Legislativo / Deputado Provincial / Legislaturas

Visualização

24ª Legislatura

1882 - 1883

A 24ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina iniciou em 9 de outubro de 1882. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos Deputados Provinciais: Alexandre Marcelino Bayma; Antônio Gonçalves da Silva Barreiros; Antônio Luís Ferreira de Melo; Antônio Pereira da Silva e Oliveira; Augusto Frederico de Sousa Pinto; Cristóvão Nunes Pires; Eliseu Guilherme da Silva; Eufrásio José da Cunha; Estácio Borges da Silva Matos; Fernando Hackradt Júnior; Francisco Barreiros; Francisco Gonçalves da Silva Barreiros; Francisco Leitão de Almeida; Francisco Tolentino Vieira de Souza; Francisco Vitoriano dos Santos Furtado; Germano Augusto Lepper; João José Pinheiro; João André Cogoy; João da Silva Ramos; José Inácio de Oliveira Tavares; Luiz Betim Pais Leme; Presalindo Lery dos Santos; Pedro José Leite Júnior; Tomás Argemiro Ferreira Chaves.

Depurados (diploma não validado): Francisco Barreiros e Luiz Betim Pais Leme.

Observação: Não houve suplentes. Para o preenchimento de vagas, caso necessário, seria convocada nova eleição.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1882, foi composta por:

Antônio Luís Ferreira de Melo - Presidente.

Augusto Frederico de Sousa Pinto - Vice-Presidente.

Tomás Argemiro Ferreira Chaves - 1º Secretário.

Eufrásio José da Cunha - 2º Secretário.

Antônio Pereira da Silva e Oliveira - Suplente de Secretário.

Presalindo Lery dos Santos  - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1883, foi composta por:

Antônio Luís Ferreira de Melo - Presidente.

Augusto Frederico de Sousa Pinto - Vice-Presidente.

Tomás Argemiro Ferreira Chaves - 1º Secretário.

Eufrásio José da Cunha - 2º Secretário (licenciou-se).

Francisco Vitoriano dos Santos Furtado - 2º Secretário.

Antônio Pereira da Silva e Oliveira - Suplente de Secretário.

Presalindo Lery dos Santos - Suplente de Secretário.

ACONTECIMENTOS:

Santa Catarina

A Província foi governada por Presidentes nomeados (por Carta Imperial):

  • João Rodrigues Chaves - de 07/07/1880 a 09/03/1882. Assumiu interinamente a função Joaquim Augusto do Livramento;
  • Ernesto Francisco de Lima Santos - de 05/04/1882 a 30/06/1882. Foi seu interino Joaquim Augusto do Livramento;
  • Antônio Gonçalves Chaves - de 06/09/1882 a 27/01/1883. Seu interino, Manoel Pinto de Lemos, governou até passar ao novo presidente;
  • Teodureto Carlos de Faria Souto - de 28/02 a 29/08/1883;
  • Francisco Luís da Gama Rosa - de 29/08/1883 a 09/09/1884.

Brasil

1882 - Realizada a Exposição Antropológica Brasileira no Museu Nacional, um dos eventos científicos mais importantes do século.

18/04/1882 - Nascimento de Monteiro Lobato, escritor e editor brasileiro, faleceu em 1948.

Mundo

1882 - Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro formaram a Tríplice Aliança.

1882 - Inaugurada a primeira usina elétrica do mundo, em Nova Iorque.

19/04/1882 - Falecimento de Charles Darwin, naturalista, geólogo e biólogo britânico, autor do livro A Origem das Espécies, publicado em 1859, nascido em 1809.

02/06/1882 - Falecimento do italiano e republicano Giuseppe Garibaldi, o 'herói de 2 mundos', que casou no Brasil com Anita Garibaldi, e lutou contra as tropas do Imperador brasileiro.

24/03/1882 - Robert Koch anunciou a descoberta da bactéria responsável pela tuberculose (Mycobacterium tuberculosis).

REFERÊNCIAS:

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

CABRAL, Oswaldo Rodrigues. A História da Política em Santa Catarina durante o Império. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004.

FOLHA DE SÃO PAULO (São Paulo). História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. p. 317.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. (pp. 202, 203.)

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense: (1835-2000). Florianópolis: IOESC, 2000. (pp. 217, 2018).

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP. Base Temporal: Século XIX. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY4Mzc=>. Acesso em: 16 fev. 2020.

WANDERLEY, Andrea C. T.. Marc Ferrez e a Exposição Antropológica Brasileira no Museu Nacional em 1882. Disponível em: <https://bit.ly/2kjEsCN>. Acesso em: 9 fev. 2019.

Biografias

Alexandre Marcelino Bayma

Alexandre Marcelino Bayma

Médico e militar, natural de São Luís/MA. Membro da Junta Governativa de 1889, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Deputado Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX.

Antônio Gonçalves da Silva Barreiros

Antônio Gonçalves da Silva Barreiros

Comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Antônio Luís Ferreira de Melo

Antônio Luís Ferreira de Melo

Advogado e militar, natural de São José/SC. Vereador na terra natal e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por duas vezes, no século XIX.

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Contador, fazendeiro comerciante e militar, natural de Vila Nova do Príncipe/SP. Em Santa Catarina foi Deputado na Assembleia Legislativa, na época Provincial e na Republicana, Deputado Constituinte de 1891, 1895 e 1910, Governador, Deputado Federal e Senador, no final do século XIX e início do século XX.

Augusto Frederico de Sousa Pinto

Augusto Frederico de Sousa Pinto

Advogado e promotor público, natural do Rio Grande do Sul/RS. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Cristóvão Nunes Pires

Cristóvão Nunes Pires

Industrial e comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial catarinense, membro da Junta Governativa de 1891 e Interventor Interino de Santa Catarina (durante a Revolução Federalista), no século XIX.

Eliseu Guilherme da Silva

Eliseu Guilherme da Silva

Farmacêutico e militar, natural de São José/SC. Interventor da Província catarinense (interino e efetivo), Deputado Federal, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Estácio Borges da Silva Matos

Estácio Borges da Silva Matos

Promotor Público, fazendeiro e militar, natural de Laguna/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Eufrásio José da Cunha

Eufrásio José da Cunha

Farmacêutico e químico, natural da Bahia/BA. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Fernando Hackradt Júnior

Fernando Hackradt Júnior

Comerciante, natural de Biguaçu/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina e Deputado Geral representando os catarinenses na Assembleia do Império, no século XIX.

Francisco Leitão de Almeida

Francisco Leitão de Almeida

Militar, natural do Rio Grande do Norte/RN. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Francisco Tolentino

Francisco Tolentino

Militar, jornalista e advogado provisionado, natural de São José/SC. Seis vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado Constituinte de 1891, na Assembleia de Santa Catarina, além de Deputado Federal, representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Francisco Vitorino dos Santos Furtado

Francisco Vitorino dos Santos Furtado

Promotor público, natural de Desterro/SC. Vereador em Lages/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Germano Augusto Lepper

Germano Augusto Lepper

Militar e comerciante, natural da Alemanha. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e na Assembleia Estadual de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

João da Silva Ramos Júnior

João da Silva Ramos Júnior

Natural de São José/SC. Vereador na terra natal, Prefeito em Florianópolis/SC e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

João José Pinheiro

João José Pinheiro

Militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por oito vezes, no século XIX.

José Celestino de Oliveira

José Celestino de Oliveira

Militar, comerciante e industrial, natural de Paranaguá/PR. Vereador em Joinville/SC e Deputado Provincial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XIX.

José Inácio de Oliveira Tavares

José Inácio de Oliveira Tavares

Militar e escrivão, em Laguna/SC. Duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Pedro José Leite Júnior

Pedro José Leite Júnior

Advogado e promotor público, atuante em Lages/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Presalindo Lery dos Santos

Presalindo Lery dos Santos

Jornalista, professor e escritor, natural de São Paulo/SP. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina e autor do "Phanteon Fluminense: esboços biográficos", no século XIX.

Tomás Argemiro Ferreira Chaves

Tomás Argemiro Ferreira Chaves

Advogado e jornalista, natural de Recife/PE. Duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Memória Política de Santa Catarina