Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro
Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro

Padre, natural de Paranaguá/PR, Presidente da República Juliana em Santa Catarina, século XIX.

Informações Gerais

Filiação
Antônio dos Santos Pinheiro e Ana Gonçalves Cordeiro
Ano nascimento
1782
Local de nascimento
Paranaguá/PR
Falecimento
04/01/1860
Local de falecimento
São José/SC
Formação
Eclesiástica
Profissão
Padre

Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro

Nasceu em janeiro de 1782, na Vila de Paranaguá/PR. Filho de Antônio dos Santos Pinheiro e de Ana Gonçalves Cordeiro. 

Foi Vigário Coadjutor em São José da Terra Firme (atual São José/SC), entre os anos de 1811 e 1820.

Em 1826, mudou-se para a Enseada do Brito, situada no atual município de Palhoça/SC, onde atuou como Vigário Encomendado.

Com seus ideais, a República Rio-Grandense conquistou apoiadores em Santa Catarina e levou a Revolução Farroupilha para Laguna/SC, em 24 de julho de 1839, em uma batalha conhecida como “A Tomada de Laguna”. Os comandantes dos revoltosos eram Giuseppe Garibaldi e David Canabarro. Com ajuda do próprio povo da cidade, Garibaldi, com John Griggs (mercenário marinheiro norte-americano) no sub-comando, conduziram o Seival (uma fragata/navio/"lanchão”) e atacaram por mar e, Canabarro, por terra.

Em 29 de julho de 1839, Garibaldi e Canabarro proclamaram a independência de Santa Catarina, criando o Estado Catharinense Livre e Independente, conhecida como República Juliana (nome referência ao mês que ocorreu), sendo Laguna/SC sua Capital.

Em 7 de agosto do mesmo ano foi convocado um colégio eleitoral e realizadas as eleições que tornaram Presidente da República, Joaquim Xavier Neves (Tenente-Coronel da Guarda Nacional de São José), mas ele não assumiu o cargo, impedido de chegar à Laguna/SC, em razão do bloqueio das forças imperiais. Quem tomou posse foi o Vice, Padre Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro, tio de Xavier Neves. Convocado, mudou-se para Laguna. A República Juliana durou pouco, encerrando-se em 15 de novembro de 1839.

Terminada a República Juliana, Padre Vicente foi processado e imputado. Contudo, com o retorno dos farrapos para o Rio Grande do Sul, ele não foi condenado.

Em 1841, voltou a ser pároco da Enseada de Brito. Seu retorno foi polêmico, pois alguns fiéis não queriam que voltasse. Com o passar do tempo, teve grande aceitação da população e lá exerceu a função até o fim de sua vida.

Faleceu no dia 4 de janeiro de 1860, na Enseada de Brito, em São José/SC.

Homenagem

Escola de Educação Básica Padre Vicente Ferreira Cordeiro, Pinheira, Palhoça/SC.

Imagens

Bandeira da República Juliana
Fonte: MENEZES, Roberto Rodrigues de.
 
Foto - Igreja Nossa Senhora do Rosário - Enseada do Brito
Foto: Maurino André.
 
Foto - Praça República Juliana em Laguna
Fonte: Minube.

Mandatos

  • Executivo/Estadual

    Governador(a)

    Presidente da República Juliana
Referências

BACELAR, Jonildo. A República Juliana na Guerra dos Farrapos - 1839. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODkzMDI=>. Acesso em: 9 jun. 2019.

COSTA, Gustavo Marangoni. Entre contrabando e ambigüidades: Outros aspectos da Republica Juliana - Laguna/SC - 1836 - 1845. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTUwMjM=>. Acesso em: 22 jun. 2018.

GUIA MAIS. E.B. Pé Vicente Ferreira Cordeiro. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODkzMTU=>. Acesso em: 9 jun. 2019.

MENEZES, Roberto Rodrigues de. Ao correr do teclado. 2010. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODkyODk=>. Acesso em: 9 jun. 2019.

MINUBE. Praça República Juliana. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODkzMjg=>. Acesso em: 9 jun. 2019.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. 2ª Legislatura. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODkyNzY=>. Acesso em: 6 jun. 2019.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1346-Vicente_Ferreira_dos_Santos_Cordeiro>. Acesso em: 25 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina