Vanessa da Rosa
Vanessa da Rosa

Professora, natural de Joinville/SC, Secretária Municipal de Educação em Joinville e Deputada Estadual, século XXI.

Informações Gerais

Gênero
Feminino
E-mail
vane72van@gmail.com
Nascimento
04/12/1972
Local de nascimento
Joinville
Formação
Pedagogia
Profissão
Professora
Partido
Partido dos Trabalhadores
Telefone
(48) 3221-2726

Vanessa da Rosa

Nasceu em 4 de dezembro de 1972, no município de Joinville/SC. Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino Faculdade de Educação de Joinville, especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UNB), especialização em História da Arte pela UNIVILLE e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Vanessa da Rosa é servidora pública municipal e trabalhou no Serviço Social da Indústria (SESI) por 13 anos, como professora de educação infantil, supervisora de educação infantil e de jovens e adultos (EJA).

Atuou no ensino superior como docente em instituições catarinenses, ministrando aulas nos cursos de Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Turismo, Enfermagem, Ciências Contábeis e Direito. Foi professora do ensino fundamental e do curso de magistério no Colégio Estadual Celso Ramos. Integrou a Secretaria Municipal de Educação de Joinvile/SC como supervisora e coordenadora de Educação de Jovens e Adultos. Também foi gerente de Assistência ao Educando e Secretária Municipal de Educação de Joinville em 2012. Atualmente, é supervisora na Escola Municipal Anna Maria Harger e pesquisadora de Relações Raciais e Gênero. 

Disputou as eleições em 2022, tendo conquistado 16.832 votos e a primeira suplência de Deputada Estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em decorrência do afastamento de 33 dias do Deputado Padre Pedro Baldissera, para tratar de interesse particular, Vanessa da Rosa assumiu a cadeira em 19 de outubro de 2023, permanecendo até 20 de novembro, dia da Consciência Negra.

A posse da professora representou um momento histórico na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), marcando o retorno, depois de 89 anos, de uma mulher negra como deputada estadual no Parlamento catarinense. Esse cargo foi ocupado anteriormente apenas pela também professora Antonieta de Barros, a primeira parlamentar negra a assumir mandato no Brasil, em 1934.

Publicação

A invisibilidade da mulher negra em Joinville: formação e inserção ocupacional (2022).

Imagem

Posse da Deputada Vanessa da Rosa

Posse da Deputada Vanessa Rosa

Foto: Bruno Collaço / Agência AL

Mandatos

Referências

ROSA, Vanessa da. Currículo Lattes. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAzMDcz>. Acesso em: 19 out. 2023.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Posse de Vanessa da Rosa como deputada marca momento histórico na Alesc. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAzMDM0>. Acesso em: 19 out. 2023.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Vanessa da Rosa será a segunda deputada negra a assumir mandato na Alesc. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAzMDQ3>. Acesso em: 19 out. 2023.

SANTA CATARINA. SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Diário da Assembleia: N° 8.434. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAzMDYw>. Acesso em: 19 out. 2023.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Vanessa da Rosa . 2024. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1434-Vanessa_da_Rosa>. Acesso em: 29 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2024)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2024)

Memória Política de Santa Catarina