Carlos Moisés
Carlos Moisés

Militar, natural de Florianópolis/SC. Governador do Estado de Santa Catarina, século XXI. Comandante de unidade do Corpo de Bombeiros por 18 anos.

Informações Gerais

Nome completo
Carlos Moisés da Silva
Filiação
Domingos da Silva e Irene da Silva
Nascimento
17/08/1967
Local de nascimento
Florianópolis/SC
Formação
Direito
Profissão
Militar
Partido
Partido Social Liberal (PSL) / Republicanos
Base Eleitoral
Sul

Carlos Moisés

Nasceu em 17 de agosto de 1967, em Florianópolis/SC. Filho de Domingos da Silva e de Irene da Silva. Casou com Kesia Martins da Silva, com quem teve as filhas Sarah e Raissa.

Possui Bacharelado e Mestrado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, onde lecionou Direito Administrativo e Direito Constitucional. É licenciado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Iniciou na carreira como Bombeiro, formou-se pela Polícia Militar no ano de 1987 (época em que os bombeiros e policiais militares integravam a mesma corporação), e tornou-se Oficial em 1990.

Transferiu-se para Tubarão/SC, onde foi Comandante da Unidade do Corpo de Bombeiros por 18 anos. Foi ainda Corregedor-Adjunto da Corporação de Bombeiros, Coordenador Regional de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e Assessor Técnico da Diretoria de Planejamento da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania. 

Em 2016, foi promovido a Coronel e passou para a reserva do Corpo de Bombeiros. 

No ano de 2018, filiou-se ao Partido Social Liberal (PSL), disputou eleições ao cargo de Governador do Estado de Santa Catarina, fez campanha como “Comandante Moisés”, e foi eleito em segundo turno com 2.644.179 votos. Tomou posse em 1º de janeiro de 2019, para mandato até 2023, sendo sua Vice-Governadora Daniela Reinehr (PSL) - a primeira mulher a ser eleita para tal posto do Executivo Estadual. 

Há 86 anos que um militar não assumia o governo catarinense, o último foi o Major Ruy Zobaran, não eleito, mas nomeado pelo Governo Federal como Interventor.

Durante as férias de Moisés (de 6 a 20 de janeiro de 2020), assumiu interinamente o Governo do Estado Daniela Reinehr- a primeira mulher a ocupar o cargo no Executivo catarinense.

Em 23 de outubro de 2020, iniciou sessão do Tribunal Especial (formado por 5 deputados e 5 desembargadores), reunido no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado, para julgar pedido de impeachment contra o Governador, Carlos Moisés, e a Vice-Governadora de Santa Catarina, Daniela, no caso de equiparação salarial entre procuradores do Estado e da Alesc. No início do dia 24, o Tribunal decidiu pelo acolhimento da denúncia contra o Governador (6 votos a favor do recebimento e 4 contra) e pelo arquivamento da denúncia contra a Vice-Governadora (houve empate e o Presidente do Tribunal Especial, Ricardo Roesler, também Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, exerceu seu voto de minerva).

Com esta decisão, Carlos Moisés foi afastado no dia 26 seguinte, por até 180 dias - período em que poderia tratar de sua defesa e o Tribunal Especial trataria do processo de julgamento do denunciado.

No mesmo dia, na Casa da Agronômica, a Vice, Daniela Reinehr, assinou o Termo de Posse como Governadora interina do Estado e exerceu a função durante o afastamento do Governador - foi a segunda vez que assumiu provisoriamente o Executivo.

Em 27/11/2020, o Tribunal Especial de Julgamento absolveu o Governador Carlos Moisés da denúncia de crime de responsabilidade na concessão de equiparação salarial aos procuradores do Estado em relação aos procuradores da Assembleia Legislativa catarinense, foram 6 votos contrários ao afastamento do Governador, 3 integrantes favoráveis e 1 abstenção. Dessa forma, o processo foi arquivado, Daniela deixou a interinidade no comando do Executivo e Carlos Moisés reassumiu as funções de Governador.

Por decisão do Tribunal Especial de Julgamento, avaliando um segundo pedido de impeachment, de denúncias de crime de responsabilidade na compra dos 200 respiradores, Carlos Moisés foi afastado por até 120 dias, com 6 votos pronunciados pelo acolhimento da denúncia, no dia 26/03/2021. Com isto, Daniela Reinehr reassumiu como Governadora interina, a partir de 30/03/2021.

Em 7 de maio do mesmo ano, o Tribunal Especial de Julgamento, por 6 votos a 4, absolveu Moisés e ele retornou ao cargo de Governador do Estado.

No início de 2022, com o fim do partido PSL, que se juntou ao DEM para fundar o União Brasil, o Governador mudou de partido, a partir de março do ano que concorrerá à reeleição, passou para a sigla Republicanos. A sigla nasceu como Partido Municipalista Renovador (PMR), por sugestão do vice-presidente da República José Alencar, mudou para Partido Republicano Brasileiro (PRB). Em 2019, o partido passou a se chamar Republicanos.

O governador candidatou-se nas eleições de 2022 pleiteando a reeleição para o próximo mandato, entretanto não conseguiu se reeleger, ficando em terceiro lugar na votação para o primeiro turno. 

Imagens

Foto: Agência AL

Foto: Maurício Vieira/SECOM

Mandatos

Referências

CONTEÚDO ABERTO. IN: WIKIPÉDIA: A ENCICLOPÉDIA LIVRE. Carlos Moisés. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODcyMzg=>. Acesso em: 22 mai. 2019.

FACEBOOK. Página: Carlos Moisés. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODcyNjQ=>. Acesso em: 22 mai. 2019.

GAZETA DO POVO. Candidatos: Comandante Moisés 17. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODcyNzc=>. Acesso em: 22 mai. 2019.

PEREIRA, Victor. Carlos Moisés será o primeiro militar a governar SC em 86 anos. Diário Catarinense. Florianópolis, 30 out. 2018. p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODczMTA=>. Acesso em: 22 mai. 2019.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Assembleia autoriza julgamento de Carlos Moisés no caso do reajuste dos procuradores. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTc4MjY=>. Acesso em: 21 set. 2020.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Carlos Móises da Silva é eleito governador do Estado de Santa Catarina. 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODcyNTE=>. Acesso em: 22 mai. 2019.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Confira como foram as manifestações dos integrantes do tribunal especial. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTg5ODU=>. Acesso em: 27 nov. 2020.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Confira como foram os votos dos membros do tribunal do impeachment. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTg0NDU=>. Acesso em: 24 out. 2020.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Tribunal Misto do Impeachment é definido; instalação será na sexta (25). 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTgwNDA=>. Acesso em: 24 set. 2020.

SILVA, Ânderson. Carlos Moisés da Silva: o perfil do novo governador de Santa Catarina. 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODcyOTA=>. Acesso em: 22 mai. 2019.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Carlos Moisés. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1308-Carlos_Moises>. Acesso em: 19 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina