Ari de Melo Mosimann

Administrador e professor, natural de Blumenau/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Nome completo
Ari de Mello Mosimann
Adriano Mosimann e Lia de Melo Mosimann
04/06/1934
Blumenau/SC
Administrador e professor
Partido de Representação Popular (PRP)

Ari de Melo Mosimann

Nasceu em 4 de junho de 1934, em Blumenau/SC. Filho de Lia de Melo Mosimann e de Adriano Mosimann. Seu pai foi Prefeito de Tubarão/SC, nomeado em 1946.

Seu irmão, Hélio Mosimann, foi jurista, Desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, entre outros cargos ocupados.

Em Tubarão, Ari realizou os estudos primários. Em Florianópolis/SC, estudou na Escola Industrial de Santa Catarina, na Academia de Comércio de Santa Catarina e na Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG), onde se formou em Administração e foi professor, posteriormente.

Casou com Clara Pellegrinello e tiveram filhos.

Exerceu as seguintes funções: Diretor de Administração da Secretaria de Estado da Segurança Pública; Chefe de Gabinete do Prefeito de Florianópolis; Secretário de Administração da Prefeitura de Florianópolis e Chefe da Assessoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Justiça.

Nas eleições de 1962, concorreu a Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, pelo Partido de Representação Popular (PRP), obteve 1.090 votos, ficou na posição de quinto Suplente e foi convocado para a Legislatura (1963-1967).

De 1972 a 1974, foi Coordenador de Estágios do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Presidiu o Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC), nos anos de 1988, 1997 e 1998.

Comenda

Mérito em Administração (2004), por sua gestão no CRA-SC.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Coordenadoria de Informações. Fichas Datilografadas/Digitalizadas das Legislaturas: de 1945 a 2018.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Diário da Assembleia: nº 5.322. 2004. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjEzNjU=>. Acesso em: 2 mar. 2018.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. Resenha Eleitoral - Eleições Catarinenses 1945-1998. 2001. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjI2OQ==>. Acesso em: 30 nov. 2017.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Ari de Melo Mosimann. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/115-Ari_de_Melo_Mosimann>. Acesso em: 28 de março de 2024.