Antônio de Oliveira Bastos
Antônio de Oliveira Bastos

Militar, natural de Portugal. O último Comandante da Ilha de Santa Catarina, no século XVIII.

Informações Gerais

Ano nascimento
1690
Local de nascimento
Portugal/PT
Formação
Militar
Profissão
Militar

Antônio de Oliveira Bastos

Nasceu por volta do ano de 1690, em Portugal, época em que vigorava o Tratado de Tordesilhas (separava a América do Sul em domínios espanhóis e portugueses).

Era Capitão de Infantaria da Praça de Santos/SP, designado pela Corte Portuguesa seguiu para Santa Catarina para povoar a ilha catarinense (1732), com umas cinco famílias portuguesas e um destacamento militar, o primeiro conhecido na ilha, segundo Várzea (1984).

Indicado pelo Rei de Portugal Dom João V, foi Comandante da Ilha de Santa Catarina, de 28 de maio de 1737 a 7 de março de 1739, o último a comandar a Ilha no período colonial (1711-1739). 

No Centro da Vila de Nossa Senhora do Desterro (hoje Florianópolis), atual Praça XV de Novembro, Antônio possuía cinco casas térreas geminadas que alugou para funcionar a Casa de Câmara e Cadeia, contribuindo para organizar o núcleo urbano nos moldes portugueses.

Mandatos

  • Executivo/Estadual

    Governador

    Comandante da Ilha de Santa Catarina
Referências

Descripção da Provincia de Santa Catarina: Desterro 1824. O Conciliador Catharinense: Jornal Official, Noticioso e Literário. Desterro, 5 set. 1849. n. 37, p.2, Disponível em: <https://bit.ly/2VzBQOC>. Acesso em: 4 dez. 2017.

PEDRALLI, Rosângela; DIAS, Sabatha Catoia. Caracterização sócio-histórica de seis comunidades de Florianópolis/SC: uma análise a partir da Amostra Floripa. 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2UKPz7T>. Acesso em: 4 dez. 2017.

Prefeitura Municipal de Florianópolis. Projeto de Restauro Antiga Casa de Câmara e Cadeia - Museu de História da Cidade. Disponível em: <https://bit.ly/2YZZEx1>. Acesso em: 4 dez. 2017.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Antônio de Oliveira Bastos. 2019. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1301-Antonio_de_Oliveira_Bastos>. Acesso em: 18 de abril de 2019.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2019)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2019)

Memória Política de Santa Catarina