?A história tem que ser tocada para frente, não pode parar. E quem deve tocar a história para frente somos nós: a geração de hoje?. Foi com esta impactante frase que o jornalista e ex-parlamentar, Alvaro Correia, iniciou o emocionado discurso na noite de lançamento de seu primeiro livro: ?Homens que fizeram a história?, lançado na noite da última terça-feira, 6.
A cerimônia realizada no centro de Divulgação Ambiental e de Lazer da Bunge teve a participação de cerca de 200 pessoas, entre familiares e amigos do autor, autoridades municipais, regionais e estaduais, e familiares dos personagens retratados na importante obra. ?Estou imensamente grato por esta conquista e pelo apoio de todos que estão aqui nesta noite?, disse o escritor.
Após a cerimônia, Alvaro concedeu autógrafos a todos que levaram para casa um ou mais exemplares de sua primeira obra. Ao todo, mais de duzentos livros foram vendidos no dia. Em breve, a obra será disponibilizada para venda em alguns pontos comerciais da cidade, como Xodó Som, Mega Bazar e Papelaria e na Secretaria Paroquial da Igreja Matriz.
A obra
O livro ?Homens que fizeram a história? foi editado pelo Jornal Cruzeiro do Vale e retrata a trajetória de importante personagens da história de Gaspar. Prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, empresários, e bispos integram a obra, que traz ainda informações sobre a história das entidades de classe de Gaspar. Os artigos foram publicados por cerca de dois anos nas edições impressas do Jornal Cruzeiro do Vale. A ideia de reuni-los em uma publicação surgiu após conversa com amigos e familiares dos personagens retratados. ?O primeiro artigo foi do saudoso Carlos Barbosa Fontes. Logo os familiares de Eurico da Silva Fontes me pediram que levantasse sua história, depois os familiares de Júlio Schramm, e assim foram surgindo estes importantes artigos, que resgatam a história de Gaspar?, revela Alvaro Correia.
?Tenho alguns familiares retratados neste livro que eu não pude conhecer e através destes artigos pude conhecer suas histórias. Um povo sem história ele não existe, por isso esta obra é muito importante. Este dia ficará na história?.
Rodrigo Fontes Schramm ? representante das entidades de classe
?Este livro retrata a história de grandes homens que deixaram exemplo para nossa cidade e nós, como vereadores, temos uma grande responsabilidade sob nossos ombros, para também fazermos história para construir uma Gaspar melhor?.
Claudionor da Cruz e Souza ? representante dos vereadores
?É uma satisfação estar aqui nesta noite. Ajudamos a construir Gaspar com muito scrifício e é uma honra estar nesta obra?.
Oswaldo Schneider ? representante dos ex-prefeitos
?Gostaria de agradecer ao autor por lembrar de incluir a igreja nesta importante obra. É muito bom que ao resgatar a história a igreja esteja presente?.
Diácono Pedro Carlos Schmitt ? representante dos religiosos
?Gostaria de cumprimentar seu Alvaro pelas pesquisas realizadas sobre a história desta importante cidade e agradecer ao povo gasparense por poder fazer parte desta história, como cidadão honorário. É muito emocionante ser homenageado com uma participação neste livro?.
Vilmar de Oliveira Schurmann ? representante da classe empresarial
?Seu Alvaro sempre foi um grande parceiro do Jornal Cruzeiro do Vale e este livro nasceu dos artigos publicados no jornal. É uma honra poder ajudá-lo a lançar esta obra. Um homem para se realizar precisa fazer quatro coisas: ter um filho, construir uma casa, plantar uma árvore e escrever um livro. Ao lançar este livro, Alvaro acaba de concluir o ciclo da vida de um grande homem?.
Gilberto Schmitt ? diretor do Jornal Cruzeiro do Vale, responsável pela edição do livro
Clique AQUI e confira mais fotos do lançamento.
___________________________________________________
Alvaro Correia lança seu primeiro livro nesta terça-feira
Dezenas de pessoas vão se dirigir até a Associação da Bunge na noite desta terça-feira, 6, para participar do lançamento do livro ?Homens que fizeram a história?, escrito Pelo ex-parlamentar Alvaro Correia. O livro, que contém mais de 230 páginas, apresenta a história de homens que marcaram o progresso da cidade de Gaspar. Segundo o autor, tudo o que ocorre na cidade acontece porque houve gente que impulsionou o progresso do município. ?É dessa gente que falamos no livro. Dessas pessoas que fizeram algo na história da cidade?, comenta Alvaro, ao dizer que o livro é um resgate na história da cidade.
A ideia de escrever um livro surgiu a partir de artigos publicados no Jornal Cruzeiro do Vale. Artigos estes que, durante cerca de um ano e meio, semanalmente foram publicados nas páginas de opinião da edição impressa do jornal. ?Os artigos repercutiam muito. Eu recebia muitos elogios. Foi então que surgiu a ideia de transformar os artigos em um livro?, diz o autor. Esta é a primeira obra assinada por Alvaro, que já auxiliou a publicação de outros livros.
O livro é dividido em cinco partes. A primeira e a segunda contam a história dos prefeitos e vereadores, respectivamente. Já na terceira parte, empresários, homens públicos, religiosos e profissionais ganharam um espaço na publicação. A quarta parte conta a história de entidades do município e a quinta é composta por homenagens.
Durante a cerimônia de lançamento, os participantes terão a oportunidade de adquirir um exemplar do livro, que será comercializado ao valor de R$20, com direito a uma dedicatória escrita pelo autor. Após o lançamento, será servido um coquetel.
Um pouco sobre o autor:
Alvaro Correia nasceu no dia 07 de março de 1933, na cidade de Itajaí. Com destacada atuação nos meios políticos e de comunicação, o ex-deputado estadual tem uma extensa lista de serviços prestados à comunidade, como a implantação da Polícia Rodoviária Estadual e a Polícia Feminina de Santa Catarina. Vereador e deputado por três legislaturas, também trabalhou em meios de comunicação, atuando em jornais e emissoras de rádio. Filho de Isidoro e Amélia Correia, Alvaro iniciou sua vida escolar em Itajaí. Em seguida, estudou no Grupo Escolar Honório Miranda, em Gaspar, e no Colégio Sagrada Família, em Blumenau.
Na vida profissional, trabalhou no escritório das Linhas Circulo e na Agência dos Correios de Gaspar e Blumenau. Nos veículos de comunicação, foi diretor de notícias e esportes da Rádio Nereu Ramos, redator dos jornais Lume, A Tribuna e O Gaspar. Foi correspondente de jornais como A Gazeta Esportiva e O Estado de São Paulo. Também foi colaborador e articulista do Jornal de Santa Catarina e do Jornal Cruzeiro do Vale.
Na política, foi fundador dos partidos MDB e PMDB nas cidades de Gaspar, Blumenau e em outros municípios do Vale do Itajaí. Em 1971, juntamente com 38 pessoas, fundou o Lions Clube Blumenau ?Cidade Jardim?, onde permanece sócio até hoje. Três anos mais tarde, em 1973, foi eleito vereador de Blumenau e em 1975 foi eleito Deputado Estadual, com mandato que se repetiu por mais duas vezes, até 1986.
Entre os anos de 1993 e 1997 foi presidente da Serviço Autônomo Municipal de Terminais Rodoviários de Blumenau, a Seterb. No ano seguinte, em 1988, foi consultor técnico da Secretaria da Criança e do Adolescente. No mesmo ano assumiu por sete meses a recém criada secretaria municipal do bairro Garcia, em Blumenau.
No ano de 2000, fundou juntamente com a professora Cintia Lopes a Star Comunicações, empresa especializada em palestras e cursos de oratória.
Edição 1349
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).