Legislativo / Deputado Provincial / Legislaturas

Visualização

22ª Legislatura

1878 - 1879

A 22ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina iniciou em  1º de março de 1878. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos Deputados Provinciais: Alfredo Teotônio da Costa; Antônio Marques da Silva; Cândido Alfredo de Amorim Caldas; Domingos Lídio do Livramento; Eliseu Guilherme da Silva; Francisco Gonçalves da Silva Barreiros;  Francisco Pedro da Cunha; Hermelino Jorge de Linhares; João José Pinheiro; João Pedro Xavier da Câmara; Joaquim Francisco Pereira Marçal; José Ramos da Silva Júnior; José Caetano Cardoso; Luís Augusto Crespo; Luís Ferreira do Nascimento Melo; Manoel da Silva Mafra; Manuel José de Oliveira; Polidoro Olavo de São Tiago; Rafael Faraco; Sérgio Lopes Falcão; Zeferino José da Silva.

Foram Suplentes: Félix Lourenço de Siqueira; Francisco Tolentino Vieira de Souza; José Fabriciano Pereira Serpa; Manoel Pinto de Lemos; Pedro Gomes de Argolo Ferrão.

Depurações (diplomas não validados): Antônio Marques da Silva; Cândido Alfredo de Amorim Caldas; Domingos Lídio do Livramento; Polidoro Olavo de São Tiago.

ACONTECIMENTOS

Santa Catarina

A Província foi governada por Presidentes nomeados (por Carta Imperial):

Lourenço Bezerra Cavalcanti de Albuquerque - 07/05/1878

Joaquim da Silva Ramalho - 11/12/1878

Antônio de Almeida e Oliveira - 17/04/1879

1878-1879 – Não houve mesas diretoras neste período, devido aos embates políticos nacionais e estaduais entre o Partido Liberal e o Conservador que culminaram no não ajuntamento da Assembleia.

Mundo

1879 – Alemanha forma aliança com império austro-húngaro

 

Referências:

FOLHA DE SÃO PAULO (São Paulo). Historia do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. Pg. 317.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. Pg. 196, 197.

STOETERAU, Ligia de Oliveira. A TRAJETÓRIA DO PODER LEGISLATIVO CATARINENSE: (1835 - 2000). Florianópolis: Ioesc, 2000. Pg. 212, 213.

 

Biografias

Alfredo Teotônio da Costa

Alfredo Teotônio da Costa

Jornalista, poeta, contista, funcionário público e militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Antônio Marques da Silva

Antônio Marques da Silva

Professor público e militar, atuante em São Miguel/SC (atual Biguaçu) e Tubarão/SC. Deputado eleito à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Cândido Alfredo de Amorim Caldas

Cândido Alfredo de Amorim Caldas

Militar, natural do Maranhão/MA. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por duas vezes, no século XIX.

Domingos Lídio do Livramento

Domingos Lídio do Livramento

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC. Deputado eleito para a Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, mas "depurado", no século XIX.

Eliseu Guilherme da Silva

Eliseu Guilherme da Silva

Farmacêutico e militar, natural de São José/SC. Interventor Interino da Província catarinense, Deputado Federal, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, no século XIX e início do século XX.

Félix Lourenço de Siqueira <small>(Suplente)</small>

Félix Lourenço de Siqueira (Suplente)

Comerciante e militar, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Francisco Barreiros

Francisco Barreiros

Jornalista, comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, no do século XIX

Francisco Pedro da Cunha Bittencourt

Francisco Pedro da Cunha Bittencourt

Padre, jornalista e militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por cinco vezes, no século XIX.

Francisco Tolentino <small>(Suplente)</small>

Francisco Tolentino (Suplente)

Militar, jornalista e advogado provisionado, natural de São José/SC. Seis vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado Constituinte de 1891, na Assembleia de Santa Catarina, além de Deputado Federal, representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Hermelino Jorge de Linhares

Hermelino Jorge de Linhares

Professor e jornalista, natural de São Francisco do Sul/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por três vezes, no século XIX.

João José Pinheiro

João José Pinheiro

Militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por oito vezes, no século XIX.

João Pedro Xavier da Câmara

João Pedro Xavier da Câmara

Chefe do Estado Maior do Exército, Marechal, Ministro do Supremo Tribunal Militar e Ministro interino da Guerra, natural de São José/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e no Congresso Representativo de Santa Catarina, no século XIX.

Joaquim Francisco Pereira Marçal

Joaquim Francisco Pereira Marçal

Padre, natural do São Francisco do Sul/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

José Caetano Cardoso

José Caetano Cardoso

Militar e funcionário público, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por três vezes, no século XIX.

José Fabriciano Pereira Serpa <small>(Suplente)</small>

José Fabriciano Pereira Serpa (Suplente)

Padre, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX. Dedicou sua vida ao sacerdócio e à população, atendia com orações e homeopatia.

José Ramos da Silva Júnior

José Ramos da Silva Júnior

Militar, professor e jornalista, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por duas vezes, no século XIX.

Luís Augusto Crespo

Luís Augusto Crespo

Professor, natural de Pernambuco/PE. Deputado eleito à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina e Presidente da Província de Goiás/GO, no século XIX.

Luís Ferreira do Nascimento Melo

Luís Ferreira do Nascimento Melo

Militar e fazendeiro, natural de São José/SC. Vereador na terra natal, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, por oito vezes, e Presidente Interino da Província de Santa Catarina em duas ocasiões, no século XIX.

Manoel da Silva Mafra

Manoel da Silva Mafra

Jurista, jornalista e escritor, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por cinco vezes, e Deputado na Assembleia Geral do Império, no século XIX.

Manoel Pinto de Lemos <small>(Suplente)</small>

Manoel Pinto de Lemos (Suplente)

Militar e comerciante, natural de Campos de Goytacazes/RJ. Presidente interino da Província de Santa Catarina e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1895 e Deputado na Assembleia Legislativa Estadual catarinense, no século XIX.

Manuel José de Oliveira (Pendica)

Manuel José de Oliveira (Pendica)

Comerciante e militar, natural de São Francisco do Sul/SC. Vereador em Desterro/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por doze vezes, no século XIX.

Pedro Gomes de Argolo Ferrão <small>(Suplente)</small>

Pedro Gomes de Argolo Ferrão (Suplente)

Médico, natural da Bahia/BA. Deputado eleito à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX

Polidoro Olavo de São Tiago

Polidoro Olavo de São Tiago

Engenheiro, jornalista e militar, natural de Desterro/SC. Presidente Interino da Província, Deputado Provincial eleito, Constituinte Estadual de 1891, Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Rafael Faraco

Rafael Faraco

Padre, natural de Acqua Fredda/Itália. Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Sérgio Lopes Falcão

Sérgio Lopes Falcão

Neto do primeiro cirurgião de Santa Catarina. Juiz e Procurador da Fazenda. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, por quatro vezes, e Secretário do Governo da Província de Santa Catarina, no século XIX.

Zeferino José da Silva

Zeferino José da Silva

Militar e farmacêutico praticante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Memória Política de Santa Catarina