Marlene Fengler
Marlene Fengler

Natural de Itapiranga/SC, graduada em Letras pela UFSC, especialista em Políticas Públicas, na Espanha, Deputada Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI. Presidente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e Coordenadora da Bancada do Oeste.

Informações Gerais

Gênero
Feminino
Filiação
Blasius Augusto Fengler e Maria Lucena Fengler
Nascimento
08/06/1968
Ano nascimento
1968
Local de nascimento
Itapiranga/SC
Formação
Letras
Partido
Partido Social Democrático (PSD)
Base Eleitoral
Oeste

Marlene Fengler

Nasceu em 8 de junho de 1968, em Itapiranga/SC. Filha de Blasius Augusto Fengler e de Maria Lucena Fengler. É casada e mãe de Antônio. Na terra natal, Marlene cursou o primário, realizou o ginasial e o segundo grau (este concluído na Escola pública FUNEI). Aos 17 anos deixou o campo e a casa dos pais, que eram agricultores, para estudar e trabalhar em Florianópolis/SC. Graduada em Letras - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especializada em Políticas Públicas pela Fundação Internacional e Ibero-americana de Administração e Políticas Públicas, na Espanha.

Exerceu a Chefia de Gabinete na Câmara dos Deputados, em Brasília, por quatro anos. Atuou na mesma função no Senado Federal por oito anos. Na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) esteve na chefia de gabinete por 08 anos. Nesta última, foi a primeira mulher a ocupar a Chefia de Gabinete da Presidência do Deputado Gelson Merisio, durante os dois mandatos. Presidiu o PSD Jovem e o PSD Mulher no estado catarinense.

Foi Coordenadora da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, do Parlamento Catarinense, entre 2017 e 2018. Na sua gestão, ela aproximou a Escola dos demais setores da Alesc, como a Coordenadoria das Comissões, setor que realiza inúmeros eventos a partir do trabalho colaborativo com a Escola. Entre tantas realizações nas áreas de atuação pedagógica, atendeu mais de 42 mil participantes com formações técnicas, profissionais e políticas. Instituiu o Hackathon Cívico, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Uma inicitiva ganhadora do Prêmio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) na categoria “Comunidade”, em 2018. Outra ação foi a viabilização da Educação a Distância com a oferta de vinte cursos, que certificou quase 5.000 pessoas em dois anos. Durante a sua gestão, deu continuidade aos trabalhos para a aprovação do regimento interno da Escola do Legislativo. Retomou as tratativas para o mestrado profissional em direito em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Nas eleições de 2018, Marlene Fengler foi eleita Deputada Estadual pelo Partido Social Democrático (PSD), obteve 41.684 votos, tomou posse para a 19ª Legislatura (2019-2023).

Integrou a Bancada Feminina e a Bancada do Oeste, sendo a primeira Coordenadora da Bancada do Oeste.

Na sua atuação como parlamentar da ALESC, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, nomeada a partir de 27 de fevereiro de 2019. Durante o período na Presidência da Escola, concretizou os projetos do regimento interno da Escola da Alesc e do mestrado profissional em direito, em 2022.

Assumiu, como adjunta, a Procuradoria Especial da Mulher, criada em 2021.

Foi eleita Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, 2021.

Na 19ª Legislatura foi integrante das seguintes Comissões Permanentes:

  • Agricultura e Política Rural;
  • Assuntos Municipais;
  • Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
  • Defesa dos Direitos do Idoso;
  • Direitos Humanos;
  • Finanças e Tirbutação;
  • Pesca e aquicultura;
  • Transportes e Desenvolvimento Urbano;
  • Turismo e Meio Ambiente.

Conheça as proposições apresentadas pela Deputada Marlene Fengler na Assembleia Legislativa catarinense, no seguinte endereço: https://bit.ly/2VCFVp2

Acesse o vídeo em que a Deputada fala sobre a sua trajetória e sobre política, disponível no endereço a seguir: https://bit.ly/2Q7gfed

Homenagens 

  • Título de Cidadã Josefense, concedido pela Câmara de Vereadores de São José/SC, 2018.
  • Título de Cidadã honorária de Florianópolis, concedido no Plenário da Assembleia Legislativa, 2022.
  • Homenagem pela defesa dos direitos das mulheres,  proposição do vereador Diácono Ricardo, na sessão comemorativa ao Dia Internacional da Mulher realizada na Câmara Municipal de Florianópolis, 2022.

Atualizações

Nas eleições de 2022, Marlene Fengler concorreu ao cargo de Deputada Federal, obteve 54.896 votos, alcançou a segunda suplência na 57ª Legislatura da Câmara dos Deputados.

Em 2023, assume a coordenação da Escola do Legislativo da ALESC. Em meados do mesmo ano, foi eleita para integrar a diretoria da Associação Brasileira das Escolas dos Legislativos e de Contas (ABEL), atuando na Vice-Presidência, gestão 2023/2025.

Imagens

Foto: Luca Gebara/Agência AL

 

Foto: Solon Soares/Agência AL

 

Foto: Agência AL

Mandatos

Referências

GAZETA DO POVO. Candidatos: Marlene Fengler 55123. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODU2MDc=>. Acesso em: 14 mai. 2019.

MARLENE FENGLER DEPUTADA ESTADUAL. Quando a sociedade se organiza. 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODU1OTQ=>. Acesso em: 14 mai. 2019.

POLITIZE!. Vídeo: [EP #02] Política: Substantivo Feminino? | com Marlene Fengler. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODU2NTk=>. Acesso em: 14 mai. 2019.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Alesc e OAB lançam caravana da inclusão da mulher na política. 2022. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyMDM2>. Acesso em: 16 fev. 2022.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Criação da Procuradoria da Mulher é destaque na sessão desta terça. 2021. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTkxMTU=>. Acesso em: 14 jul. 2021.

SANTA CATARINA. AGÊNCIA AL. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Marlene é homenageada na Capital pela defesa dos direitos das mulheres. 2022. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyNzQ1>. Acesso em: 10 mai. 2022.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Marlene Fengler busca participação mais efetiva da mulher na política. 2019. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODU2NDY=>. Acesso em: 14 mai. 2019.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Marlene Fengler é a 1ª mulher a presidir a Escola do Legislativo. 2019. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODU2MzM=>. Acesso em: 14 mai. 2019.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Marlene recebe título de cidadã honorária nos 349 anos de Florianópolis. 2022. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyNzMy>. Acesso em: 10 mai. 2022.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Deputados: Marlene Fengler. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODU2MjA=>. Acesso em: 14 mai. 2019.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Marlene Fengler. 2024. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1011-Marlene_Fengler>. Acesso em: 28 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2024)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2024)

Memória Política de Santa Catarina