Legislativo / Deputado Provincial / Legislaturas

Visualização

21ª Legislatura

1876 - 1877

A 21ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina iniciou em 01 de março de 1876 e 01 de março de 1877. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

 

Foram eleitos Deputados Provinciais: Anfilóquio Nunes Pires; Cândido Alfredo de Amorim Caldas; Domingos Luís da Costa; Emídio Silveira de Miranda e Oliveira; Fernando Hackradt Júnior; Francisco Carlos da Luz; Hermelino Jorge de Linhares; João da Costa Melo Júnior; João José Pinheiro; João Pedro Xavier da Câmara; Joaquim Francisco Pereira Marçal; José Evangelista Franco; José Vicente de Carvalho Filho; Júlio Melchior von Trompowsky; Luís Cavalcanti de Campos Melo; Manuel José de Oliveira; Rafael Faraco; Sérgio Lopes Falcão; Tomás Pedro de Bittencourt Cotrim; Zeferino José da Silva.

Licenciou-se: Hermelino Jorge de Linhares.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1876, foi composta por:

Manuel José de Oliveira – Presidente;

Anfilóquio Nunes Pires – Vice-presidente;

Hermelino Jorge de Linhares – 1º Secretário;

João da Costa Melo Júnior  – 2º Secretário;

José Vicente de Carvalho Filho – Suplente de Secretário;

José Evangelista Franco – Suplente de Secretário.

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1877, foi composta por:

Manuel José de Oliveira – Presidente (renuncia);

 Sérgio Lopes Falcão – Vice-Presidente (assume a Presidência)

Anfilóquio Nunes Pires – Vice-Presidente;

Hermelino Jorge de Linhares – 1º Secretário (licencia-se)

João Pedro Xavier da Câmara –  1º Secretário;

José Vicente de Carvalho Filho – 2º Secretário;

João da Costa Melo Júnior – Suplente de Secretário.

 

ACONTECIMENTOS

Santa Catarina

A Província foi governada por Presidentes nomeados (por Carta Imperial):

Alfredo Maria Adriano D' Escragnolle Taunay - (07/08/1876).

Hermínio Francisco do Espírito Santo - (15/11/1876).

José Bento de Araújo - (03/01/1877).

Mundo

1877 –  Rainha Victoria da Grã-Bretanha torna-se Imperadora da Índia.

 

1876 – Nos Estados Unidos a 7ª Cavalaria, comandada pelo General Custer, é exterminada em batalha contra os índios Cheyennes, Crows e Sioux.

 

Referências:

FOLHA DE SÃO PAULO (São Paulo). Historia do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. Pg. 317.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. Pg. 192, 193, 194.

STOETERAU, Ligia de Oliveira. A TRAJETÓRIA DO PODER LEGISLATIVO CATARINENSE: (1835 - 2000). Florianópolis: Ioesc, 2000. Pg. 210, 211.

Biografias

Anfilóquio Nunes Pires

Anfilóquio Nunes Pires

Professor, natural do Rio Grande/RS. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por três vezes, no século XIX.

Cândido Alfredo de Amorim Caldas

Cândido Alfredo de Amorim Caldas

Militar, natural do Maranhão/MA. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por duas vezes, no século XIX.

Domingos Luís da Costa

Domingos Luís da Costa

Militar e comerciante, natural de São José/SC. Vereador em Desterro/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Emídio Silveira de Miranda e Oliveira

Emídio Silveira de Miranda e Oliveira

Natural de São Francisco do Sul/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Fernando Hackradt Júnior

Fernando Hackradt Júnior

Comerciante, natural de Biguaçu/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina e Deputado Geral representando os catarinenses na Assembleia do Império, no século XIX.

Francisco Carlos da Luz

Francisco Carlos da Luz

Professor, militar, Marechal, natural de São José/SC. Deputado na Assembleia Geral Legislativa do Império e na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX, entre outras importantes funções no início da República.

Hermelino Jorge de Linhares

Hermelino Jorge de Linhares

Professor e jornalista, natural de São Francisco do Sul/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por três vezes, no século XIX.

João da Costa Melo

João da Costa Melo

Militar e comerciante, natural de Desterro/SC. Vereador na terra natal e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

João José Pinheiro

João José Pinheiro

Militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por oito vezes, no século XIX.

João Pedro Xavier da Câmara

João Pedro Xavier da Câmara

Chefe do Estado Maior do Exército, Marechal, Ministro do Supremo Tribunal Militar e Ministro interino da Guerra, natural de São José/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e no Congresso Representativo de Santa Catarina, no século XIX.

Joaquim Francisco Pereira Marçal

Joaquim Francisco Pereira Marçal

Padre, natural do São Francisco do Sul/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

José Evangelista Franco

José Evangelista Franco

Padre, natural de São Paulo/SP. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

José Vicente de Carvalho Filho

José Vicente de Carvalho Filho

Militar e professor, natural do Piauí/PI. Três vezes Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Júlio Melchior Von Trompowsky

Júlio Melchior Von Trompowsky

Militar, natural de Desterro/SC. Vereador na terra natal e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Luís Cavalcanti de Campos Melo

Luís Cavalcanti de Campos Melo

Engenheiro e comerciante, natural de Alagoas/AL. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e na Estadual de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Manuel José de Oliveira (Pendica)

Manuel José de Oliveira (Pendica)

Comerciante e militar, natural de São Francisco do Sul/SC. Vereador em Desterro/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por doze vezes, no século XIX.

Rafael Faraco

Rafael Faraco

Padre, natural de Acqua Fredda/Itália. Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Sérgio Lopes Falcão

Sérgio Lopes Falcão

Neto do primeiro cirurgião de Santa Catarina. Juiz e Procurador da Fazenda. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, por quatro vezes, e Secretário do Governo da Província de Santa Catarina, no século XIX.

Tomás Pedro de Bittencourt Cotrim

Tomás Pedro de Bittencourt Cotrim

Militar, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por seis vezes, e Deputado representando os catarinenses na Assembleia Geral Legislativa do Império, no século XIX.

Zeferino José da Silva

Zeferino José da Silva

Militar e farmacêutico praticante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Memória Política de Santa Catarina