Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

8ª Legislatura

1910 - 1912

A 8ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina iniciou em 28 de agosto de 1910. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos 24 Deputados Estaduais: Alfredo Nóbrega de Oliveira; Antônio Pereira da Silva e Oliveira; Carlos Luís Büchele; Carlos Vítor Wendhausen; Dorval Melchíades de Souza; Emílio Blum; Eugênio Luís Müller; Francisco Margarida; Francisco Ferreira de Albuquerque; Fúlvio Aducci; Gustavo Lebon Régis; João Guimarães Pinho; João Luís Collaço; Joaquim Davi Ferreira Lima; José Cândido da Silva; José Johanny; Lúcio Antônio Caldeira; Luiz de Vasconcellos; Manoel Tiago de Castro; Mário de Sousa Lobo; Otacílio Costa; Paulo Zimmermann; Pedro Ferreira e Silva; Sebastião Furtado.

Renunciaram: Eugênio Luís Müller; José Johanny.

Faleceu: Pedro Ferreira e Silva (31/05/1911).

Eleitos em segundo pleito: Félix Busso Asseburg e José Mauricio dos Santos (por motivo das renúncias) e  Nereu Ramos (pelo falecimento de parlamentar).

Mesa Diretora da Assembleia, de 1910-1911, foi composta por:

Antônio Pereira da Silva e Oliveira - Presidente.

Dorval Melchíades de Souza - Vice-Presidente.

Francisco Margarida - 1º Secretário.

Otacílio Costa - 2º Secretário.

José Cândido da Silva - Suplente de Secretário.

João Guimarães Pinho - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1912, foi composta por:

Gustavo Lebon Régis - Presidente.

Joaquim Davi Ferreira Lima - Vice-Presidente.

Francisco Margarida - 1º Secretário.

Otacílio Costa - 2º Secretário.

João Guimarães Pinho - Suplente de Secretário.

José Cândido da Silva - Suplente de Secretário.

Essa legislatura foi composta, predominantemente, por militares, comerciantes, engenheiros e jornalistas.

ACONTECIMENTOS:

Santa Catarina

1910 - Inaugurada a primeira sede própria da Assembleia Legislativa, o chamado Palácio do Congresso - que foi totalmente destruído por um incêndio na noite do dia 17 de maio de 1956.

1910 a 1914 - Vidal Ramos foi Governador do Estado eleito, sendo Vice Eugênio Luís Müller. Foi seu interino Eugênio Luís Müller. Após a renúncia de Vidal, assumiu o governo João Guimarães Pinho, Presidente da Assembleia Legislativa.

23/05/1910 - Assinada a Constituição Estadual de 1910. 

Outubro de 1912 - Iniciou a Guerra do Contestado (ocorrida entre 1912 e 1916, com quase 10 mil mortos, entre revoltosos, soldados e moradores). Os conflitos armados entre os camponeses e as forças estaduais e federais, na divisa dos Estados do Paraná e Santa Catarina, principiado pelas irregularidades em posses de terra.

Brasil

1910 - Marechal Cândido Rondon criou o Serviço de Proteção ao Índio (SPI).

15/11/1910 - Marechal Hermes da Fonseca foi eleito Presidente da República.

22/11/1910 - Militares de baixa patente da Marinha fizeram protestos contra os castigos físicos que sofriam dentro da corporação. Iniciou a Revolta da Chibata.

Mundo

05/10/1910 - Instaurada a República portuguesa, após a derrubada do monarca Manuel II.

20/11/1910 - Iniciou a Revolução Mexicana - que tornou-se o acontecimento político-social mais importante do século XX no país.

1911 - Itália conquistou a Líbia no Norte da África.

REFERÊNCIAS:

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

BACK, Sylvio. Vídeo: O Contestado - Restos Mortais. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODgzMTE=>. Acesso em: 30 mai. 2019.

CABRAL, Oswaldo R.. Breve Notícia sobre o Poder Legislativo de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 1974.

FOLHA DE SÃO PAULO (São Paulo). História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997.

MENSAGEM APRESENTADA AO CONGRESSO REPRESENTATIVO, EM 23 DE JULHO DE 1911, PELO GOVERNADOR VIDAL JOSÉ DE OLIVEIRA RAMOS: 1910. Florianópolis: Typ. D'o Dia, 1911. 93 p. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY5ODg=>. Acesso em: 15 ago. 2017.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984.

SANTANA, Miriam Ilza. Guerra do Contestado. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTE0MzY=>. Acesso em: 10 fev. 2017.

SILVA, Beatriz Coelho. Revolta da Chibata. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY5Njc=>. Acesso em: 13 jul. 2018.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense: (1835-2000). Florianópolis: IOESC, 2000. 

Biografias

Alfredo Nóbrega de Oliveira

Alfredo Nóbrega de Oliveira

Empresário, natural de São Francisco do Sul/SC. Prefeito substituto em Joinville/SC, Deputado Constituinte de 1910 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Contador, fazendeiro comerciante e militar, natural de Vila Nova do Príncipe/SP. Em Santa Catarina foi Deputado na Assembleia Legislativa, na época Provincial e na Republicana, Deputado Constituinte de 1891, 1895 e 1910, Governador, Deputado Federal e Senador, no final do século XIX e início do século XX.

Carlos Luís Büchele

Carlos Luís Büchele

Militar e tabelião, natural de Tijucas/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX.

Carlos Vítor Wendhausen

Carlos Vítor Wendhausen

Importante comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por sete vezes consecutivas, no século XX.

Dorval Melchíades de Souza

Dorval Melchíades de Souza

Militar, natural de Desterro/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Constituinte de 1928, Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina e Deputado Federal por SC, no final do século XIX e início do século XX. Autor de projeto parlamentar para conceder direito de voto à mulher catarinense e mantinha correspondência com Bertha Lutz, lutadora pela emancipação feminina.

Emílio Blum

Emílio Blum

Engenheiro, comerciante e militar, natural de Bagé/RS. Prefeito de Desterro/SC, Deputado Constituinte Estadual de 1891 e 1910, e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Eugênio Luís Müller

Eugênio Luís Müller

Advogado, comerciante, tabelião, escrivão, tesoureiro e militar, natural de Itajaí/SC. Deputado Constituinte de 1910 e Deputado na Assembleia Legislativa, Governador interino de Santa Catarina, Deputado Federal, representando os catarinenses, no século XX.

Félix Busso Asseburg

Félix Busso Asseburg

Empresário e militar natural de Itajaí/SC. Vereador na cidade natal e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Francisco Margarida

Francisco Margarida

Jornalista, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1910 e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por três vezes, no final do século XIX e início do XX.

Francisco Ferreira de Albuquerque

Francisco Ferreira de Albuquerque

Militar, fazendeiro e comerciante, natural de São Joaquim/SC. Prefeito de Curitibanos/SC, Deputado Constituinte de 1910 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX.

Fúlvio Aducci

Fúlvio Aducci

Advogado, jornalista e professor, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1910, cinco vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal representando os catarinenses e Governador do mesmo Estado no século XX. Foi Secretário de Estado e ocupou diversos cargos.

Gustavo Lebon Régis

Gustavo Lebon Régis

Engenheiro, matemático e militar, natural de Parati/SC. Constituinte de 1910, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no início do século XX. Secretário de Estado e representante do governo em campanha na Guerra do Contestado.

João Guimarães Pinho

João Guimarães Pinho

Comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1910, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa em oito mandatos e Governador interino do Estado de Santa Catarina, no século XX.

João Luís Collaço

João Luís Collaço

Militar, natural de Tubarão/SC. Prefeito na cidade natal e Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Joaquim Davi Ferreira Lima

Joaquim Davi Ferreira Lima

Médico, natural de Santana do Camisão/BA. Prefeito substituto em Tubarão/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

José Cândido da Silva

José Cândido da Silva

Militar e comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1910 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

José Johanny

José Johanny

Tipógrafo, jornalista, professor, comerciante, advogado e promotor público, natural de Laguna/SC. Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

José Mauricio dos Santos

José Mauricio dos Santos

Comerciante, militar, juiz de paz, subdelegado de polícia, delegado literário, agente do fisco e encarregado das obras públicas. Prefeito de Jaguaruna/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Lúcio Antônio Caldeira

Lúcio Antônio Caldeira

Militar e funcionário público, natural de São Francisco do Sul/SC. Prefeito de Florianópolis/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX.

Luiz de Vasconcellos

Luiz de Vasconcellos

Militar, negociante, hoteleiro, escrivão e tabelião, natural de Baturité/CE. Prefeito em São Bento do Sul/SC, Deputado Constituinte (1910 e 1928) e sete vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manoel Tiago de Castro

Manoel Tiago de Castro

Jornalista e advogado provisionado, natural de Lages/SC. Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1910 e 1928, dez vezes seguidas eleito Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Mário de Sousa Lobo

Mário de Sousa Lobo

Escrivão, advogado e tabelião, natural de Joinville/SC. Deputado Constituinte de 1891 e de 1910 e Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Nereu Ramos

Nereu Ramos

Advogado, jornalista e professor, natural de Lages/SC. Único catarinense que foi Presidente do Brasil, ocupou cargos de Governador, Interventor, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal e Constituinte de 1934, Senador e Constituinte de 1946, representando os catarinenses, no século XX.

Otacílio Costa

Otacílio Costa

Fazendeiro, militar, advogado provisionado, promotor público, jornalista e escritor, natural de Lages/SC. Prefeito na terra natal, duas vezes Deputado Constituinte (1910 e 1928) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal Constituinte de 1946, no século XX.

Paulo Zimmermann

Paulo Zimmermann

Agrimensor prático e empresário, natural da Alemanha. Vereador e Prefeito de Blumenau/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do XX.

Pedro Ferreira e Silva

Pedro Ferreira e Silva

Médico, jornalista e militar, natural de Catu/BA. Prefeito e Vereador de Itajaí/SC, Constituinte Estadual de 1891 e de 1895, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Sebastião Furtado

Sebastião Furtado

Militar, fazendeiro e jornalista, natural de Lages/SC. Seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Memória Política de Santa Catarina