Legislativo / Deputado Provincial / Legislaturas

Visualização

27ª Legislatura

1888 - 1889

A 27ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, prevista para iniciar em 1º de março de 1888, iniciou somente em 1º de setembro de 1888, com a sessão de instalação. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos 24 Deputados Provinciais: Abdon Batista; Afonso Cavalcanti do Livramento; Antônio Gonçalves da Silva Barreiros; Antônio Pereira da Silva e Oliveira; Bernardo Antônio Nunes Barreto; Carlos Lange; Duarte Paranhos Schutel; Eliseu Guilherme da Silva; Francisco da Silva Ramos Júnior; Francisco Barreiros; Francisco Luís de Medeiros; Francisco Tolentino; Frederico Bruestlein; Genuino Firmino Vidal Capistrano; Germano Wendhausen; Guilherme Asseburg; Honorato de Oliveira Ramos; João Alcino Faria; João Custódio Dias Formiga; João Luís Ferreira de Melo; Jorge Ricardo da Silva; José Joaquim Córdova Passos; Leopoldo Hoeschl; Virgílio José Vilela.

Depurados: Domingos José da Costa Barbosa, Tomás Antônio de Oliveira, Vidal Antônio de Oliveira e Vidal José de Oliveira Ramos Júnior.

Suplentes: Francisco Gery Kamienski e Ovídio José da Rosa.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1888, foi composta por:

Abdon Batista - Presidente.

Duarte Paranhos Schutel - Vice-Presidente.

João Alcino Faria - 1º Secretário.

José Joaquim Córdova Passos - 2º Secretário.

Germano Wendhausen - Suplente.

Francisco da Silva Ramos Júnior - Suplente.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1889, foi composta por:

Abdon Batista - Presidente.

Duarte Paranhos Schutel - Vice-Presidente.

João Alcino Faria - 1º Secretário.

Antônio Gonçalves da Silva Barreiros - 2º Secretário.

Germano Wendhausen - Suplente.

Francisco da Silva Ramos Júnior - Suplente.

Essa Legislatura - a última do Império - foi composta, predominantemente, por militares e comerciantes. Atuaram no mandato os irmãos Barreiros (Antônio e Francisco).

Ao final do texto, acesse as biografias.

ACONTECIMENTOS

Brasil

De 23 de julho de 1840 a 1889 - Dom Pedro II assumiu o trono e governou o país. Período denominado Segundo Reinado.

13/05/1888 - Princesa Isabel assinou lei de libertação dos escravos, abolindo a escravidão no Brasil, conhecida como Lei Áurea.

15/11/1889 - Proclamação da República no Brasil, ocorrida na atual Praça da República, na cidade do Rio de Janeiro - que era a capital do Império brasileiro. [Leia os conteúdos de NEVES e VELASCO, citados nas referências]

Santa Catarina

A Província foi governada por Presidentes nomeados (por Carta Imperial):

  •  Francisco José da Rocha - de 20/09/1885 a 20/05/1888;
  • Augusto Fausto de Sousa - de 20/05/1888 a 13/02/1889. Foram seus interinos: Abdon Batista, Joaquim Elói de Medeiros e José Ferreira de Melo.

Mundo

14/10/1888 - O filme Roundhay Garden Scene, filmado pelo francês Louis Le Prince, curta-metragem de 2 segundos de duração, foi reconhecido como o primeiro filme da História.

04/03/1889 - Benjamin Harrison tomou posse como Presidente dos EUA.

31/03/1889 - Inauguração da Torre Eiffel, em Paris.

REFERÊNCIAS

A Regeneração. Noticiario - Assembléa Provincial. Desterro, 01 set. 1888. pp. 1-2. Disponível em: https://bit.ly/2kLRwRz Acesso em: 10 mai 2018.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

CABRAL, Oswaldo Rodrigues. A História da Política em Santa Catarina durante o Império. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004. 496 p.

CORRÊA, Carlos Humberto Pederneiras. Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982. Florianópolis: Editora da UFSC, 1983. 356 p.

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p.

NEVES, Daniel. Brasil República. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTgxMTg=>. Acesso em: 2 out. 2020.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 800 p.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP. Base Temporal: Século XIX. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY4Mzc=>. Acesso em: 16 fev. 2020.

VELASCO, Valquiria. Proclamação da República. 2014. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODI3NDA=>. Acesso em: 5 set. 2017.

Biografias

Abdon Batista

Abdon Batista

Médico e empresário, natural de Salvador/BA, Vereador em São Francisco do Sul/SC, Prefeito de Joinville/SC, Deputado Provincial e Estadual na Casa Legislativa, Governador Interino de Santa Catarina e Senador da República representando os catarinenses, século XIX e início do XX.

Afonso Cavalcanti do Livramento

Afonso Cavalcanti do Livramento

Comerciante, jornalista e militar, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1895 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Antônio Gonçalves da Silva Barreiros

Antônio Gonçalves da Silva Barreiros

Comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Contador, fazendeiro comerciante e militar, natural de Vila Nova do Príncipe/SP. Governador de Santa Catarina, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, Deputado na Casa Legislativa, época Provincial e Republicana e Deputado Constituinte, final do século XIX e início do século XX.

Bernardo Antônio Nunes Barreto

Bernardo Antônio Nunes Barreto

Comerciante e militar, atuante em Laguna e Imaruí/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Carlos Lange

Carlos Lange

Comerciante, natural de Holstein/Alemanha. Detentor de vários cargos públicos na Colônia D. Francisca, Joinville/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Duarte Paranhos Schutel

Duarte Paranhos Schutel

Médico, jornalista, escritor e poeta, natural de Desterro/SC. Vereador na terra natal, seis vezes Deputado Estadual no no Parlamento Catarinense. Deputado Geral do Império representando os catarinenses e Vice-Presidente da Província de Santa Catarina, século XIX.

Eliseu Guilherme da Silva

Eliseu Guilherme da Silva

Farmacêutico e militar, natural de São José/SC. Interventor da Província catarinense (interino e efetivo), Deputado Federal, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX e início do século XX.

Francisco da Silva Ramos Júnior

Francisco da Silva Ramos Júnior

Militar e comerciante, natural de São José/SC. Vereador na terra natal, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina e Prefeito de Desterro/SC, século XIX.

Francisco Gery Kamienski <small>(Suplente)</small>

Francisco Gery Kamienski (Suplente)

Empresário, natural da Polônia. Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, século XIX.

Francisco Barreiros

Francisco Barreiros

Jornalista, comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1982, atuante na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX.

Francisco Luís de Medeiros

Francisco Luís de Medeiros

Militar atuante em São José/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Francisco Tolentino

Francisco Tolentino

Militar, jornalista e advogado provisionado, natural de São José/SC. Deputado Constituinte de 1981, seis vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado Federal representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Frederico Bruestlein

Frederico Bruestlein

Engenheiro e industrial, natural da Alsácia. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX. Dono da primeira embarcação movida a motor que chegou em Joinville, idealizador e construtor da casa onde hoje é o Museu de Imigração e Colonização e da Alameda que leva seu sobrenome.

Genuino Firmino Vidal Capistrano

Genuino Firmino Vidal Capistrano

Advogado, professor, jornalista e desembargador, natural de Desterro/SC. Autor da proposta de mudança do nome de Desterro para Florianópolis. Três vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Germano Wendhausen

Germano Wendhausen

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Honorato de Oliveira Ramos

Honorato de Oliveira Ramos

Fazendeiro e militar, natural de Lages/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

João Alcino de Faria

João Alcino de Faria

Militar e Delegado de Polícia. Duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

João Custódio Dias Formiga

João Custódio Dias Formiga

Funcionário alfandegário e militar, natural de Desterro/SC. Duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

João Luís Ferreira de Melo

João Luís Ferreira de Melo

Militar e comerciante, natural de São José/SC, várias vezes Vereador na cidade natal, Deputado Provincial e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Jorge Ricardo da Silva

Jorge Ricardo da Silva

Fazendeiro e delegado de polícia, natural de Campos Novos/SC, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

José Joaquim de Córdova Passos

José Joaquim de Córdova Passos

Advogado, promotor, jornalista e militar, natural de Lages/SC, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, no Congresso Representativo e no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Leopoldo Hoeschl

Leopoldo Hoeschl

Comerciante, natural de Bielo/Áustria-Hungria, Vereador em Blumenau/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Ovídio José da Rosa <small>(Suplente)</small>

Ovídio José da Rosa (Suplente)

Militar, agente de correio e promotor público, natural de Laguna/SC, Deputado Provincial, Constituinte de 1895 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Virgílio José Vilela

Virgílio José Vilela

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Guilherme Asseburg

Guilherme Asseburg

Empresário, militar, representante consular, natural de Helmystedet/Alemanha, Vereador em Itajaí/SC e três vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Memória Política de Santa Catarina