Legislativo / Deputado Provincial / Legislaturas

Visualização

26ª Legislatura

1886 - 1887

A 26ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina teve início em 21 de julho de 1886 e 12 de outubro de 1887. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos Deputados Provinciais: Alexandre Ernesto de Oliveira; Antônio João Vieira Júnior; Antônio Pereira da Silva e Oliveira; Cristóvão Nunes Pires; Domingos José da Costa Barbosa; Fernando Hackradt Júnior; Francisco de Paula Sena Pereira; Francisco Gonçalves da Silva Barreiros; Francisco Tolentino Vieira de Souza; Germano Augusto Lepper; Germano Wendhausen; Guilherme Asseburg; João Custódio Dias Formiga; João do Prado Faria; João José Pinheiro; João Pereira Vidal; Jorge Ricardo da Silva; José Inácio de Oliveira Tavares; José Maria Antunes Ramos; Manoel Ferreira da Silva Farrapo.

Foram Suplentes: Joaquim Maximiano dos Santos; Luís Gomes Caldeira de Andrade; Manoel Gaspar da Cunha; Manuel José de Oliveira; Matias Joaquim da Gama e Silva; Tomás Antônio de Oliveira; Vidal José de Oliveira Ramos Júnior.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1886, foi composta por:

Fernando Hackradt Júnior - Presidente.
Antônio Pereira da Silva e Oliveira - Vice-Presidente.
João do Prado Faria - 1º Secretário.
Vidal José de Oliveira Ramos Júnior - 2º Secretário.
Antônio João Vieira Júnior - Suplente.
José Maria Antunes Ramos - Suplente.

1ª Mesa Diretora da Assembleia, de 1887, foi composta por:

Fernando Hackradt Júnior - Presidente
Antônio Pereira da Silva e Oliveira - Vice-Presidente.
João do Prado Faria - 1º Secretário.
Guilherme Asseburg - 2º Secretário.
João Custódio Dias Formiga - Suplente.
Antônio João Vieira Júnior - Suplente.

2ª Mesa Diretora da Assembleia, de 1887, foi composta por:

Antônio Pereira da Silva e Oliveira - Presidente.
Guilherme Asseburg - Vice-Presidente.
João do Prado Faria - 1º Secretário.
João Custódio Dias Formiga - 2º Secretário.
João Pereira Vidal - Suplente.

 

REFERÊNCIAS:

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

CABRAL, Oswaldo Rodrigues. A História da Política em Santa Catarina durante o Império. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004.

FOLHA DE SÃO PAULO. Historia do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

Biografias

Alexandre Ernesto de Oliveira

Alexandre Ernesto de Oliveira

Advogado, promotor público e militar, natural de São Francisco do Sul/SC. Seis vezes Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, três na época provincial (século XIX) e três na época republicana (início do século XX).

Antônio João Vieira Júnior

Antônio João Vieira Júnior

Militar, natural de São Francisco/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina e Vereador em Araquari/SC, no século XIX.

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Contador, fazendeiro comerciante e militar, natural de Lapa/SP. Em Santa Catarina foi Deputado na Assembleia Legislativa, na época Provincial e na Republicana, Deputado Constituinte de 1891 e Governador, além de Deputado Federal e Senador, final do século XIX e início do século XX.

Fernando Hackradt Júnior

Fernando Hackradt Júnior

Comerciante, natural de Biguaçu/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina e Deputado Geral representando os catarinenses na Assembleia do Império, no século XIX.

Francisco Barreiros

Francisco Barreiros

Jornalista, comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Deputado Constituinte de 1891 e no Congresso Representativo de Santa Catarina, no do século XIX

Francisco Tolentino

Francisco Tolentino

Militar, jornalista e advogado provisionado, natural de São José/SC. Seis vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado Constituinte de 1891, na Assembleia de Santa Catarina, além de Deputado Federal, representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Germano Augusto Lepper

Germano Augusto Lepper

Militar e comerciante, natural da Alemanha. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e na Assembleia Estadual de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

João Custódio Dias Formiga

João Custódio Dias Formiga

Funcionário alfandegário e militar, natural de Desterro/SC. Duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

João do Prado Faria

João do Prado Faria

Militar, Promotor Público e Juiz Municipal. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por duas vezes, no século XIX.

João José Pinheiro

João José Pinheiro

Militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por oito vezes, no século XIX.

João Pereira Vidal

João Pereira Vidal

Militar, funcionário público e comerciante, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Joaquim Maximiano dos Santos <small>(Suplente)</small>

Joaquim Maximiano dos Santos (Suplente)

Militar e comerciante catarinense. Vereador em São José/SC e duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Jorge Ricardo da Silva

Jorge Ricardo da Silva

Fazendeiro e delegado de polícia, natural de Campos Novos/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

José Inácio de Oliveira Tavares

José Inácio de Oliveira Tavares

Militar e escrivão, em Laguna/SC. Duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

José Maria Antunes Ramos

José Maria Antunes Ramos

Fazendeiro e Agropecuarista, natural de Lages/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Manoel Ferreira da Silva Farrapo

Manoel Ferreira da Silva Farrapo

Militar e fazendeiro, natural de Campos Novos/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Manoel Gaspar da Cunha <small>(Suplente)</small>

Manoel Gaspar da Cunha (Suplente)

Comerciante e militar, atuante em São José/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Manuel José de Oliveira (Pendica) <small>(Suplente)</small>

Manuel José de Oliveira (Pendica) (Suplente)

Comerciante e militar, natural de São Francisco do Sul/SC. Vereador em Desterro/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por doze vezes, no século XIX.

Matias Joaquim da Gama e Silva <small>(Suplente)</small>

Matias Joaquim da Gama e Silva (Suplente)

Professor, Advogado e Desembargador, natural de Areia/PE. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Tomás Antônio de Oliveira <small>(Suplente)</small>

Tomás Antônio de Oliveira (Suplente)

Comerciante, advogado provisionado e promotor público, natural de Nova Friburgo/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Vidal Ramos <small>(Suplente)</small>

Vidal Ramos (Suplente)

Fazendeiro, natural de Lages/SC. Prefeito na cidade natal, Deputado Constituinte de 1891, Deputado Provincial e Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Governador do mesmo Estado, Deputado Federal e Senador, representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Guilherme Asseburg

Guilherme Asseburg

Empresário, militar e representante consular, natural de Helmystedet/Alemanha. Vereador em Itajaí/SC. Três vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Memória Política de Santa Catarina