Nilson Stainsack
Nilson Stainsack

Empresário e advogado, natural de Presidente Getúlio/SC. Duas vezes Prefeito na terra natal e Deputado Federal por Santa Catarina, no século XXI.

Informações Gerais

Nome completo
Nilson Francisco Stainsack
Filiação
Francisco Stainsack e Ruth Stainsack
Nascimento
27/08/1963
Local de nascimento
Presidente Getúlio/SC
Partido
Partido Progressista (PP)

Nilson Stainsack

Nasceu em 27 de agosto de 1963, em Presidente Getúlio/SC. Filho de Francisco e de Ruth Stainsack. Seu pai era sapateiro e sua mãe, padeira, naturais de Presidente Getúlio.

Nilson começou a trabalhar aos 12 anos de idade, como balconista em loja de brinquedos (H. Schattenberg & Cia. Ltda.).

Ingressou no curso de Direito, da Universidade Federal de Santa Catarina, e graduou-se em fevereiro de 1986, pela FURB (Universidade Regional de Blumenau). Durante a formação superior, trabalhou no IPESC, BESC e Banco do Brasil. Depois de habilitado, passou a advogar em Presidente Getúlio e abriu um escritório de advocacia - no qual trabalhou por mais de 20 anos.

Em 1987, casou-se com Maria Luzia Aparício Stainsack e tiveram três filhos: Schaiane, Natássia e Roges Nilson, e tornou-se sócio da Casa Barateira, hoje Lojas Presidente.

Empresário bem sucedido, adquiriu outras empresas que compõem o atual grupo administrado por ele: Stainsack Transportes e Representações Ltda.; Fazenda Vale dos Monos; Getucon Construções e Incorporações e Posto LP.

Foi jogador de futebol pelo Cruzeiro Futebol Clube, Camioneiros Futebol Clube, Brasília e R. Metropol A.; fundador do Grupo de Escoteiros Acarajés; sócio fundador da CDL e ACIPG; Vice-Presidente da Comissão Pró-Construção do Ginásio da APAE e do Campus da UNIDAVI, além de Presidente da Comissão Pró-Construção do Quartel da Polícia Militar.

Vida Política

Nas eleições de 2004, candidatou-se a Prefeito na terra natal e não foi eleito por apenas 611 votos. Nos pleitos de 2008 e 2012, disputou novamente o cargo, foi eleito duas vezes e exerceu mandatos de 2009 a 2016.

Na gestão municipal, enfrentou uma severa enchente que atingiu o Alto Vale Catarinense em 2014, com o projeto “Canal Extravasor”, nos rios que cortam a cidade Rio Krauel e o Índios, implantado no mesmo ano. Investiu em diversas áreas, construiu novo espaço para abrigar o CRAS e o SINE, construiu e ampliou creches, estabeleceu parceria com hospital local para melhor atendimento da população, aumentou a arrecadação municipal e os salários de professores, conseguiu recursos para o município, reformou pontes, pavimentou ruas da cidade e melhorou estradas do interior, iniciou as obras da sede própria da Prefeitura e viabilizou a ligação asfáltica entre Presidente Getúlio e Rio do Sul. Outro destaque de sua administração foi a municipalização da água.

Em 2015, foi empossado Presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí - AMAVI.

Concorreu a Deputado Federal por Santa Catarina, em 2018, pelo Partido Progressista (PP), com 61.148 votos obteve a suplência. Com a licença do titular, Darci de Matos, Nilson tomou posse na Câmara dos Deputados em 9 de setembro de 2020, participando da 56ª Legislatura (2019-2023).

Homenagens

  • Comenda de Honra Samuel Schubert, concedida no 17º  Encontro Catarinense de Líderes Lojistas.
  • Prêmio de Prefeito Empreendedor, na categoria de Compras Governamentais, concedido pelo SEBRAE.

Imagem

Foto - Sede da Prefeitura de Presidente Getúlio
Fonte: AMAVI.

Mandatos

Referências

AMAVI - ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ALTO VALE DO ITAJAÍ. Presidente Getúlio. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTc0MjI=>. Acesso em: 17 set. 2020.

BRASIL. CÂMARA DOS DEPUTADOS. Nilson F. Stainsack - Biografia. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTczODM=>. Acesso em: 17 set. 2020.

FACEBOOK. Sobre: Nilson F. Stainsack. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTczOTY=>. Acesso em: 17 set. 2020.

GAZETA DO POVO. Eleições 2018: Candidatos a Deputado Federal - Santa Catarina. 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTc0MDk=>. Acesso em: 17 set. 2020.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Nilson Stainsack. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1388-Nilson_Stainsack>. Acesso em: 25 de fevereiro de 2021.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2020)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2020)

Memória Política de Santa Catarina