Alexandre Rodrigues da Silva Chaves

Advogado e promotor público, natural do Rio de Janeiro/RJ. Presidente das Províncias de Sergipe e de Santa Catarina, século XIX.

Nome completo
Alexandre José Rodrigues da Silva Chaves
Antônio Rodrigues da Silva Chaves
Rio de Janeiro/RJ
Advogado e promotor público
Partido Liberal

Alexandre Rodrigues da Silva Chaves

Nasceu no ano de 1824, no Rio de Janeiro/RJ. Filho de Antônio Rodrigues da Silva Chaves.

Formou-se Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1847. No ano seguinte, assumiu como Promotor Público, depois foi Juiz Municipal de Piraí, interior do Rio de Janeiro.

De 1857 a 1860, foi Deputado Geral da Província do Rio de Janeiro, (hoje cargo de Deputado Federal), e advogado em Vassouras/RJ.

De 31 de julho de 1863 a 1864, presidiu a Província de Sergipe, nomeado pelo Imperador.

Foi Presidente da Província de Santa Catarina (atual cargo de Governador), nomeado por Carta Imperial, e exerceu funções de 25 de abril de 1864 a 24 de abril de 1865. Seu interino, Francisco José de Oliveira, assumiu o governo e transmitiu o cargo para outro Presidente nomeado.

Em seu relatório comentou sobre o início da Guerra do Paraguai (1864-1870), que entregou o governo catarinense contando a Província com 66 escolas de instrução primária pública (46 de sexo masculino e 20 do sexo feminino), com o total de 1.709 alunos, que a instrução particular ministrada em 12 escolas (7 para homens e 5 para mulheres), que aumentou o número de militares no comando das forças militares e que, conforme a legislação da época mandava, arregimentou Voluntários da Pátria. Sem registro de novas epidemias.

Tomou posse como Presidente da Província do Espírito Santo e governou de 28 de agosto de 1865 até 29 de setembro de 1867.

Retrato de Alexandre Rodrigues da Silva Chaves
Fonte: CORRÊA, 1983, p. 103.

Assinatura de Alexandre Rodrigues da Silva Chaves
Fonte: CORRÊA, 1983, p. 103.

• Executivo/Estadual

Governador(a)

Partido Liberal
    Presidente da Província de Santa Catarina

CHAVES, Alexandre Rodrigues da Silva. Relatório do presidente da província de Santa Catarina o doutor Alexandre Rodrigues da Silva Chaves apresentado à Assembleia Legislativa Provincial na 2ª sessão da 12ª legislatura em 1º de março de 1865. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzg0MjA=>. Acesso em: 15 ago. 2017.

CORRÊA, Carlos Humberto Pederneiras. Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982. Florianópolis: Editora da UFSC, 1983. 356 p.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Alexandre Rodrigues da Silva Chaves. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1072-Alexandre_Rodrigues_da_Silva_Chaves>. Acesso em: 25 de abril de 2024.