Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

9ª Legislatura

01/02/1979 - 31/01/1983

A 9ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina iniciou em 1º de fevereiro de 1979. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos 40 Deputados Estaduais: Aderbal Tavares Lopes; Aldo Pereira de Andrade; Algemiro Manique Barreto; Álvaro Correia; Antônio Henrique Bulcão Vianna; Aristides Bolan; Artêmio Paludo; Casildo Maldaner; César Moritz; Cid Pedroso; Delfim de Pádua Peixoto Filho; Egídio Martorano; Epitácio Bittencourt; Eugênio Stein; Francisco Küster; Genésio Tureck; Geovah Amarante; Haroldo Ferreira; Heitor Sché; Horst Domning; Ivan Ranzolin; Jorge Gonçalves da Silva; Júlio César; Lauro André da Silva; Manoel Carlos de Souza; Mário Cilião de Araújo; Martinho Ghizzo; Moacir Bertoli; Murilo Canto; Nagib Zattar; Nelson Locatelli; Neudy Massolini; Otacílio Ramos; Gilson dos Santos; Saturnino Dadam; Sebastião Netto Campos; Stélio Cascaes Boabaid; Vasco Furlan; Venício Tortato; Waldomiro Colautti.

Foram convocados: Celso Ivan da Costa, Eno Steiner, Gervásio Maciel, Nilson Zomkowski, Orlando Carlesso, Renato Silveira; Wilson Floriani.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1979, foi composta por:

Moacir Bertoli - Presidente.

Aldo Pereira de Andrade - 1º Vice-Presidente.

Heitor Sché - 2º Vice-Presidente.

Aristides Bolan - 1º Secretário.

Saturnino Dadam - 2º Secretário.

Horst Domning - 3º Secretário.

Nagib Zattar - 4º Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1980, foi composta por:

Moacir Bertoli - Presidente.

Aldo Pereira de Andrade - 1º Vice-Presidente.

Heitor Sché - 2º Vice-Presidente.

Aristides Bolan - 1º Secretário.

Saturnino Dadam - 2º Secretário.

Horst Domning - 3º Secretário.

Nagib Zattar - 4º Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1981, foi composta por:

Epitácio Bittencourt - Presidente.

Vasco Furlan - 1º Vice-Presidente.

César Moritz - 1º Vice-Presidente.

Otacílio Ramos - 1º Secretário.

Ivan Ranzolin - 2º Secretário.

Heitor Luís Sché - 3º Secretário.

Artêmio Paludo - 4º Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1982, foi composta por:

Epitácio Bittencourt - Presidente.

Vasco Furlan - 1º Vice-Presidente.

César Moritz - 1º Vice-Presidente.

Otacílio Ramos - 1º Secretário.

Ivan Ranzolin - 2º Secretário.

Heitor Sché - 3º Secretário.

Artêmio Paludo - 4º Secretário.

Essa legislatura foi composta, predominantemente, por 20 advogados, a outra metade era de deputados que exerciam outras profissões/atividades (6 médicos, comerciantes, industriais, empresários, funcionários públicos, etc.). Foram eleitos: 23 da Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e 17 do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

ACONTECIMENTOS

Santa Catarina

15/03/1979 a 14/05/1982 - Jorge Konder Bornhausen (ARENA) governou o Estado, indicado pelo Presidente Ernesto Geisel e eleito pela Assembleia catarinense em setembro de 1978.

05/05/1980 a 12/05/1980 - Moacir Bertoli, Presidente da Assembleia, assumiu de forma interina o Governo do Estado.

14/05/1982 a 15/03/1983 - Henrique Córdova, Vice-Governador, governou o Estado após a renúncia do titular que concorreu ao Senado.

1982 - Francisco May Filho, Presidente do Tribunal de Justiça, foi Governador interino por alguns dias, durante viagem de Córdova ao exterior.

10/01/1983 a 27/01/1983 - Epitácio Bittencourt, Presidente da Assembleia Legislativa, foi Governador interino.

Brasil

15/03/1974 a 15/03/1979 - General Ernesto Geisel, da ARENA, Presidente da República, governou o país.

15/03/1979 a 15/03/1985 - General João Figueiredo, Presidente da República, governou o país.

29/08/1979 - General Figueiredo assinou a Lei da Anistia (nº 6.683), concedendo a anistia a todos que cometeram crimes políticos ou eleitorais e àqueles que sofreram restrições em seus direitos políticos em virtude dos Atos Institucionais (AI's) e Complementares, entre 02/09/1961 e 15/08/1979.

1980 - Retorno do pluripartidarismo - em vigor desde 22 de novembro de 1979, possibilitou que vários grupos se aglutinassem para formar vários partidos políticos no país.

1980 - Partido dos Trabalhadores (PT) foi criado em São Bernardo do Campo/SP.

30/04/1981 - Explodiu uma bomba no Riocentro, no Rio de Janeiro/RJ, dentro de carro ocupado por dois militares.

Mundo

1979 - Queda da monarquia no Irã e o estabelecimento da República Islâmica, governada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini.

1979 - Revolução Sandinista derrubou ditadura de Anastasio Somoza, na Nicarágua.

1979 - União Soviética (URSS) invadiu o Afeganistão.

1980 -  Iniciou a  Guerra entre Irã e Iraque, no Golfo Pérsico.

1981 - Presidente Anwar Sadat foi assassinado por fundamentalistas, no Egito.

1981 - Surgiram os primeiros registros de AIDS nos EUA.

1982 - Grã-Bretanha derrotou a Argentina na guerra pela posse das Ilhas Falklands (Maldivas).

REFERÊNCIAS:

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Coordenadoria de Informações. Fichas Datilografadas/Digitalizadas das Legislaturas: de 1945 a 2018.

CORRÊA, Michelle Viviane Godinho. Lei da Anistia. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTM4MDI=>. Acesso em: 23 set. 2019.

FOLHA DE SÃO PAULO (São Paulo). História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 319 p.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984.

SANTA CATARINA. Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Resenha Eleitoral: Eleições Catarinenses 1945-1998. Florianópolis: Comissão Editorial do TRE, 2001. 198 p. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzQ2Mw==>. Acesso em: 16 mai. 2018.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. (pp. 358, 359).

Biografias

Aderbal Tavares Lopes

Aderbal Tavares Lopes

Natural de São Francisco do Sul/SC. Vereador de Joinville/SC e Deputado Estadual da Assembleia Legislativa de Santa Catarina nas décadas de 70 e 80, do século XX, foi uma das principais vozes contra a ditadura em Joinville/SC.

Aldo Pereira de Andrade

Aldo Pereira de Andrade

Industriário, natural de Lages/SC. Vereador em Blumenau/SC, Deputado Constituinte de 1967 e sete vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Algemiro Manique Barreto

Algemiro Manique Barreto

Empresário e industrial, natural de Nova Veneza/SC. Vereador e Prefeito de Criciúma/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Fundador e proprietário da Transportadora Manique, entre outras empresas.

Álvaro Correia

Álvaro Correia

Comunicador atuante em jornais e emissoras de rádio, natural de Brusque/SC. Vereador em Blumenau/SC e Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina por três mandatos, no século XX. Autor dos projetos de implantação da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Feminina de Santa Catarina.

Antônio Henrique Bulcão Viana

Antônio Henrique Bulcão Viana

Advogado e professor, natural de Florianópolis/SC. Vereador e Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Ocupou vários cargos na administração pública.

Aristides Bolan

Aristides Bolan

Advogado, natural de Maracajá/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Artêmio Paludo

Artêmio Paludo

Industrial, natural de Seara/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Fundador dos Frigoríficos Seara/S.A e do projeto social Projeto Rumo Certo.

Casildo Maldaner

Casildo Maldaner

Advogado e empresário, natural de Carazinho/RS. Vereador em Modelo/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal, Senador e Governador de Santa Catarina, no século XX e início do XXI.

Celso Ivan da Costa <small>(Suplente)</small>

Celso Ivan da Costa (Suplente)

Agrônomo, natural de Curitibanos/SC. Deputado Constituinte de 1967 e cinco vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

César Moritz

César Moritz

Empresário, natural de Brusque/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Cid Pedroso

Cid Pedroso

Advogado e professor, natural de Campos Novos/SC. Vereador na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Desembargador do Tribunal de Justiça e Secretário da Segurança Pública, no mesmo Estado.

Delfim de Pádua Peixoto Filho

Delfim de Pádua Peixoto Filho

Advogado, professor e dirigente esportivo, natural de Itajaí/SC. Vereador na terra natal. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Egídio Martorano

Egídio Martorano

Médico, natural de São Joaquim/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Eno Steiner <small>(Suplente)</small>

Eno Steiner (Suplente)

Advogado, natural de Criciúma/SC. Vereador na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Epitácio Bittencourt

Epitácio Bittencourt

Advogado, natural de Imaruí/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Constituinte de 1967, Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Governador do Estado em exercício e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX. Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

Eugênio Stein

Eugênio Stein

Advogado, natural de Santa Rosa/RS. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Francisco Küster

Francisco Küster

Funcionário público federal e construtor autônomo, natural de São Joaquim/SC. Vereador em Lages/SC e em Florianópolis/SC. Cinco vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa e Deputado Federal e Constituinte de 1988, representando os catarinenses, no final do século XX e início do XXI.

Genésio Tureck

Genésio Tureck

Médico, natural de Rio Negrinho/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Geovah Amarante

Geovah Amarante

Administrador e comerciante, natural de São Francisco do Sul/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado da Comunicação.

Gervásio Maciel <small>(Suplente)</small>

Gervásio Maciel (Suplente)

Funcionário público, técnico em contabilidade, professor, advogado e jornalista, natural de Palhoça/SC. Prefeito de Ituporanga/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XX e início do XXI. Mentor da Exposição Catarinense de Cebola.

Haroldo Ferreira

Haroldo Ferreira

Médico, natural de Foz do Iguaçu/PR. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Heitor Sché

Heitor Sché

Advogado e Delegado de Polícia Civil, natural de Rio do Sul/SC. Deputado Constituinte, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa e Governador interino de Santa Catarina, no final do século XX e início do XXI. Secretário de Estado da Segurança Pública entre outras importantes funções exercidas.

Horst Domning

Horst Domning

Contador, comerciante e industrial, natural de Blumenau/SC. Vereador e Prefeito em Timbó/SC e Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no século XX. Conselheiro do Tribunal de Contas do mesmo Estado.

Ivan Ranzolin

Ivan Ranzolin

Advogado e professor, natural de Lages/SC. Vice-Prefeito na terra natal, Presidente da Assembleia, Deputado Constituinte, seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no final do século XX e início do XXI.

Jorge Gonçalves da Silva

Jorge Gonçalves da Silva

Industrial e comerciante, natural de Lages/SC. Vereador em Quilombo/SC, Deputado Constituinte e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Júlio César

Júlio César

Advogado, natural de Itajaí/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado da Cultura, Esporte e Turismo de Santa Catarina.

Lauro André da Silva

Lauro André da Silva

Advogado, natural de Braço do Norte/SC. Vereador em Rio do Sul/SC e três vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Advogado dos mais necessitados, quando nem existia Advogado Dativo no Estado, incansável pelo bem-estar das pessoas e pelo desenvolvimento catarinense, admirado e respeitado por sua conduta na vida e na política.

Manoel Carlos de Souza

Manoel Carlos de Souza

Comerciante e protético, natural de Orleans/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Presidente da Federação Catarinense de Futebol.

Mário Cilião de Araújo

Mário Cilião de Araújo

Advogado, natural de Londrina/PR. Vereador em São Miguel do Oeste/SC, Deputado na Assembleia Legislativa e Secretário de Estado em Santa Catarina, no século XX. No parlamento catarinense, destacou-se pela eletrificação rural e pela construção da BR-163, entre outras bandeiras.

Martinho Ghizzo

Martinho Ghizzo

Médico, natural de Tubarão/SC. Vereador em Araranguá/SC, Deputado Constituinte de 1988 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário da Saúde no mesmo Estado.

Moacir Bertoli

Moacir Bertoli

Industrial, natural de Taió/SC. Prefeito na terra natal, Deputado Estadual, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Governador interino, no século XX. Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Murilo Canto

Murilo Canto

Advogado, natural de Jaguaruna/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Nagib Zattar

Nagib Zattar

Empresário, natural de Joinville/SC. Vereador na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Nelson Locatelli

Nelson Locatelli

Advogado, natural de Lajeado/RS. Vereador e Vice-Prefeito em Chapecó/SC, Deputado Constituinte de 1988 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Neudy Massolini

Neudy Massolini

Advogado, professor, industrial e agropecuarista, natural de Serafina Corrêa/RS. Vereador e Prefeito de Concórdia/SC, e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX

Nilson Zomkowski <small>(Suplente)</small>

Nilson Zomkowski (Suplente)

Cirurgião-dentista, natural de Joaçaba/SC. Prefeito e Vereador na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Otacílio Ramos

Otacílio Ramos

Industrial, natural de Joinville/SC. Vereador e Prefeito em Jaraguá do Sul/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Orlando Carlesso <small>(Suplente)</small>

Orlando Carlesso (Suplente)

Administrador e industrial, natural de Tangará/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Gilson dos Santos

Gilson dos Santos

Economista e funcionário público, natural de Paulo Lopes/SC. Vinte anos dedicados ao Parlamento catarinense: Presidente da Assembleia, Deputado Constituinte e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Governador Interino e Conselheiro do Tribunal de Contas no mesmo Estado.

Renato Silveira <small>(Suplente)</small>

Renato Silveira (Suplente)

Natural de Palhoça/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Filho do Governador Ivo Silveira.

Saturnino Dadam

Saturnino Dadam

Advogado, professor e procurador fiscal, natural de Tijucas/SC. Vereador em São João Batista/SC, Prefeito de São Domingos/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

Sebastião Netto Campos

Sebastião Netto Campos

Engenheiro químico, natural de Catalão/GO. Deputado Constituinte de 1967 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Serviços Públicos e da Indústria e Comércio no Estado catarinense.

Stélio Boabaid

Stélio Boabaid

Médico, natural de Rosário/MA. Prefeito de Tubarão, Deputado Constituinte, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Presidente do Parlamento Catarinense, no século XX.

Vasco Furlan

Vasco Furlan

Advogado, jornalista e radialista, natural de Tupanciretã/RS. Vereador em Concórdia/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, no final do século XX e início do XXI.

Venício Tortato

Venício Tortato

Funcionário público, natural de Joaçaba/SC. Vereador em Chapecó/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Waldomiro Colautti

Waldomiro Colautti

Médico, natural de Ibitinga/SP. Vice-Prefeito de Ibirama/SC, Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Wilson Floriani <small>(Suplente)</small>

Wilson Floriani (Suplente)

Advogado e professor, natural de Lages/SC. Vereador em Araquari/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Memória Política de Santa Catarina