com base eleitoral em Joinville/SC e Norte do Estado. Em 2008, disputou sua primeira eleição na maior cidade do Estado, onde teve a maior votação para Vereador em Santa Catarina, atingindo a marca de 8.540 votos. Em 2012 Patrício concorreu à reeleição e novamente obteve êxito sendo ainda o vereador mais votado de Joinville com 7.189 votos. Em 2014, o Vereador Patrício Destro concorreu pela primeira vez a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Sendo o primeiro deputado mais votado do PSB, Destro conquistou a vaga de Deputado Estadual onde vem atuando fortemente, não só por Joinville, mas por toda Santa Catarina.

Destro cursou jornalismo e atuou como repórter e apresentador de TV. Nasceu em Joinville, onde mora até hoje, filho de Itamar Destro que é técnico em edificações e Ivanir Destro, comerciante.

Na Assembleia Legislativa, Patrício Destro tem forte atuação em diversas frentes. Ele é presidente da Comissão de Proteção Civil, vice-presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura, vice-presidente da Comissão de Participação Legislativa e membro da Comissão de Finanças e Tributos. Além da participação nas comissões, o Deputado criou a bancada dos Portos e Aeroportos que visa acompanhar as atividades do setor.

Durante a legislatura, o Deputado Patrício Destro (PSB) protocolou 45 projetos de lei. Dentre os quais destacamos os seguintes:

Alvará provisório: Cria o Alvará Provisório para as atividades de baixo risco para que o empreendedor possa trabalhar enquanto coloca a documentação em dia, sem necessitar esperar os meses que as prefeituras e governos demoram para analisar. Estabelece critérios de emissão de alvará de funcionamento provisório para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) no Estado de Santa Catarina e regulamenta a classificação das atividades econômicas definindo como grau de risco baixo e adota outras providências.

Contra a dengue: Projeto que aumenta a multa e garante autonomia para entrada em locais visando o combate à dengue. O projeto prevê a obrigatoriedade de ferros-velhos, empresas de transporte de cargas, lojas de materiais de construção, borracharias e afins a adotarem medidas para evitar a existência de criadores para "Aedes aegypti" e "Aedes albopictus", a medida inclui também os imóveis residenciais.

Cuidado com crianças em eventos: Projeto de Lei que obriga a distribuição de pulseiras para crianças menores de 12 anos em eventos públicos, evitando assim que se percam e que outros problemas possam acontecer. A mesma matéria já é lei no Paraná/PR.

Telefonia para portadores de deficiência: Dispõe sobre a implantação de equipamento de telefonia destinado ao uso de pessoas portadoras de deficiência auditiva e deficiência da fala em estabelecimentos de grande circulação, como hospitais e shoppings, por exemplo.

Regularização de feiras e eventos: Dispõe sobre critérios e restrições para comercialização de produtos em feiras e eventos transitórios no Estado de Santa Catarina. Objetivo é criar mecanismos que igualem feiras vindas de outras cidades, para os mesmos custos que o comércio local arca, como a arrecadação de tributos. Além disso, o consumidor quando é lesado, acaba não mais encontrando quem vendeu o produto, pois a feira fica na cidade por curto período de tempo.

Portos e Aeroportos: Por meio de requerimento do Deputado Patrício Destro foi criada a  Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, com o objetivo de melhorar a criar políticas públicas para o setor e  reforçar a cobrança para que concessionárias ofereçam maior comodidade e um melhor serviço ao usuário. O Deputado é quem preside os trabalhos desta Frente Parlamentar.

Conheça todas as proposições do Deputado Patrício Destro no seguinte endereço: https://goo.gl/ryC5Hc

*Texto enviado pela assessoria do Deputado Patrício Destro.

Atualizações

Nas eleições de 2018, candidatou-se ao cargo de Deputado Estadual em Santa Catarina, pelo PSB, obteve 22.146 votos e ficou suplente de seu partido.

Em 2020, disputou vaga de Vereador à Câmara de Joinville, pelo Democratas (DEM), obteve 1.051 votos e não foi eleito.

Imagens

Foto: Agência AL

Foto: Agência AL

Mandatos

Imagens
Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Patrício Destro. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/982-Patricio_Destro>. Acesso em: 23 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina