José Maria Antunes Ramos

Fazendeiro e Agropecuarista, natural de Lages/SC, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

José Antunes Lima e Maria Gertrudes de Moura Ramos Lima
05/05/1864
Lages/SC
03/08/1927
Rio do Sul/SC
Fazendeiro e Agropecuarista
Partido Conservador

José Maria Antunes Ramos

Nasceu em 5 de maio de 1864, em Lages/SC, quando ainda era vila. Filho de José Antunes Lima e de Maria Gertrudes de Moura Ramos Lima.

Os estudos iniciais realizou na terra natal. A continuidade da formação ocorreu em São Leopoldo/RS, no Colégio Nossa Senhora da Conceição. A partir de 1883, passou a se dedicar à agropecuária, na Fazenda do Pavão, em Lages, onde a família possuía extensa área de terra. Mais tarde, José e Manoel Ribeiro (também fazendeiro), fundaram a colônia que posteriormente seria elevada a município: Anita Garibaldi.

Nas eleições de 1885, pelo Partido Conservador, elegeu-se Deputado à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, com 93 votos, tomou posse para a 26ª Legislatura (1886-1887) e foi escolhido Suplente de Secretário da Mesa Diretora.

Faleceu em 3 de agosto de 1927, em Rio do Sul/SC, após acidente automobilístico.

Rua José Maria Antunes Ramos, Bairro Universitário, Lages/SC.

ACHE CEP. Jose Maria Antunes Ramos. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjg4Mzk=>. Acesso em: 17 out. 2017.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia José Maria Antunes Ramos. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/563-Jose_Maria_Antunes_Ramos>. Acesso em: 19 de abril de 2024.