Francisco de Souza e Menezes
Francisco de Souza e Menezes

Militar, natural de Coimbra/Portugal. Governador da Capitania de Santa Catarina, no século XVIII.

Informações Gerais

Filiação
Gonçalo de Sousa de Menezes e de D. Luíza Theodósia de Castro
Local de nascimento
Coimbra/Portugal
Local de falecimento
Rio de Janeiro/RJ
Formação
Militar
Profissão
Militar

Francisco de Souza e Menezes

Nasceu em São Martinho de São Réu, localidade de Coimbra, Portugal. Filho de Gonçalo de Sousa de Menezes e de D. Luíza Theodósia de Castro. Casou com Caetana Tereza Inácia de Azevedo.

Foi militar e obteve as patentes de: Cadete (1741); Tenente (1754); Capitão de Cavalaria Ligeira (1762); e chegou a Coronel de Infantaria. 

Nomeado pela Coroa Portuguesa, foi Governador da Capitania de Santa Catarina, de 12 de julho de 1765 a 5 de setembro de 1775.  Substituiu Francisco Antônio Cardoso Menezes e Souza e entregou o cargo para Pedro Antônio da Gama Freitas.

No seu governo, iniciou na Vila de Nossa Senhora do Desterro (hoje Florianópolis) a construção de dois fortes: São Caetano da Ponta Grossa (1765), localizado entre as atuais praias de Jurerê e Canasvieiras, e São Luís da Praia de Fora (1771) - para proteger a Ilha das invasões espanholas.

Criou o Regimento de Infantaria da Ilha, começou a abertura de estrada entre a Vila de Laguna e a Colônia do Sacramento (1771) e iniciou a construção da Casa da Câmara e Cadeia em Desterro, no mesmo ano.

Faleceu no Rio de Janeiro/RJ.

Assinatura de Francisco de Souza e Menezes
Fonte: CORRÊA, 1983, p. 203.

Mandatos

Referências

CORRÊA, Carlos Humberto Pederneiras. Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982. Florianópolis: Editora da UFSC, 1983. 356 p.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Francisco de Souza e Menezes. 2019. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1334-Francisco_de_Souza_e_Menezes>. Acesso em: 22 de agosto de 2019.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2019)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2019)

Memória Política de Santa Catarina