Antonieta de Barros
Antonieta de Barros

Heroína da Pátria, Professora, jornalista e escritora, natural de Florianópolis. A primeira mulher Deputada Constituinte e Deputada Estadual no Parlamento Catarinense, primeira representante negra a assumir mandato no Brasil, século XX.

Informações Gerais

Gênero
Feminino
Filiação
Catarina de Barros e Rodolfo de Barros
Nascimento
11/07/1901
Local de nascimento
Florianópolis/SC
Falecimento
28/03/1952
Local de falecimento
Florianópolis/SC
Formação
Ensino Médio
Profissão
Professora, jornalista e escritora
Partido
Partido Liberal Catarinense (PLC) e Partido Social Democrático (PSD)

Antonieta de Barros

Nasceu em 11 de julho de 1901, em Florianópolis, capital do estado. Filha de Catarina de Barros e de Rodolfo de Barros. Permaneceu solteira. A família era muito pobre e quando Antonieta ainda era criança o pai faleceu. Assim, ela foi criada pela mãe que trabalhava como lavadeira.

Alfabetizada aos 5 anos, concluiu os estudos primários (atual Ensino Fundamental) na Escola Lauro Müller e, aos 17 anos, ingressou na Escola Normal Catarinense - atual Instituto Estadual de Educação, onde realizou curso equivalente ao Ensino Médio. Ela foi a primeira da família a ter o ciclo escolar completo.

Em 1922, aos 21 anos de idade, ela fundou o Curso Particular Antonieta de Barros que era destinado à alfabetização. Dirigiu essa formação até o ano de sua morte em 1952.

Desde o início conviveu com diversos desafios e preconceitos raciais, de classe social e de gênero.

O objetivo de ser professora foi alcançado, sendo considerada uma das melhores educadoras do seu tempo, especialmente na educação de jovens catarinenses. Além da carreira no magistério, atuou como escritora, jornalista e representante política reconhecida.

Antonieta teve destaque pela sua dedicação aos estudos, pela coragem de expressar suas ideias, por ter conquistado um espaço na imprensa e, opinar sobre as mais diversas questões, e principalmente por ter lutado pelos menos favorecidos e pela educação. Todas essas lutas travadas em uma época que as mulheres não tinham liberdade de expressão e nem o direito ao voto. 

O direito das mulheres ao voto foi concedido em 1932, Decreto 21.076, que criou a Justiça Eleitoral, na presidência de Getúlio Vargas. O movimento pelo voto feminino vem desde o movimento sufragista no século XXI e no início do século XX.

Nos anos de 1920, iniciou as atividades de jornalista produzindo muitos textos:

  • Fundou e dirigiu o jornal A Semana, em Florianópolis, entre os anos de 1922 e 1927,
  • Dirigiu o periódico Vida Ilhoa, na mesma cidade, 1930.

Suas crônicas disseminavam suas ideias, principalmente aquelas ligadas às questões da educação, aos desmandos políticos, à condição feminina e ao preconceito racial.

Na década de 1930, trocou correspondência com a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), comprovadas por cartas entre ela e Bertha Lutz, guardadas atualmente no Arquivo Nacional. Berta foi uma ativista pelo direito do voto feminino, uma das fundadoras da Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher, em 1918, representou as brasileiras na Assembleia Geral da Liga das Mulheres Eleitoras, nos Estados Unidos, em 1922, quando foi eleita Vice-Presidente da Sociedade Pan-Americana, e fundadora da FBPF.

Antonieta escreveu vários artigos para jornais locais e o livro Farrapos de Idéias, em 1937, com o pseudônimo de “Maria da Ilha”. Fez parte do Conselho Deliberativo da Associação Catarinense de Imprensa, a partir de 1938.

Em Florianópolis, lecionou na Escola Normal Catarinense (ensinava português e literatura, a partir de 1934), no Colégio Coração de Jesus e no Colégio Dias Velho, neste último foi Diretora, de 1937 a 1945. Foi professora da escola atualmente denominada Instituto Estadual de Educação, entre os anos de 1933 e 1951. No período de 1944 a 1951 foi a Diretora da mesma escola, nomeada por Nereu Ramos. Depois de atuar na direção, ela se aposentou aos 50 anos, mas continuou ensinando até o fim de sua vida.

"Educar é ensinar os outros a viver; é iluminar caminhos alheios; é amparar debilitados, transformando-os em fortes; é mostrar as veredas, apontar as escaladas, possibilitando avançar, sem muletas e sem tropeços; é transportar às almas que o Senhor nos confiar, à força insuperável da Fé."

Trecho do discurso proferido pela Deputada Antonieta de Barros na ocasião da promulgação da Lei de nº145 que instituiu o Dia do Professor, 1948.

Vida política

Foi a primeira Deputada Estadual negra do Brasil, a primeira Deputada mulher no Parlamento Catarinense e a primeira Representante Feminina Negra no Poder Legislativo na América Latina, conforme a biógrafa Jeruse Romão.

Na primeira eleição (1934) em que as mulheres brasileiras puderam votar e serem votadas para o Executivo e Legislativo, Antonieta concorreu para uma das vagas de deputada à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) e ficou suplente do Partido Liberal Catarinense (PLC). Como Leônidas Coelho de Souza não tomou posse, Antonieta foi convocada, assumiu o mandato à Legislatura (1935-1937), foi Constituinte em 1935 e Relatora dos capítulos de Educação e Cultura e Funcionalismo.

Em 19 de julho de 1937, presidiu a Sessão da Alesc, tornando-se a primeira mulher a assumir no Brasil a Presidência de uma Assembleia Legislativa, conforme jornal A Noticia, de 1937, ano em que iniciou o Estado Novo e os parlamentos de todo o país foram fechados até 1945.

Após a queda do Estado Novo e o início da redemocratização do país em 1945, outra vez disputou cargo de Deputada Estadual à Casa Legislativa Catarinense, agora pelo Partido Social Democrático (PSD), recebeu 2.092  votos, obteve a segunda suplência do partido, foi convocada, assumiu a vaga em junho de 1948, durante afastamento de José Boabaid, e integrou a Legislatura (1947-1951), novamente a única mulher no Parlamento Estadual.

É de sua autoria a lei que instituiu o dia do professor (15 de outubro) e o feriado escolar (Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948).

Depois de Antonieta, o primeiro negro a assumir o cargo de Deputado Estadual no Parlamento Catarinense Sandro Silva, do Partido Popular Socialista  (PPS), em 2012, como suplente convocado.

Antonieta faleceu em 28 de março de 1952, em Florianópolis/SC, e foi sepultada no Cemitério São Francisco de Assis.

Homenagens 

Antonieta de Barros é nome de rua, mas não é rua.
Antonieta de Barros é nome de túnel, mas não é túnel.
Antonieta de Barros é nome de escola, mas não é escola.
Antonieta de Barros é história,
fez história,
tem sua história...
E por isso, virou nome de rua, de túnel, de escola.

Abertura do livro infantil "Antonieta", de autoria da Profª Drª Eliane Debus.

 

  • Inscrição do nome da Deputada Catarinense no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, solicitação PL 4.940/2020, do Congresso Nacional, aprovação 2021. O livro, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, destina-se ao registro perpétuo do nome dos brasileiros que tenham oferecido a vida à Pátria, para sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo, conforme a Lei nº 11.597/07. A parlamentar catarinense recebeu a honraria dia 05/01/2023, em ato sansionado pela Presidência da República. Até a presente data constam do livro 56 nomes, dentre eles apenas 12 mulheres e dentre elas duas são catarinenses, Anita Garibaldi e Antonieta de Barros.
  • Auditório Antonieta de Barros, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Florianópolis.
  • Escola Antonieta de Barros, Centro, Florianópolis.
  • Túnel Antonieta de Barros, Florianópolis/SC.
  • Rua Professora Antonieta de Barros, Canto, Florianópolis.
  • Sala Antonieta de Barros da Procuradoria da Mulher, Câmara de Vereadores de Penha.
  • Diretório Central de Estudantes Antonieta de Barros, Univerisidade do Estado de Santa Catarina, DCE/UDESC.
  • Painel (32 metros de altura por 9 de largura), Rua Tenente Silveira, Centro de Florianópolis, elaborado pelos artistas Thiago Valdi, Tuane Ferreira e Gugie, inaugurado em 18 de agosto de 2019.
  • Programa Antonieta de Barros (PAB), política pública da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, instituída pela Lei nº 13.075, de 29 de julho de 2004. Trata-se de uma ação afirmativa que articula política, educação e trabalho. O PAB tem como objetivo promover a transformação social através do estágio destinado aos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Uma iniciativa inclusiva e antirracista da ALESC para enfrentar as desigualdades ocasionadas pelo racismo estrutural. A primeira coordenadora foi Jeruse Romão, a segunda foi Marilú Lima de Oliveira, atualmente, o Programa é coordenado por Mirian Lopes Pereira. Para mais informações sobre o PAB buscar o artigo "Estágio, inclusão e transformação social como política antirracista". 
  • Programa Memorial Antonieta de Barros, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Promove ações de extensão no auxílio à implementação das Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08, sobre as Diretrizes Nacionais de Educação para as Relações Étnico-raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e as Diretrizes para a Educação Indígena e Política de Ações afirmativas.
  • Recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina pelas legislaturas exercidas no século passado, deferência concedida no ano de 1999.
  • Medalha Antonieta de Barros, da Câmara de Vereadores de Florianópolis. Para homenagear mulheres que se destacaram nas áreas cultural, política, desportiva, empresarial, de prestação de serviços ou ação social no município.
  •  Título de Doutora Honoris Causa, concedido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por iniciativa das pesquisadoras do Centro de Educação: Dra. Joana Célia dos Passos, Dra. Eliane Debus e Dra. Patrícia de Moraes Lima, 2021.
  • Mês Antonieta de Barros, Palácio Barriga Verde, sede da ALESC, 2023.
  • Sessão especial celebra memória da Deputada Antonieta de Barros no Parlamento Catarinense, por prosição dos Parlamentares Marquito (Psol) e Luciane Carminatti (PT), 2023.

  • Exposição "Há de Antonieta", Palácio Barriga Verde, sede da ALESC, 2023.

  • Exposição "Antonietas", Palácio Barriga Verde, espaço Cruz e Sousa, sede da ALESC, 2023.

  • Moção de Aplauso, o evento marcou os 71 anos do falecimento de Antonieta de Barros. A honraria foi concedida pela Alesc, por ação dos Parlamentares Marquito e Luciane Carminatti, 2023.
  •  Mensagem à família de Antonieta de Barros em reverência aos 120 anos do nascimento da Deputada.
  • Antonieta, documentário da cineasta paulista Flávia Person, lançamento em Florinópolis, final de 2015.
  • Seção Antonieta de Barros na biblioteca e acervo virtual da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 
  • Personalidades do Parlamento, série de reportagens com figuras históricas que foram homenageadas com a nomeação dos espaços da ALESC, no caso da Deputada Antonieta, o auditório.
  • Antonieta de Barros: cultura afro-brasileira a partir da educação, da política e da literatura, transmissão ao vivo realizada em 19 de novembro de 2020, organizada pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O evento remoto contou com a participação das escritoras Jeruse Romão e Eliane Debus. 
  • Resistências negras nos espaços de poder: o legado de Antonieta de Barros, evento on-line promovido pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da Universidade Federal de Santa Catarina. Jeruse Romão foi a convidada para a palestra, em novembro de 2021.
  • O projeto 40 Mulheres Negras foi um processo seletivo exclusivo e a primeira ação afirmativa étnico-racial da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). As vagas foram ofertadas no curso de Pedagogia, do Centro de Educação a Distância (CEAD), na turma de 2003. De acordo com Assessoria de Comunicação da UDESC, as estudantes se identificavam como as "40 Antonietas", em referência à Deputada Estadual Antonieta de Barros. A ação foi um marco na vida dessas estudantes, em boa parte dos casos, as alunas foram a primeira integrante da família a ingressar e concluir o ensino superior. Marilú Lima de Oliveira, Coordenadora do Programa Antonieta de Barros (PAB), do Parlamento Catarinense, no período de março/2005 até março/2016, integrou essa iniciativa de inclusão social. 

Publicações literárias e textos acadêmicos

Imagens

Foto - Antonieta de Barros ainda jovem
Fonte: Acervo Familiar. Reprodução/Maruim.Org/PISMEL, Matheus Lobo.
 
Foto - Antonieta de Barros adulta
Fonte: Reprodução/História Licenciatura.
 
Foto - Antonieta no quintal de casa, acervo da família, sem data
Fonte: Biografia Antonieta de Barros, professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil, autoria de Jeruse Romão, p. 18.
 
Foto - Antonieta no quintal de casa, acervo da família, década de 1930
Fonte: Biografia Antonieta de Barros, professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil, autoria de Jeruse Romão, p. 14.
 
Foto - Paraninfa, acervo da família, década de 1930
Fonte: Biografia Antonieta de Barros, professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil, autoria de Jeruse Romão, p. 28.
 
Foto - Paraninfa, acervo Gerda Becke, 1939
Fonte: Biografia Antonieta de Barros, professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil, autoria de Jeruse Romão, p. 148.
 
Foto - Antonieta de Barros, 1948
Fonte: Atualidades.
 
Foto - Antonieta de Barros com a bancada de Deputados Estaduais que elegeram Nereu Ramos (ao centro) como Governador do Estado em 1935
Fonte: livro - Perfis Parlamentares: Nereu Ramos.
 
 
Retrato - Antonieta de Barros
Fonte: Centro de Memória da Assembleia Legislativa catarinense.
 
Foto - Mural em homenagem a Antonieta de Barros, no Centro de Florianópolis
Fonte: G1 SC.
Foto: Gabriel Vanini.
 
 
Logomarca - Programa Antonieta de Barros (PAB)
Fonte: Projeto de Programação Visual da Chefia de Comunicação da Escola da Alesc,
Produção da estudante de Animação Ariely Suptitz,
Supervisão Jussie Sedrez Chaves (2019). 
 

Mandatos

Referências

A nova directoria da Associação Catharinense de Imprensa. A Noticia. Joinville, 6 ago. 1938. n. 2953, p.5, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTAzNDY=>. Acesso em: 6 fev. 2019.

Antonieta de Barros presidiu a reunião da Assemblea Estadual. A Noticia. Joinville, 20 jul. 1937. n. 2638, p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTAzMjM=>. Acesso em: 6 fev. 2019.

Associação Catharinense de Imprensa. A Noticia. Joinville, 24 ago. 1940. n. 3272, p.5, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTAzNjk=>. Acesso em: 6 fev. 2019.

De Joelhos - Antonieta de Barros. Atualidades. Florianópolis, 1 out. 1948. n. 10, p.51, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTAxNTM=>. Acesso em: 6 fev. 2019.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Museu: Antonieta de Barros (1901-1952). Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAxNDI2>. Acesso em: 15 dez. 2021.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

BARANOV, Tamára. A conquista do voto feminino, em 1932. GGN: O Jornal de todos os Brasis. Rio Claro, SP, 26 fev. 2014. p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTAxMDQ=>. Acesso em: 6 fev. 2019.

BOABAID, José. Lei Ordinária Nº 145, de 12 de outubro de 1948. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTQ5NjA=>. Acesso em: 16 out. 2019.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Sr. Alessandro Molon. Projeto de Lei n.º 4.940. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAxNDg1>. Acesso em: 17 dez. 2021.

CARVALHO, Carol Lima de. Mulheres negras em ação: associação mulheres negras Antonieta de Barros, Florianópolis-SC (1985-2015). In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE, 3., 2017, Florianópolis. Anais... . Florianópolis: Universidade Estadual de Santa Catarina, 2017. p. 1 - 13. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAxMzU4>. Acesso em: 15 dez. 2021.

CONSULTAR CEP. Professora Antonieta de Barros . Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTAxMjA=>. Acesso em: 6 fev. 2019.

CORREA, Laura Josani Andrade; CHAVES, Jussie Sedrez; RAVARA, Aline Covolo. Estágio, inclusão e transformação social como política antirracista. Sinergias: Diálogos educativos para a transformação social, Florianópolis, v. 12, n. 3, p.55-68, 15 jun. 2021. Trimestral. 13 pg. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAxMjYy>. Acesso em: 14 dez. 2021.

CORREA, Laura Josani Andrade; OLIVEIRA, Marilú Lima de; TEODOSIO, Mariana Bernardes. Antonieta de Barros: Memória, relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira no Parlamento Catarinense. África e Africanidades, Quissamã, v. 41, n. 14, p.97-117, 4 mar. 2022. Semestral. ISSN 1983-2354. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyMTcz>. Acesso em: 11 mar. 2022.

ESPINDOLA, Elizabete Maria. Antonieta de Barros: educação, cidadania e gênero pelas páginas dos jornais República e O Estado em Florianópolis na primeira metade do século XIX. In: ANAIS DO VI ENCONTRO ESCRAVIDÃO E LIBERDADE NO BRASIL MERIDIONAL, 4., 2013, Florianópolis. Anais... . Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013. p. 1 - 12. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAxMzc3>. Acesso em: 15 dez. 2021.

ESPINDOLA, Elizabete Maria. Antonieta de Barros: educação, gênero e mobilidade social em Florianópolis na primeira metade do século XX. 2015. 282 f. Tese (Doutorado) - Curso de História Social da Cultura, , Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAxMzM5>. Acesso em: 15 dez. 2021.

FACEBOOK . Live: Antonieta de Barros: cultura afro-brasileira a partir da educação, da política e da literatura. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAxMjc1>. Acesso em: 14 dez. 2021.

FONTÃO, Luciene. Nos passos de Antonieta: escrever uma vida. 2010. 12 f. Tese (Doutorado) - Curso de Literatura/Teoria Literária, , Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAxNDEz>. Acesso em: 15 dez. 2021.

G1/SC. Mural em homenagem a Antonieta de Barros é inaugurado no Centro de Florianópolis. 2019. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTIzNTU=>. Acesso em: 22 ago. 2019.

HISTÓRIA LICENCIATURA. Antonieta de Barros. 2008. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTAxMzM=>. Acesso em: 6 fev. 2019.

NUNES, Karla Leonora Dahse. Antonieta de Barros: Uma História. 2001. 159 f. Tese (Doutorado) - Curso de História, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTcwMjY=>. Acesso em: 15 out. 2018.

PASA, Caroline; KARPINSKI, Cesar. A “Maria da ilha” entre documentos e memória: reflexões sobre os arquivos da Deputada Estadual Antonieta de Barros (1901-1952). ÁGORA: Arquivologia em debate, Florianópolis, v. 29, n. 3, p.1-14, 15 jun. 2019. Semestral. 14 pg. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAxMzk3>. Acesso em: 15 dez. 2021.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 584 p.

PISMEL, Matheus Lobo. Quase um século após Antonieta de Barros, Alesc teve apenas um negro e doze mulheres deputadas. Jornal Maruim. Florianópolis, 1 out. 2018. p.12, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTAxODk=>. Acesso em: 6 fev. 2019.

PORTAL SÃO FRANCISCO. Redemocratização de 1945. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTAwODQ=>. Acesso em: 6 fev. 2019.

RÁDIO ARAGUAIA (Brusque). Homenagem pelos 120 anos de nascimento de Antonieta de Barros. 2021. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyNjU0>. Acesso em: 10 mai. 2022.

REVISTA PESQUISA FAPESP. Homenagem a Antonieta de Barros. 2022. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyNjQx>. Acesso em: 10 mai. 2022.

RODRIGUES, Natália. Estado Novo. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA0MzI=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Lançado livro infantil sobre a história de Antonieta de Barros. 2019. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTQ0NzY=>. Acesso em: 8 out. 2019.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Constituição Estadual de 1935. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjkzMzc=>. Acesso em: 16 mar. 2017.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Diário da Assembleia: Nº 4.683. 1999. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzY2Nzc=>. Acesso em: 1 out. 2018.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Programa Antonieta de Barros. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTAxNjk=>. Acesso em: 6 fev. 2019.

SANTA CATARINA. Universidade do Estado de Santa Catarina. Assessoria de Comunicação UDESC. Encontro reúne egressas da primeira ação afirmativa étnico-racial da UDESC: sobre o Projeto 40 mulheres negras, 40 Antonietas. 2019. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyNTg5>. Acesso em: 20 abr. 2022.

SILVA, Andréia Souza da; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira. Memorial Antonieta de Barros como veículo de disseminação e produção da informação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 11, n. 2, p.83-96, 15 jul. 2006. Quadrimestral. ISSN 1414-0594. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAxNDcy>. Acesso em: 16 dez. 2021.

SILVA, Josefina da. Antonieta de Barros - Maria da Ilha: discurso e catequese. 1991. 315 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, , Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1991. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAxMzIz>. Acesso em: 15 dez. 2021.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. UFSC homenageia Antonieta de Barros com título de Doutora Honoris Causa. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAxMDk5>. Acesso em: 13 dez. 2021.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Antonieta de Barros. 2024. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/68-Antonieta_de_Barros>. Acesso em: 25 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2024)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2024)

Memória Política de Santa Catarina