Tomás Antônio de Oliveira

Comerciante, advogado provisionado e promotor público, natural de Nova Friburgo/RJ, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Tomás Antônio Pimentel de Oliveira e Silvina Cândida de Rezende de Oliveira
Nova Friburgo/RJ
Comerciante, advogado provisionado e promotor público

Tomás Antônio de Oliveira

Nasceu em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro/RJ. Filho de Tomás Antônio Pimentel de Oliveira e Silvina Cândida de Rezende de Oliveira.

Casou com Isabel Augusta de Oliveira e tiveram filhos.

Em Desterro/SC (hoje Florianópolis), foi advogado provisionado (não possuía formação em Direito, mas tinha autorização legal para exercer a função) e comerciante.

Em 1877, assumiu como Promotor Público da Comarca de São Miguel/SC.

No ano de 1885, foi candidato a Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina. Com 188 votos ficou suplente, foi convocado e tomou posse à 26ª Legislatura (1886-1887).

Nas eleições seguintes (de 1887), foi reeleito Deputado na mesma Assembleia, com 518 votos, mas foi depurado. Não foi expedido diploma de deputado e não tomou posse na 27a Legislatura, pois estava inelegível, já que possuía contra si processo crime. No mesmo periodo também foi declarada a falência comercial de Tomás.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Tomás Antônio de Oliveira. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/873-Tomas_Antonio_de_Oliveira>. Acesso em: 28 de março de 2024.