Nereu Ramos
Nereu Ramos

Advogado, jornalista e professor, natural de Lages/SC. Único catarinense que foi Presidente do Brasil, ocupou cargos de Governador, Interventor, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, Constituinte de 1934 e Constituinte de 1946, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, século XX.

Informações Gerais

Nome completo
Nereu de Oliveira Ramos
Filiação
Vidal José de Oliveira Ramos Júnior e Teresa Fiúza Ramos
Nascimento
03/09/1888
Local de nascimento
Lages/SC
Falecimento
16/06/1958
Local de falecimento
São José dos Pinhais/PR
Formação
Direito
Profissão
Advogado, jornalista e professor
Partido
Partido Republicano Catarinense (PRC), Partido Liberal Catarinense (PLC), Partido Social Democrático (PSD) e Aliança Liberal

Nereu Ramos

O único catarinense que ocupou o cargo de Presidente da República do Brasil por cerca de três meses. Nasceu em 3 de setembro de 1888, em Lages/SC.

De família influente na política catarinense, era o segundo filho de Teresa Fiúza Ramos e de Vidal Ramos (Vidal José de Oliveira Ramos Júnior). Nereu viu seu pai exercer vários cargos públicos: Superintendente de Lages por quase uma década, cargo hoje denominado de Prefeito; Deputado Provincial; Deputado Constituinte de 1891 e de 1895; Deputado Geral; Governador; Deputado Federal e Senador por Santa Catarina. Os irmãos de Nereu também ocuparam funções políticas importantes no Estado catarinense e no país: Joaquim Fiúza Ramos, Celso Ramos e Mauro Ramos. Vários dos seus primos foram políticos: Cândido Ramos, Aristiliano Ramos e Saulo Ramos, entre outros familiares, como Aderbal Ramos.

Nereu Ramos fez seus primeiros estudos em Lages, na fazenda paterna, o secundário realizou no Colégio Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo/RS, e bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em 1909, em São Paulo/SP.

Iniciou a carreira como advogado e jornalista. Durante a graduação em Direito, foi redator da revista do Centro Acadêmico XI de Agosto. Depois, trabalhou como redator-chefe de O Dia, órgão do Partido Republicano Catarinense (PRC), fundou o jornal A Noite, em Florianópolis (colaborou em 1918), e o jornal A República, em 1921.

Casou com Beatriz Pederneiras Ramos, com quem teve quatro filhos: Olga, Nereu, Murilo e Rubens Ramos.

Pelo PRC, elegeu-se duas vezes Deputado ao Congresso Representativo de Santa Catarina (Assembleia Legislativa) e integrou a: Legislatura (1910-1912), eleito em 1911, renunciou para secretariar a delegação brasileira nas Conferências Internacionais de Direito Marítimo e Letras de Câmbio, realizadas em Bruxelas e Haia (1912 e 1913); e 11ª Legislatura (1919-1921).

Entre uma legislatura e outra, foi Oficial de Gabinete do Governador de Santa Catarina, Vidal Ramos, seu pai, que administrou o Estado de 1910 a 1914.

Em 6 de fevereiro de 1918, tornou-se maçom pela Loja “Ordem e Trabalho, de Florianópolis e do Grande Oriente do Brasil, e diversas vezes foi Venerável Mestre (presidente) dessa Loja, tendo feito parte, também, do quadro da “Regeneração Catarinense”, de Florianópolis (fundada a 2 de abril de 1860) e também do Grande Oriente do Brasil”. (GOB).

Apoiou a candidatura de Nilo Peçanha à Presidência da República, vencida pelo opositor Artur Bernardes, em março de 1922.

Um dos fundadores e primeiro presidente (1927-1932) do Partido Liberal Catarinense (PLC). Por este foi eleito Deputado Federal por Santa Catarina duas vezes. A primeira na 35ª Legislatura (1930-1930), porém os Legislativos do país foram fechados com a Revolução de 1930, época em que liderou a campanha da Aliança Liberal no Estado catarinense (1929-1930). Participou da Revolução mencionada e apoiou a Revolução Constitucionalista de 1932. Na 36ª Legislatura (1933-1935) foi novamente eleito, sendo Deputado Constituinte de 1934, integrante da Comissão encarregada de examinar o anteprojeto de Constituição preparado pelo Governo Provisório (1933).

Lecionou Direito Constitucional e Teoria do Estado na Faculdade de Direito de Santa Catarina na década de 1930, da qual foi um dos fundadores.

Governou o Estado de Santa Catarina duas vezes:

  • De 1º de maio de 1935 a 16 de novembro de 1937 - era do PLC e foi eleito indiretamente pela Assembleia Legislativa, com a diferença de um voto sobre Aristiliano Ramos, seu primo. Recebeu a função de Fontoura Borges do Amaral Melo; e
  • De 16 de novembro de 1937 a 6 de novembro de 1945 - pertencia à Aliança Liberal, sendo Interventor nomeado pelo Governo Federal, desde o Golpe de 1937 até o final do Estado Novo, em 1945. Trasmitiu o cargo interinamente para Ivo d'Aquino, que era seu Secretário de Estado do Interior, Justiça, Educação e Saúde (de 4 de dezembro de 1937 a 31 de outubro de 1945). Tendo este último passado o cargo para Luiz Gallotti.

Durante a sua gestão como Governador transformou o Ginásio Santa Catarina (criado em 1905, no governo de seu pai, Vidal Ramos) no Ginásio Catarinense, instituiu Grupos Escolares no Estado, investiu na educação (ampliando o número de matrículas em vários níveis), revitalizou as rodovias do Estado, criou postos de saúde, mandou construir o edifício do Departamento de Saúde Pública, em Florianópolis, entre outras obras citadas nas Mensagens e nos Relatórios enviados por Nereu Ramos (mencionados nas referências).

Intensificou a nacionalização do ensino público no Estado e combateu o movimento nazista em Santa Catarina. A colônia alemã do Estado teve grande antipatia a algumas medidas tomadas pelo governador. O fechamento das sociedades de atiradores (que eram os locais onde os imigrantes se reuniam para praticar tiro ao alvo e realizar atividades folclóricas) e a mudança de situação política de vários distritos, como Blumenau, Rio do Sul, Indaial, Ibirama, Rodeio, Timbó e Gaspar à condição de municípios não foram bem aceitos na época.

Em 1945, foi um dos fundadores do Partido Social Democrático (PSD) no Estado, no mesmo ano elegeu-se Deputado Federal, com 28.007 votos, e Senador por Santa Catarina, com 110.740 votos, o que era permitido na época. Tomou posse no Senado para a 38ª Legislatura (1946-1951) e para a Assembleia Nacional Constituinte que iniciou seus trabalhos em fevereiro de 1946. Tornou-se líder da maioria na Casa e foi eleito por unanimidade Presidente da Comissão Constitucional - integrada por representantes de todos os partidos, sendo o responsável por elaborar o projeto de Constituição. A nova Carta foi promulgada em 18 de setembro de 1946.

Presidiu o PSD de 1947 a 1949.

Pelos Constituintes foi eleito (indiretamente) Vice-Presidente da República, sendo Presidente, General Eurico Gaspar Dutra, eleito diretamente com 3.251.507 votos em todo o Brasil. Nereu tomou posse e, de acordo com as novas normas constitucionais, passou a exercer o cargo de Presidente do Senado (1946-1951).

Enquanto Presidente do Senado, respondeu interinamente duas vezes pela Presidência da República do Brasil:

  • De 13 a 30 de maio de 1949, durante viagem do titular aos Estados Unidos; e
  • Início de 1955, quando Café Filho (João Fernandes Campos Café Filho) viajou à Bolívia para inaugurar a ferrovia Corumbá-Santa Cruz de La Sierra.

Pelo PSD, foi eleito Deputado Federal por Santa Catarina em 1950, com 14.513 votos, para a 39ª Legislatura (1951-1955) e, no período, presidiu a Câmara dos Deputados.

Em outubro de 1954, elegeu-se novamente Senador por Santa Catarina, pela coligação PSD e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), com 160.980 votos, para a 40ª Legislatura (1955-1959) e foi Vice-Presidente do Senado em 1955.

Nesse ano, as pressões ao Governo de Getúlio Vargas avolumavam-se, após o atentado a Carlos Lacerda na Rua Tonelero. Café Filho, Vice-Presidente da República, propôs a Vargas uma renúncia conjunta. Se isto acontecesse, Nereu Ramos seria o Presidente da República, devido ao seu cargo. Getúlio Vargas não aceitou a proposta e  suicidou-se em 24 de agosto de 1954.

Diante da vacância, Café Filho assumiu a Presidência do Brasil, mas deixou o cargo por problema cardíaco, sendo substituído pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Luz, de 8 a 11 de novembro de 1955. Carlos foi retirado do cargo por militares, comandados pelo Marechal Henrique Lott, no Movimento 11 de Novembro.  Os militares temiam que os candidatos eleitos para Presidência e Vice-Presidência do país, Juscelino Kubitschek e João Goulart, não fossem empossados.

Em função do impedimento de Café Filho, da deposição de Carlos Luz e da declaração de que o afastamento do Vice-Presidente seria definitivo, a Câmara dos Deputados elegeu Nereu Ramos para ocupar a Presidência da República, até que Juscelino Kubitscheck fosse empossado, assumiu o cargo e governou de 11 de novembro de 1955 até 31 de janeiro de 1956, sendo o primeiro catarinense a exercer tal posto.

Após ter sido escolhido Presidente, Nereu dirigiu-se ao hospital, onde Café Filho estava internado, e prometeu a ele que lhe restituiria a Presidência da República assim que pudesse voltar ao trabalho. Porém, uma vez mais, o Ministro da Guerra, Henrique Lott, não permitiu o retorno dele à função e o Congresso aprovou seu impedimento por 208 votos contra 109.

Nereu Ramos permaneceu no Governo de Juscelino, como Ministro da Justiça e dos Negócios Interiores. Em 1º de janeiro de 1956, a vigência do Estado de Sítio foi prorrogada até 26 de fevereiro do mesmo ano. Em fins de maio, determinou ao Exército a reprimenda das manifestações populares desencadeadas na Capital Federal contra o aumento das tarifas dos bondes. A cidade foi ocupada por tropas e, durante a ação à sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), parlamentares foram agredidos. O acontecimento fez com que Nereu precisasse prestar esclarecimentos à Câmara dos Deputados pelas agressões sofridas pelos parlamentares. Em 1957, pediu demissão do Ministério e retornou ao Senado.

Em 1958, foi Ministro Interino da Educação.

Integrou a Academia Catarinense de Letras, fundador da Cadeira número 22.

Faleceu em 16 de junho de 1958, em São José dos Pinhais/PR, vítima de desastre aéreo, num voo que partiu de Florianópolis. O avião, um Convair CV-440, de matrícula PP-CEP, da Cruzeiro do Sul, acidentou-se durante o pouso, matando dezoito pessoas, entre elas, Jorge Lacerda (Governador de Santa Catarina) e Leoberto Leal (Deputado Federal). No Senado foi sucedido por Francisco Gallotti, o primeiro suplente.

Nereu foi sepultado no Rio de Janeiro/RJ. Seus restos mortais foram depois transladados para Lages e estão no Memorial Nereu Ramos, onde há acervo de documentos e fotografias.            

Homenagens e condecorações

  • Município catarinense de Presidente Nereu, criado em 1961.
  • Memorial Nereu Ramos, Lages. Inaugurado em 1992.
  • Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.
  • Monumentos em vários municípios catarinenses.
  • Mais de 184 ruas, avenidas e praças levam o nome de Nereu Ramos.
  • Escolas e hospitais receberam seu nome, como o Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis/SC.
  • Muitas homenagens, por exemplo, a da Embaixada da Argentina, pelo embaixador Juan I. Cooke e senhora, em 22 de janeiro de 1948.
  • Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, de Portugal, em 17 de maio de 1958.
  • Documentário: O chão de minha terra: a vida de Nereu Ramos (2009). Duração: 28 minutos e 32 segundos. Dirigido por Diego Lara e Fernando Leão. Exibido no projeto SC em Cena, da RBS TV SC. Link para acesso: https://goo.gl/C3e4yg

Imagens

Assinatura de Nereu Ramos, advogado, em correspondência a cliente, em 1916
Fonte: Reprodução/ Acervo particular de Sílvio Nunes, neto de Pedro Gomes de Carvalho (destinatário da correspondência).
 

Foto - Memorial Nereu Ramos, ambiente com imagens, objetos e o seu túmulo, em Lages Fonte: Reprodução/Memorial Nereu Ramos.

Foto - Última foto de Nereu Ramos, embarcando no avião
Fonte: Reprodução/O chão de minha terra.

Mandatos

Referências

Vice-Presidente da República. Atualidades. Florianópolis, 1 out. 1948. n. 10, p.4, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA2Mjk=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

BALEEIRO, Eliomar; LIMA SOBRINHO, Barbosa. Constituições Brasileiras: Volume V. 1964. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA0MTk=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

BOGACIOVAS, Marcelo Meira Amaral. Árvore de Costado do Presidente Nereu Ramos: In: Revista da ASBRAP nº 2.177. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA1ODM=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

BRASIL ESCOLA. Estado de Sítio. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA0ODQ=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil: (de 16 de julho de 1934). Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA1MzE=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

CABRAL, Oswaldo R.. Breve Notícia sobre o Poder Legislativo de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 1974.

CÂMARA DOS DEPUTADOS (BRASIL). Espaço físico da Câmara e visitas. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA2OTc=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

COLÉGIO CATARINENSE. História. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA2NDU=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

CÔRREA, Carlos Humberto Pederneiras (Org.). Nereu Ramos. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura Edições: Associação Portobello de Cultura, 1988. 160 p.

CORRÊA, Carlos Humberto Pederneiras. Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982. Florianópolis: Editora da UFSC, 1983. 356 p.

CPDOC. Fundação Getúlio Vargas. Nereu Ramos. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA3MTA=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

CYSNE, Diogo. Constituição de 1934. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA1NDQ=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

ESTADÃO. Nereu Ramos. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA2NTg=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

GASPARETTO JÚNIOR, Antonio. Movimento 11 de Novembro. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA0OTc=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

GRANDE ORIENTE DO BRASIL. Nereu Ramos. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA4MTQ=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

LARA, Diego; LEÃO, Fernando. O chão de minha terra: a vida de Nereu Ramos. 2009. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA0MDY=>. Acesso em: 2 jan. 2019.

MATOS, Felipe. Armazém da Província: Vida Literária e Sociabilidades Intelectuais em Florianópolis na Primeira República. 2014. 241 f. Tese (Doutorado) - Curso de História, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTYz>. Acesso em: 7 ago. 2017.

NUNES, Sílvio. Assinatura de Nereu Ramos: Carta a um cliente, de 1º de setembro de 1916. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA1NTc=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

PEREIRA, Moacir. Acidente que matou Jorge Lacerda e Nereu Ramos mudou rumo da política em Santa Catarina. 2014. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA3MjM=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 584 p.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Biografia - Nereu Ramos. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA2ODQ=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

RAMOS, Nereu. Mensagem à Assembleia Legislativa do Estado, 1936, SC: Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em 16 de Julho de 1936, pelo Governador Nereu de Oliveira Ramos. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA3MzY=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

RAMOS, Nereu. Mensagem à Assembleia Legislativa do Estado, 1937, SC: Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 16 de Julho de 1937, pelo Governador Nereu Ramos. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA3NDk=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

RAMOS, Nereu. Relatório apresentado ao Presidente da República, 1938, SC: Relatório apresentado em outubro de 1938 ao Presidente da República pelo Dr. Nereu Ramos, interventor federal do Estado de Santa Catarina, para dar conta dos negócios públicos. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA3ODg=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

RAMOS, Nereu. Relatório apresentado ao Presidente da República, 1939, SC: Relatório apresentado em outubro de 1939 ao Presidente da República pelo Dr. Nereu Ramos, interventor federal do Estado de Santa Catarina. O relatório trata das questões do Estado relacionadas ao ano de 1938. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA3NjI=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

RAMOS, Nereu. Relatório apresentado ao Presidente da República, 1940, SC: Relatório apresentado em outubro de 1940 ao Presidente da República pelo Dr. Nereu Ramos, interventor federal do Estado de Santa Catarina. O relatório trata das questões do Estado relacionadas ao ano de 1939. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA4MDE=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

RAMOS, Nereu. Relatório apresentado ao Presidente da República, 1942, SC: Relatório apresentado em outubro de 1942 ao Presidente da República pelo Dr. Nereu Ramos, interventor federal do Estado de Santa Catarina. O relatório trata das questões da administração do Estado durante o exercício de 1941. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA3NzU=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

RODRIGUES, Natália. Golpe de 1937. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA0NDU=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

RODRIGUES, Natália. Estado Novo. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDQ3NTI=>. Acesso em: 29 out. 2018.

RODRIGUES, Natália. Estado Novo. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA0MzI=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

RODRIGUES, Natália. Governo de Café Filho. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA0NzE=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

RODRIGUES, Natália. Governo de Getúlio Vargas. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA1OTY=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

RODRIGUES, Natália. Governo de Nereu Ramos. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA2NzE=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

RODRIGUES, Natália. Revolução Constitucionalista de 1932. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDgzNjM=>. Acesso em: 11 nov. 2018.

RODRIGUES, Natália. Revolução de 1930. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDIyMDA=>. Acesso em: 18 dez. 2017.

Senado Federal. Nereu Ramos - biografia. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA1NzA=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. Resenha Eleitoral - Eleições Catarinenses 1945-1998. 2001. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjI2OQ==>. Acesso em: 30 nov. 2017.

TURISMO VIRTUAL. Foto: Memorial Nereu Ramos. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTEzNTg=>. Acesso em: 14 nov. 2017.

VELASCO, Valquíria. Carlos Lacerda. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA0NTg=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Nereu Ramos. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/725-Nereu_Ramos>. Acesso em: 26 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina