Luiz Fernando Vampiro
Luiz Fernando Vampiro

Advogado, natural de Criciúma/SC, Vereador na terra natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Informações Gerais

Nome completo
Luiz Fernando Cardoso
Filiação
Valdonir Arino Cardoso e Volnete Maria Svaisser Cardoso
Nascimento
07/11/1973
Local de nascimento
Criciúma/SC
Formação
Direito
Profissão
Advogado
Partido
Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB)
Base Eleitoral
Sul Catarinense

Luiz Fernando Vampiro

Luiz Fernando Cardoso, mais conhecido pelo apelido de infância, Vampiro, nasceu no dia 7 de novembro de 1973. Filho de Valdonir Arino Cardoso e Volnete Maria Svaisser Cardoso. É casado com Elisiane  Rodrigues Cardoso (administradora) e pai da Maria Fernanda.

Formado em Direito, já participou de movimentos e comissões dentro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foi vice-presidente jurídico do Criciúma Esporte Clube, procurador do município de Nova Veneza, assessor jurídico da Advocacia Geral da União na região Sul, presidente da Autarquia de Trânsito em Criciúma e secretário de Desenvolvimento Regional.

Também foi membro do conselho administrativo do Bairro da Juventude, entidade que atende mais de 1500 crianças e adolescentes, e membro do conselho curador da Fucri, atual Unesc.

Cargos públicos e políticos ocupados:

  • Presidente da CriciúmaTrans (Empresa Pública de Transporte e Trânsito);
  • Assessor Jurídico da Prefeitura de Nova Veneza;
  • Assessor Jurídico da Advocacia Geral da União;
  • Vereador em Criciúma;
  • Secretário de Desenvolvimento Regional em Criciúma;
  • Secretário de Estado de Infraestrutura de Santa Catarina;
  • Deputado Estadual;
  • Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina.

Deputado à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) em exercício na 18a Legislatura (2015-2019), e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Comissão dos Direitos Humanos, da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, da Comissão de Pesca e Aquicultura.

Como ex-secretário do Desenvolvimento Regional, conhece bem o estágio das obras do governo estadual na região Sul. É sobre elas que tem se debruçado no seu mandato, buscando formas para acelerar seu andamento, ao lado de uma ação política de fortalecimento da bancada dos deputados do Sul.

Nas eleições de 2018, candidatou-se novamente ao cargo de Deputado Estadual à Casa Legislativa, pelo MDB, foi eleito com 36.747 votos, tomou posse à 19a Legislatura (2019-2023). No Parlamento, é Líder do MDB, Vice-Presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia e integra as seguintes Comissões Permanentes: Constituição e Justiça; Pesca e Aquicultura; Turismo e Meio Ambiente; Defesa dos Direitos do Idoso.

Projetos apresentados pelo Parlamentar

  • Estabelece a obrigatoriedade de disponibilização de banheiros químicos adaptados à pessoa com deficiência nos eventos públicos realizados em Santa Catarina.
  • Dispõe sobre a criação do Programa Cadeira de Rodas Motorizada, destinado a pessoas com distrofia muscular progressiva.
  • Institui a Campanha Geração Atitude, no Estado de Santa Catarina.
  • Dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento nos estabelecimentos prestadores de serviço de tosa e banho em animais domésticos de pequeno e grande porte e adota outras providências.
  • Dispõe sobre a estampa da data de validade na embalagem dos produtos destinados à merenda escolar, no âmbito do Estado de Santa Catarina.
  • Dispõe sobre a publicação da lista de medicamentos distribuídos gratuitamente à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de fraldários em estabelecimentos comerciais no Estado de Santa Catarina.

Conheça todas as proposições apresentadas pelo Deputado na Assembleia Legislativa catarinense, no seguinte endereço: https://goo.gl/nHb7G6

Link de vídeo do Deputado em plenário: https://goo.gl/Fjtt7A

Atualizações

Foi relator da Comissão Especial (constituída pelo Ato da Presidência Nº 018-DL, de 25/8/2020) responsável pela análise e emissão de parecer sobre a denúncia, contra o Governador do Estado, Carlos Moisés, e a Vice-Governadora, Daniela Reinehr, por crime de responsabilidade na concessão de reajuste salarial aos procuradores do Estado em 2019, resultando em paridade remuneratória entre esses e os procuradores da Alesc. O Deputado foi membro, também, do Tribunal Especial de Julgamento (instalado em 25/9/2020) pelo referido crime de responsabilidade - REP Nº 0001.5/2020 – Processo Nº 00754 – primeiro impeachment: tramitou de 11/5/2020 a 27/11/2020.

Em 5 de fevereiro de 2021, tomou posse no cargo de Secretário de Estado da Educação, assumindo a vaga de Vampiro a primeira suplente da coligação MDB/PSDB, a cidadã Dirce Aparecida Heiderscheidt, empossada no dia 9 de fevereiro de 2021. Luiz Fernando Vampiro retornou à Casa Legislativa no dia 8 de abril de 2022, em função do fim do prazo de desincompatibilização estabelecido pela legislação eleitoral para aqueles que ocupam cargos públicos e querem disputar o pleito deste ano.

Homenagem

Recebeu o Título de Cidadão Honorário do município de Nova Veneza, 2022.

Imagens

Foto: Fábio Queiroz/Agência AL

Foto: Fábio Queiroz/Agência AL

 

Mandatos

Referências

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Altair Silva e Luiz Fernando Vampiro retornam à Assembleia. 2022. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyNTUw>. Acesso em: 11 abr. 2022.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Comissão do impeachment terá Amin na Presidência e Vampiro na Relatoria. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTg1MzY=>. Acesso em: 27 ago. 2020.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Confira como foram as manifestações dos integrantes do tribunal especial. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTg5ODU=>. Acesso em: 27 nov. 2020.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Confira como foram os votos dos membros do tribunal do impeachment. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTg0NDU=>. Acesso em: 24 out. 2020.

TODA POLÍTICA. Eleições 2018: Candidatos a Deputado Estadual eleitos de Santa Catarina. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzQ4MDg=>. Acesso em: 9 mar. 2019.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Luiz Fernando Vampiro. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/988-Luiz_Fernando_Vampiro>. Acesso em: 19 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina