Francisco José Rodrigues de Oliveira Filho
Francisco José Rodrigues de Oliveira Filho

Magistrado, natural de Niterói/RJ. Governador interino de Santa Catarina, século XXI. Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Informações Gerais

Local de nascimento
Niterói/RJ
Formação
Direito
Profissão
Magistrado e professor

Francisco José Rodrigues de Oliveira Filho

Bacharelou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e concluiu Mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ingressou na magistratura em 1968, como Juiz Substituto na comarca de Blumenau-SC.

Em 1989, foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), presidiu o Tribunal, entre 2008 e 2009.

Assumiu interinamente o cargo de Governador de Santa Catarina, de 30 de junho a 8 de julho de 2008, durante um período de férias do titular, Luiz Henrique da Silveira, e enquanto o Vice-Governador, Leonel Pavan, esteve em missão oficial ao exterior.

Exerceu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), no biênio 1996-1997. 

Lecionou Direito Processual Civil na UFSC e na Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC). Também deu aulas em cursos de Pós-Graduação na área do Direito e na Academia Judicial (AJ).

Atualmente está aposentado.

Homenagem

Cidadão Honorário de Canoinhas/SC, 2012.

Imagem

Foto - Dr. Francisco José Rodrigues de Oliveira Filho recebendo título de Cidadão Honorário de Canoinhas, 2012
Foto: Assessoria de Imprensa - Câmara de Vereadores de Canoinhas.

Mandatos

Referências

Câmara Municipal de Canoinhas. Câmara homenageia ex-desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de SC. 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTMyMzc=>. Acesso em: 3 set. 2019.

SANTA CATARINA. Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Galeria de Presidentes. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTMyNTA=>. Acesso em: 3 set. 2019.

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ. O governador em exercício de Santa Catarina, desembargador Francisco de Oliveira Filho, é professor de um dos cursos de pós-graduação ministrados pela Unochapecó. 2008. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTMyNjM=>. Acesso em: 3 set. 2019.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Francisco José Rodrigues de Oliveira Filho. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1377-Francisco_Jose_Rodrigues_de_Oliveira_Filho>. Acesso em: 28 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina