Daniela Reinehr
Daniela Reinehr

Advogada, produtora rural e ex-policial militar, natural de Maravilha/SC. A primeira mulher eleita Vice-Governadora de Santa Catarina e a primeira Governadora a ocupar interinamente o cargo no Executivo catarinense, século XXI.

Informações Gerais

Gênero
Feminino
Filiação
Altair Reinehr
Nascimento
04/04/1977
Local de nascimento
Maravilha/sc
Formação
Direito
Profissão
Advogada e produtora rural
Partido
Partido Social Liberal - PSL e Partido Liberal (PL)
Base Eleitoral
Oeste

Daniela Reinehr

Nasceu no dia 4 de abril de 1977, em Maravilha/SC. É casada e mãe de dois filhos.

Mudou-se para Chapecó/SC - também município da região Oeste, onde cursou graduação em Direito, no ano de 2000, e fixou residência. Atua por 19 anos nas áreas de Direito Empresarial, Administrativo, Civil e Comércio Exterior, e é produtora rural. 

Era acadêmica quando foi aprovada em concurso da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, em 1996. Na corporação iniciou como Soldado e exerceu funções por 3 anos.

Nunca ocupou cargo eletivo até 2019. Ingressou no Partido Social Liberal (PSL) em 2018, concorreu ao cargo de Vice-Governadora de Santa Catarina, na chapa encabeçada por Carlos Moisés, do mesmo partido, e foram eleitos em segundo turno com 2.644.179 votos.

Daniela foi a primeira mulher a ser eleita Vice-Governadora no Estado e a primeira ocupar interinamente o cargo de Governadora, de 6 a 17 de janeiro de 2020, durante as férias do titular, o Governador Carlos Moisés

Atualmente sem Partido, Daniela participa da organização do partido Aliança pelo Brasil, iniciado por Jair Bolsonaro, após ele sair do PSL, em 19 de novembro de 2019.

Em 23 de outubro de 2020, iniciou sessão do Tribunal Especial, formado por 5 Desembargadores e 5 Deputados, reunido no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado, para julgar pedido de impeachment (equiparação salarial entre procuradores do Estado e da Assembleia Legislativa), contra o Governador e a Vice-Governadora de Santa Catarina. No início do dia 24, o Tribunal decidiu pelo acolhimento da denúncia contra o Governador (6 votos a favor do recebimento e 4 contra) e pelo arquivamento da denúncia contra a Vice-Governadora (houve empate e o Presidente, Ricardo Roesler, exerceu seu voto de minerva).

Com esta decisão, Carlos Moisés foi afastado por até 180 dias - período em que ele tratou de sua defesa e o Tribunal Especial encaminhou processo para o julgamento do denunciado.

No dia 26 seguinte, na Casa da Agronômica, a Vice, Daniela Reinehr, assinou o Termo de Posse como Governadora interina do Estado e exerceu a função durante o afastamento do Governador - foi a segunda vez que assumiu provisoriamente o Executivo.

Em 27/11/2020, o Tribunal Especial de Julgamento absolveu o Governador Carlos Moisés da denúncia de crime de responsabilidade na concessão de equiparação salarial aos procuradores do Estado em relação aos procuradores da Assembleia Legislativa catarinense, foram 6 votos contrários ao afastamento do Governador, 3 integrantes favoráveis e 1 abstenção. Dessa forma, o processo foi arquivado, Daniela deixou a interinidade no comando do Executivo e Carlos Moisés reassumiu as funções de Governador.

Daniela reassumiu como Governadora interina no dia 30/03/2021, por até 120 dias, em função do afastamento do Governador Carlos Moisés, ocorrido em 26/03/2021, por decisão do Tribunal Especial de Julgamento no caso de denúncia de crime de responsabilidade na compra dos 200 respiradores.

Permaneceu na função até 7 de maio do mesmo ano, quando o Tribunal Especial de Julgamento, por 6 votos a 4, absolveu Carlos Moisés e ele retornou ao cargo de Governador do Estado.

Atualizações

No pleito de 2022, Daniela Reinehr lançou candidatura para Deputada Federal, foi eleita para a Câmara dos Deputados com 84.631 votos. 

Imagens

Foto: Secom/SC

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

 

Mandatos

Referências

FACEBOOK. Daniela Reinehr. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY0MTM=>. Acesso em: 4 fev. 2020.

GAZETA DO POVO. Eleições 2018: Daniela Reinehr. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY0Mzk=>. Acesso em: 4 fev. 2020.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Assembleia autoriza julgamento de Carlos Moisés no caso do reajuste dos procuradores. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTc4MjY=>. Acesso em: 21 set. 2020.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Carlos Móises da Silva é eleito governador do Estado de Santa Catarina. 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODcyNTE=>. Acesso em: 22 mai. 2019.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Confira como foram as manifestações dos integrantes do tribunal especial. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTg5ODU=>. Acesso em: 27 nov. 2020.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Confira como foram os votos dos membros do tribunal do impeachment. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTg0NDU=>. Acesso em: 24 out. 2020.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Relator vota pelo acatamento da denúncia contra Moisés e Daniela. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTg0ODQ=>. Acesso em: 23 out. 2020.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Tribunal Misto do Impeachment é definido; instalação será na sexta (25). 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTgwNDA=>. Acesso em: 24 set. 2020.

SANTA CATARINA. Governo do Estado de Santa Catarina. Vice-Governadora: Daniela Cristina Reinehr. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY0MjY=>. Acesso em: 4 fev. 2020.

SERAFINI, Márcio. Daniela Reinehr é a primeira mulher a governar Santa Catarina. Diário Catarinense. Florianópolis, 6 jan. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY0NTk=>. Acesso em: 4 fev. 2020.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Daniela Reinehr. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1386-Daniela_Reinehr>. Acesso em: 28 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina