Confira os fatos mais marcantes que ocorreram no mundo em 2014:
19 de janeiro – Manifestações na Ucrânia
Cerca de 200 mil pessoas vão às ruas de Kiev, capital da Ucrânia, para protestar contra a criação de leis que reforçam punições contra participantes de protestos no país. O início do ano foi marcado por manifestações contra o governo do presidente Viktor Yanukovych, que assinou acordos com a União Europeia e reforçou relações com a Rússia.
Continua depois da publicidade
Março – OMS reporta novos casos de ebola na África
A Organização Mundial da Saúde (OMS) começa a reportar novos casos de ebola na África Ocidental. Balanço divulgado pela OMS no dia 20 de dezembro apontava que a doença já havia deixado 7.373 vítimas fatais nos três países mais afetados – Guiné, Libéria e Serra Loal. Em todo o mundo, já são mais de 19 mil morte causadas pela doença.
Continua depois da publicidade
8 de março – Voo da Malaysia Airlines desaparece misteriosamente
O voo MH370 da companhia aérea Malaysia Airlines desaparece misteriosamente com 239 pessoas a bordo.
16 de março – Anexação da Crimeia à Rússia
Crimeia, uma região autônoma que fala russo no Sul da Ucrânia, aprova por referendo sua integração à Rússia. Esta “anexação”, denunciada por Kiev e pelos países ocidentais, provoca a pior crise diplomática com Moscou desde a queda da URSS.
4 de abril – Sequestro de 276 alunas na Nigéria
Islamitas nigerianos do grupo Boko Haram sequestram 276 alunas adolescentes de uma escola em Chibok, causando grande indignação internacional.
16 de abril – Naufrágio na Coreia do Sul deixa 304 mortos
Naufrágio de balsa na Coreia do Sul causa a morte de 304 pessoas (o número foi confirmado mais tarde). Nove corpos não foram encontrados. As buscas foram encerradas no dia 11 de novembro.
17 de abril – Morre o escritor Gabriel García Marquez
O escritor colombiano Gabriel García Marquez morre aos 87 anos. Autor de obras como Cem Anos de Solidão, Gabo, como era conhecido, foi vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1982.
Continua depois da publicidade
27 de abril – Papa canoniza dois pontífices
Papa Francisco canoniza os pontífices João XXIII e João Paulo II.
17 de julho – Míssil derruba avião e mata 298 pessoas
Um míssil derruba um Boeing 777 da Malaysia Airlines que sobrevoava uma zona controlada pelos separatistas pró-russos no Leste da Ucrânia. A aeronave, que partiu de Amsterdã (Holanda) rumo a Kuala Lumpur (Malásia), tinha 298 pessoas a bordo. Kiev e rebeldes se acusam pelo ato.
11 de agosto – Morre o ator Robin Williams
O ator Robin Williams, de 63 anos, é encontrado morto em sua casa em Tiburon, em San Francisco (EUA). Mais tarde, já em novembro, a morte foi oficialmente considerada um suicídio. A necrópsia não encontrou drogas ilegais ou álcool no corpo do ator.
18 de setembro – Escócia vai às urnas pela independência
População da Escócia vai às urnas e, com 55,3% dos votos, decide pela não independência do país em relação ao Reino Unido.
28 de novembro – Morre o ator Roberto Bolaños
Morre o ator mexicano Roberto Bolaños, criador e intérprete dos famosos personagens da TV Chaves e Chapolin.
Continua depois da publicidade
15 de dezembro – Islamita faz 17 reféns em cafeteria
Um islamita radical de origem iraniana faz 17 pessoas de reféns em uma cafeteria de Sidney, na Austrália. O sequestro dura 16 horas. Três pessoas morreram, incluindo o próprio agressor.
17 de dezembro – EUA anunciam retomada de relações com Cuba
Em um momento histórico, os EUA anunciam a retomada das relações diplomáticas com Cuba e o alívio de sanções à Ilha.