Legislativo / Deputado Provincial / Legislaturas

Visualização

25ª Legislatura

1884

A 25ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina iniciou  em 25 de março de 1884. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos Deputados Provinciais: Abdon Baptista; Alexandre Ernesto de Oliveira; Alexandre Marcelino Bayma; Antônio Pereira da Silva e Oliveira; Augusto Frederico de Sousa Pinto; Boaventura da Costa Vinhas; Domingos Luís da Costa; Eliseu Guilherme da Silva; Emílio Virgínio dos Santos; Francisco Gonçalves da Silva Barreiros; Francisco da Silva Ramos Júnior; Francisco Tolentino Vieira de Souza; Frederico Bruestlein; Genuino Firmino Vidal Capistrano; Guilherme Asseburg; João José Pinheiro; João Vicente Duarte Silva; Joaquim de Sousa Lobo; Manoel Ferreira da Silva Farrapo; Manoel Gonçalves da Costa Barreiros; Manuel José de Oliveira; Tomás Argemiro Ferreira Chaves.

Foram Suplentes: Alexandre Marschner Hyarup; Belisário Ramos; Cristóvão Nunes Pires; João Alcino de Faria; João Cabral de Melo; João Carlos Xavier Neves; Luís Fortunato Mendes.

Faleceu: João Carlos Xavier Neves.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1884, foi composta por:

Alexandre Ernesto de Oliveira – Presidente;

Joaquim de Sousa Lobo – Vice-Presidente;

Abdon Baptista – 1º Secretário;

Emílio Virgínio dos Santos – 2º Secretário;

Francisco Gonçalves da Silva Barreiros – Suplente de Secretário;

Boaventura da Costa Vinhas – Suplente de Secretário.

 

Observação: a Assembleia não se reuniu na 2ª Sessão Legislativa por falta de comparecimento de seus membros em número legal.

ACONTECIMENTOS

Santa Catarina

A Província foi governada por Presidente nomeado (por Carta Imperial):

José Lustosa da Cunha Paranaguá - 09/091884.

Manoel Pinto de Lemos - 22/06/1885.

Antônio Lara de Fontoura Palmeiro - 22/06/1885.

Francisco José da Rocha - 29/09/1885.

Brasil

1884  –  Acontecem conflitos envolvendo a punição de militares partidários de questões políticas nacionais.

 

1884  –  Lei dos Sexagenários liberta escravos com mais de 60 anos.

 

Mundo

1884  –  Começa a Guerra Sino-Francesa motivada por disputas comerciais e territoriais.

1885  –  Na Alemanha, Karl Benz  cria o Mannheim (primeiro motor movido a gasolina) e aperfeiçoa o sistema de carruagens.

 

Referências:

FOLHA DE SÃO PAULO (São Paulo). Historia do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. Pg. 317.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. Pg. 206, 207.

STOETERAU, Ligia de Oliveira. A TRAJETÓRIA DO PODER LEGISLATIVO CATARINENSE: (1835 - 2000). Florianópolis: Ioesc, 2000. Pg. 212, 213.

 

Biografias

Abdon Batista

Abdon Batista

Médico e empresário, natural de Salvador/BA. Vereador em São Francisco do Sul/SC, Prefeito de Joinville/SC, Deputado Provincial e Estadual na Assembleia Legislativa, Governador Interino de Santa Catarina e Senador da República, representando os catarinenses.

Alexandre Ernesto de Oliveira

Alexandre Ernesto de Oliveira

Advogado, promotor público e militar, natural de São Francisco do Sul/SC. Seis vezes Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, três na época provincial (século XIX) e três na época republicana (início do século XX).

Alexandre Marcelino Bayma

Alexandre Marcelino Bayma

Médico e militar, natural do Maranhão/MA. Membro da Junta Governativa de 1889, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Deputado Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX.

Alexandre Marschner Hyarup <small>(Suplente)</small>

Alexandre Marschner Hyarup (Suplente)

Comerciante e policial, atuante em Laguna/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Contador, fazendeiro comerciante e militar, natural de Lapa/SP. Em Santa Catarina foi Deputado na Assembleia Legislativa, na época Provincial e na Republicana, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Governador, Deputado Federal e Senador, final do século XIX e início do século XX.

Augusto Frederico de Sousa Pinto

Augusto Frederico de Sousa Pinto

Advogado e Promotor Público, natural do Rio Grande do Sul/RS. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Belisário Ramos  <small>(Suplente)</small>

Belisário Ramos (Suplente)

Fazendeiro e militar, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XIX.

Boaventura da Costa Vinhas

Boaventura da Costa Vinhas

Militar e comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Cristóvão Nunes Pires <small>(Suplente)</small>

Cristóvão Nunes Pires (Suplente)

Industrial e comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial catarinense, membro da Junta Governativa de 1891 e Presidente Interino de Santa Catarina (durante a Revolução Federalista), no século XIX.

Domingos Luís da Costa

Domingos Luís da Costa

Militar e comerciante, natural de São José/SC. Vereador em Desterro/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Eliseu Guilherme da Silva

Eliseu Guilherme da Silva

Farmacêutico e militar, natural de São José/SC. Interventor Interino da Província catarinense, Deputado Federal, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, no século XIX e início do século XX.

Emílio Virgínio dos Santos

Emílio Virgínio dos Santos

Farmacêutico e Promotor Público, natural de Vacaria/RS. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Francisco da Silva Ramos

Francisco da Silva Ramos

Militar atuante na província catarinense. Vereador em São José/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Francisco Barreiros

Francisco Barreiros

Jornalista, comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, no do século XIX

Francisco José Correia Reinhardt

Francisco José Correia Reinhardt

Farmacêutico, professor e militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Francisco Tolentino

Francisco Tolentino

Militar, jornalista e advogado provisionado, natural de São José/SC. Seis vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado Constituinte de 1891, na Assembleia de Santa Catarina, além de Deputado Federal, representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Frederico Bruestlein

Frederico Bruestlein

Engenheiro e industrial, natural da Alsácia. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX. Dono da primeira embarcação movida a motor que chegou em Joinville, idealizador e construtor da casa onde hoje é o Museu de Imigração e Colonização e da Alameda que leva seu sobrenome.

Genuino Firmino Vidal Capistrano

Genuino Firmino Vidal Capistrano

Advogado, professor, jornalista e desembargador, natural de Desterro/SC. Autor da proposta de mudança do nome de Desterro para Florianópolis. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por três vezes, no século XIX.

João Cabral de Melo <small>(Suplente)</small>

João Cabral de Melo (Suplente)

Militar, natural de Laguna/SC. Vereador e Prefeito em Tubarão/SC, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado no Congresso Representativo e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

João Carlos Xavier Neves <small>(Suplente)</small>

João Carlos Xavier Neves (Suplente)

Militar e Comandante de Polícia, natural de São José/SC. Tio de Hercílio Luz. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

João José Pinheiro

João José Pinheiro

Militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por oito vezes, no século XIX.

João Vicente Duarte Silva

João Vicente Duarte Silva

Militar, juiz de paz e comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Joaquim de Sousa Lobo

Joaquim de Sousa Lobo

Militar, escrivão e juiz municipal, natural de Desterro/SC. Prefeito e Vereador em São José/S, e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por duas vezes, no século XIX.

Luís Fortunato Mendes

Luís Fortunato Mendes

Advogado provisionado e juiz de paz, natural de Salvador/BA. Vereador em Itajaí/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Manoel Ferreira da Silva Farrapo

Manoel Ferreira da Silva Farrapo

Militar e fazendeiro, natural de Campos Novos/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Manoel Gonçalves da Costa Barreiros

Manoel Gonçalves da Costa Barreiros

Farmacêutico e médico prático, natural de Laguna/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Manuel José de Oliveira (Pendica)

Manuel José de Oliveira (Pendica)

Comerciante e militar, natural de São Francisco do Sul/SC. Vereador em Desterro/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por doze vezes, no século XIX.

Tomás Argemiro Ferreira Chaves

Tomás Argemiro Ferreira Chaves

Advogado e jornalista, natural de Recife/PE. Duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Guilherme Asseburg

Guilherme Asseburg

Empresário, militar e representante consular, natural de Helmystedet/Alemanha. Vereador em Itajaí/SC. Três vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Memória Política de Santa Catarina