Júlio Melchior Von Trompowsky

Militar e comerciante, natural de Desterro/SC, Vereador na terra natal e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Roberto Von Trompowsky e de Felicidade Prudência Trompowsky
19/07/1833
07/09/1890
Militar e comerciante

Júlio Melchior Von Trompowsky

Nasceu em 19 de julho de 1833 em Desterro/SC (atual Florianópolis). Filho de Roberto Von Trompowsky e de Felicidade Prudência Trompowsky. Era comerciante na terra natal.

Casou duas vezes, a primeira, com Maria Cândida da Costa e a segunda, com a irmã da primeira, Felicidade Firmina da Costa, com quem teve Roberto, Julia Elisabeth, Edmundo e Edigardo. Suas esposas eram filhas de Luiza Firmina Neves da Costa e de Domingos José da Costa - que também foi Deputado na Assembleia Legislativa Provincial catarinense.

Júlio recebeu as promoções militares de: Alferes (10 de dezembro de 1857); Tenente (fevereiro de 1865); e Capitão (novembro de 1868), em todas serviu na 3ª Cia. do 1º Corpo de Cavalaria do Desterro. A partir de 21 de junho de 1862, passou a ser Agente de Colonização na Província.

A carreira no Legislativo começou em 1874, quando assumiu o mandato de Vereador à Câmara de Desterro, tendo sido Presidente da Casa.

Eleito em 7 de novembro de 1875 e empossado em 1º de março de 1876 como Deputado à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, integrou a 21ª Legislatura (1876-1877) e participou da Comissão Provincial Preparatória da Exposição Universal de Paris, exposição mundial de artes, ocorrida no ano de 1889, que teve como principal marco a construção da Torre Eiffel.

Em 1882, concedeu liberdade (sem ônus) aos únicos 4 escravos que possuía. Lembrando que a abolição da escravatura no Brasil somente foi assinada em 13 de maio de 1888, pela Princesa Isabel.

Faleceu em 7 de setembro de 1890, em Desterro/SC.

O sobrinho de Júlio, Roberto Trompowski Leitão de Almeida1 (1853-1926), foi Marechal patrono do Exército Brasileiro, professor de matemática e autor de livros didáticos. Seu cunhado, José Leitão de Almeida (casado com Anna Elisabeth Trompowsky), exerceu mandato parlamentar na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, entre os anos de 1868 e 1871.

1 Casou com Luísa Andrade Figueira Trompowsky de Almeida e tiveram os filhos: Armando Figueira Trompowsky de Almeida (Marechal que ocupou importantes funções no país); Otávio Trompowsky Leitão de Almeida; Roberto Trompowsky Jr.; e a filha casou com o Almirante-de-Esquadra Adalberto Menezes de Oliveira.

O SR. JÚLIO. A Regeneração. Desterro, 20 jun. 1882. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTg3Njc=>. Acesso em: 12 nov. 2020.

GENOVEZ, Felipe. Nomes Ilustres de Chefes de Polícia, Oficiais da Guarda Nacional e Delegados de Polícia no Estado de Santa Catarina: Século XIX. 2014. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTA1OA==>. Acesso em: 26 abr. 2018.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Júlio Melchior Von Trompowsky. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/591-Julio_Melchior_Von_Trompowsky>. Acesso em: 28 de março de 2024.