Legislativo / Deputado Provincial / Legislaturas

Visualização

19ª Legislatura

1872 - 1873

A 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina iniciou em 25 de março de 1872. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

 

Foram eleitos Deputados Provinciais: Alexandre Francisco da Costa, Cândido Alfredo de Amorim Caldas; João José Pinheiro;  Joaquim Elói de Medeiros; José Ferreira de Melo; José Maria da Luz; Luís Ferreira do Nascimento Melo; Manuel José de Oliveira; Manuel José de Sousa Conceição; Manoel da Silva Mafra; Martinho Domiense Pinto Braga; Tomás Pedro de Bittencourt Cotrim; Vidal Pedro de Morais.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1872, foi composta por:

Luís Ferreira do Nascimento Melo – Presidente;

Alexandre Francisco da Costa – Vice-Presidente;

Joaquim Elói de Medeiros – 1º Secretário;

Vidal Pedro de Morais – 2º Secretário;

Cândido Alfredo de Amorim Caldas – Suplente de Secretário;

João José Pinheiro – Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1873, foi composta por:

Luís Ferreira do Nascimento Melo – Presidente;

Alexandre Francisco da Costa – Vice-Presidente;

Joaquim Elói de Medeiros –1º Secretário;

Vidal Pedro de Morais – 2º Secretário;

Cândido Alfredo de Amorim Caldas – Suplente de Secretário.

 José Delfino dos Santos – Suplente de Secretário.

 

ACONTECIMENTOS

Santa Catarina

A Província foi governada por Presidentes nomeados (por Carta Imperial):

Guilherme Cordeiro Coelho Cintra - (07/01/1872).

Inácio Acioli de Almeida - (15/06/1872).

Delfino Pinheiro de Ulhoa Cintra Júnior - (08/07/1872).

Manuel do Nascimento da Fonseca Galvão - (15/11/1872).

Inácio Acioli de Almeida - (27/01/1873).

Pedro Afonso Ferreira - (04/04/1873).

Luís Ferreira do Nascimento Melo - (08/10/1873).

João Tomé da Silva - (24/10/1873).

1872 – Um embate político entre Conservadores, Liberais, Republicanos, ocorria no Império, e essa crise nacional não deixaria de afetar Santa Catarina. Manoel José de Oliveira, Manoel José de Sousa Conceição e João José Pinheiro não comparecem para assumir seus cargos como Deputados, mesmo eleitos, como uma forma de protesto. Com mais deputados seguindo essa manifestação, não houve o número necessário para compor a câmara, e a 1ª sessão foi encerrada em 25 de maio de 1872, com apenas dois meses de atuação.

Brasil

1872 –  É criado o Partido Republicano Paulista para representar os interesses das oligarquias  rurais de São Paulo.

 

Referências:

FOLHA DE SÃO PAULO (São Paulo). Historia do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. Pg. 317.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 198. Pg. 188, 189.

STOETERAU, Ligia de Oliveira. A TRAJETÓRIA DO PODER LEGISLATIVO CATARINENSE: (1835 - 2000). Florianópolis: Ioesc, 2000. Pg. 205, 206.

Biografias

Alexandre Francisco da Costa

Alexandre Francisco da Costa

Comerciante, militar e delegado de polícia, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, por quatro vezes, no século XIX.

Cândido Alfredo de Amorim Caldas

Cândido Alfredo de Amorim Caldas

Militar, natural do Maranhão/MA. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por duas vezes, no século XIX.

João José Pinheiro

João José Pinheiro

Militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por oito vezes, no século XIX.

Joaquim Elói de Medeiros

Joaquim Elói de Medeiros

Padre, jornalista, bibliotecário e militar, natural de Desterro/SC. Constituinte de 1895, Deputado Provincial e Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Presidente interino da Província catarinense, no século XIX.

José Delfino dos Santos

José Delfino dos Santos

Comerciante, advogado provisionado, promotor público e juiz municipal, natural de Desterro/SC. Vereador na terra natal e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

José Feliciano Alves de Brito

José Feliciano Alves de Brito

Militar e comerciante, natural de Desterro/SC. Vereador na cidade natal e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX. Primo de Virgílio Várzea.

José Ferreira de Melo

José Ferreira de Melo

Advogado e Desembargador, natural de São José/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Presidente da Província de Santa Catarina, no século XIX.

José Maria da Luz

José Maria da Luz

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por oito vezes, no século XIX.

Luís Ferreira do Nascimento Melo

Luís Ferreira do Nascimento Melo

Militar e fazendeiro, natural de São José/SC. Vereador na terra natal, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, por oito vezes, e Presidente Interino da Província de Santa Catarina em duas ocasiões, no século XIX.

Manoel da Silva Mafra

Manoel da Silva Mafra

Jurista, jornalista e escritor, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por cinco vezes, e Deputado na Assembleia Geral do Império, no século XIX.

Manoel José de Sousa Conceição

Manoel José de Sousa Conceição

Militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por dois mandatos, no século XIX.

Manuel José de Oliveira (Pendica)

Manuel José de Oliveira (Pendica)

Comerciante e militar, natural de São Francisco do Sul/SC. Vereador em Desterro/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por doze vezes, no século XIX.

Martinho Domiense Pinto Braga

Martinho Domiense Pinto Braga

Engenheiro Agrimensor, natural do Maranhão/MA. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por duas vezes, no século XIX.

Tomás Pedro de Bittencourt Cotrim

Tomás Pedro de Bittencourt Cotrim

Militar, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por seis vezes, e Deputado representando os catarinenses na Assembleia Geral Legislativa do Império, no século XIX.

Vidal Pedro de Morais

Vidal Pedro de Morais

Militar, professor e escrivão, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Memória Política de Santa Catarina