Holdemar Menezes
Holdemar Menezes

Médico, escritor e professor, natural de Aracati/CE. Vereador em São Francisco do Sul/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Informações Gerais

Nome completo
Holdemar Oliveira de Menezes
Filiação
Ezequiel Silva de Menezes e Otília Oliveira Menezes
Nascimento
13/12/1921
Local de nascimento
Aracati/CE
Falecimento
19/08/1996
Local de falecimento
Florianópolis/SC
Formação
Medicina
Profissão
Médico, escritor e professor
Partido
Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)

Holdemar Menezes

Nasceu em 13 de dezembro de 1921, em Aracati/CE. Filho de Ezequiel Silva de Menezes e de Otília Oliveira Menezes. Casou com Hilda Cardoso de Menezes, com quem teve: Robson, Marilda e Holdemar Júnior.

Na terra natal fez o ensino primário, o curso ginasial concluiu no Ginásio Castelo Branco, em Fortaleza/CE. Formou-se em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1949. Durante a graduação participou do movimento político estudantil e foi membro da União Metropolitana de Estudantes e da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Após a conclusão de sua residência médica no Hospital da Gamboa, no Rio de Janeiro/RJ, transferiu-se para São Francisco do Sul/SC, onde iniciou a carreira profissional, foi Cirurgião-Diretor do Hospital de Nossa Senhora de Nazaré e Diretor do Hospital da Caridade. Em Araquari/SC, foi Chefe do posto de saúde local.

Na área da saúde, ocupou os seguintes cargos: Delegado Estadual do Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU); Chefe da Divisão Médica do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas (IAPETC); e Diretor da Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis/SC.

Lecionou Biologia Educacional na Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina (UDESC), e Medicina Legal na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Exerceu a Vereança na Câmara Municipal de São Francisco do Sul.

Pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), concorreu à vaga de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com 2.705 votos, ficou Suplente e foi convocado para a Legislatura (1963-1967).

Atuou no jornalismo, colaborou com o jornal O Estado e a revista A Verdade. Escreveu crônicas e diversos livros. Foi membro da Academia Catarinense de Letras, ocupante da cadeira número 12.

Faleceu em 19 de agosto de 1996, em Florianópolis/SC.

Principais obras

  • A Coleira de Peggy;
  • O Barco Naufragado;
  • A Sonda Uretral;
  • A Maçã Triangular;
  • A Vida Vivida;
  • Os Residentes.

Homenagens e Prêmios

  • Título de Cidadão Catarinense (1992).
  • Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa (2013).
  • Prêmio Jabuti, categoria contos/crônicas/novelas (1972), com “A Coleira de Peggy”.
  • Recebeu da Assembleia Legislativa catarinense, em 1999, in memoriam, homenagem pela legislatura exercida.

Mandatos

Referências

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

CONTEÚDO ABERTO. IN: WIKIPÉDIA: A ENCICLOPÉDIA LIVRE. 14º Prêmio Jabuti. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjQ0NTc=>. Acesso em: 14 jan. 2019.

DE OLHO NA ILHA. Fundação Catarinense de Cultura divulga os agraciados com a Medalha Cruz e Sousa. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjQ0NzA=>. Acesso em: 14 jan. 2019.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 584 p.

PORTAL DA HISTÓRIA DO CEARÁ. Holdemar Oliveira de MENEZES. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjQ0ODM=>. Acesso em: 14 jan. 2019.

PROF. RICARDO MEES. Literatura Catarinense - Holdemar Menezes. 2010. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjQ0OTY=>. Acesso em: 14 jan. 2019.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Diário da Assembleia: n° 4.683. 1999. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzE3MQ==>. Acesso em: 15 mai. 2018.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Diário da Assembleia: n° 6.902. 2015. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzc1OTU=>. Acesso em: 31 ago. 2017.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. Resenha Eleitoral - Eleições Catarinenses 1945-1998. 2001. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjI2OQ==>. Acesso em: 30 nov. 2017.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Holdemar Menezes. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/386-Holdemar_Menezes>. Acesso em: 24 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina