João Martins
João Martins

Advogado e juiz, natural de Florianópolis/SC, Presidente do Tribunal de Justiça e Governador interino de Santa Catarina, século XX.

Informações Gerais

Filiação
João dos Passos Martins e Rosalina Borja Martins
Nascimento
29/08/1933
Local de nascimento
Florianópolis
Falecimento
22/01/2020
Local de falecimento
Florianópolis/SC
Formação
Direito
Profissão
Advogado

João Martins

Nasceu em 29 de agosto de 1933, em Florianópolis/SC, Capital do Estado. Filho de João dos Passos Martins e de Rosalina Borja Martins. Casou com Mercedes Bertoli Martins e tiveram quatro filhos: Jeferson Ricardo; João dos Passos Neto; Jordan Fabrício e Alexandre Jonatan.

Na terra natal, fez quase toda formação, uma parte do curso secundário realizou no Rio de Janeiro/RJ, enquanto servia o Exército. Prestou vestibular e foi aprovado para o curso de Economia, porém, optou por não cursar. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Florianópolis, em 1959.

Depois de formado, instalou um escritório de advocacia na Capital catarinense e trabalhou na Delegacia Regional de Polícia. No ano de 1964, após aprovação em concurso, ingressou na carreira de magistrado. Desempenhou a atividade em diversos municípios: Lages; Curitibanos; Trombudo Central; Braço do Norte; Xanxerê, Brusque e Florianópolis. 

Nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), ocupou funções de Vice-Presidente, Corregedor-Geral e Presidente, esta última, entre 1998 e 2000. 

No período em que presidiu o Tribunal, assumiu por duas vezes interinamente o cargo de Governador de Santa Catarina: de 22 de junho a 1º de julho e entre os dias 30 e 31 de julho de 1998, na ausência do titular, Paulo Afonso.

Presidiu a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), de 1983 a 1987, no seu mandato foi criada a Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC).

Faleceu no dia 22 de janeiro de 2020, em Florianópolis. 

Mandatos

Referências

SANTA CATARINA. Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Galeria de Corregedores-Gerais da Justiça desde 1940. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTI1MDg=>. Acesso em: 22 ago. 2019.

SEVERINO, Fabrício. Desembargador aposentado João Martins: o legado de um magistrado essencialmente justo. 2009. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTI0OTU=>. Acesso em: 22 ago. 2019.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia João Martins. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1372-Joao_Martins>. Acesso em: 25 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina