Legislativo / Deputado(a) Estadual / Legislaturas

Visualização

7ª Legislatura

1907 - 1909

A 7ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina iniciou em 4 de agosto de 1907. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos 22 Deputados Estaduais: Alexandre Ernesto de Oliveira; Antônio Pereira da Silva e Oliveira; Antônio Pinto da Costa Carneiro; Celso Bayma; Dorval Melchíades de Souza; Emílio Blum; Eugênio Luís Müller; Francisco Margarida; Francisco Ferreira de Albuquerque; Francisco Tavares da Cunha Melo Sobrinho; Henrique de Almeida Valga; João Cabral de Melo; João Guimarães Pinho; João Nepomuceno Manfredo Leite; Joaquim Davi Ferreira Lima; José Bonifácio da Cunha; José Fernandes Martins; José Joaquim de Cordova Passos; Lúcio Antônio Caldeira; Luís Abry; Manuel Tiago de Castro; Pedro Ferreira e Silva.

Foram eleitos Deputados Estaduais em segundo pleito: Alfredo Raymundo Richard; Carlos Luís Büchele; Gustavo Lebon Régis; Henrique Rupp Júnior; Sebastião Furtado.

Suplentes convocados: José Johanny; Sebastião Furtado.

Renunciaram:  Henrique de Almeida Valga; José Bonifácio da Cunha.

Faleceram:  Alexandre Ernesto de Oliveira (1908); Antônio Pinto da Costa Carneiro (15/08/1908).

Mesa Diretora da Assembleia, de 1907, foi composta por:

Antônio Pereira da Silva e Oliveira - Presidente.

João Cabral de Melo - Vice-Presidente.

Dorval Melchíades de Souza - 1º Secretário.

Francisco Margarida - 2º Secretário.

Lúcio Antônio Caldeira - Suplente de Secretário.

Francisco Ferreira de Albuquerque - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1908, foi composta por:

Antônio Pereira da Silva e Oliveira - Presidente.

Dorval Melchíades de Souza - Vice-Presidente.

Francisco Margarida - 1º Secretário.

Henrique Rupp Júnior - 2º Secretário.

Lúcio Antônio Caldeira - Suplente de Secretário.

Francisco Ferreira de Albuquerque - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1909, foi composta por:

Antônio Pereira da Silva e Oliveira - Presidente.

Dorval Melchíades de Souza - Vice-Presidente.

Francisco Margarida - 1º Secretário.

Henrique Rupp Júnior - 2º Secretário.

Lúcio Antônio Caldeira - Suplente de Secretário.

Francisco Ferreira de Albuquerque - Suplente de Secretário.

Essa legislatura foi composta, predominantemente, por militares, advogados e comerciantes.

Ao final do texto, acesse as biografias.

ACONTECIMENTOS

Brasil

15/11/1902 a 15/11/1906 - O país foi governado pelo Presidente Rodrigues Alves.

1907 - Sob o comando do Marechal Cândido Rondon, a Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas iniciou a construção de linhas de comunicação.

1908 - Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil a bordo do navio Kasato.

Santa Catarina

21/11/1906 a 29/09/1910 - O Estado foi governado por Gustavo Richard. No seu governo, assumiu interinamente Abdon Batista.

21/06/1908 - A Lei Estadual nº 727 aumentou o número de vagas do Legislativo de 22 para 24. Por este motivo (e pelo falecimento ou renúncia de outros parlamentares) houve uma nova eleição durante a 7ª Legislatura para o preenchimento do quadro Legislativo.

Mundo

1908 - Em Paris, na França, Santos Dumont fez seu primeiro voo a bordo do avião 14-Bis.

REFERÊNCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

CABRAL, Oswaldo R.. Breve Notícia sobre o Poder Legislativo de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 1974.

CORRÊA, Carlos Humberto Pederneiras. Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982. Florianópolis: Editora da UFSC, 1983. 356 p.

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 800 p.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

Biografias

Alexandre Ernesto de Oliveira

Alexandre Ernesto de Oliveira

Advogado, promotor público e militar, natural de São Francisco do Sul/SC. Seis vezes Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, três na época provincial (século XIX) e três na época republicana (início do século XX).

Alfredo Raymundo Richard

Alfredo Raymundo Richard

Músico, professor e advogado, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Filho de Gustavo Richard (Prefeito da Capital catarinense, Senador e Governador de Santa Catarina).

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Contador, fazendeiro comerciante e militar, natural de Vila Nova do Príncipe/SP. Em Santa Catarina foi Deputado na Assembleia Legislativa, na época Provincial e na Republicana, Deputado Constituinte de 1891, 1895 e 1910, Governador, Deputado Federal e Senador, no final do século XIX e início do século XX.

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Jornalista, comerciante e militar, natural do Porto/Portugal. Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Carlos Luís Büchele

Carlos Luís Büchele

Militar e tabelião, natural de Tijucas/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX.

Celso Bayma

Celso Bayma

Advogado e professor, natural de Assunção/Paraguai. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, seis vezes Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, no início do século XX.

Dorval Melchíades de Souza

Dorval Melchíades de Souza

Militar, natural de Desterro/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Constituinte de 1928, Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina e Deputado Federal por SC, no final do século XIX e início do século XX. Autor de projeto parlamentar para conceder direito de voto à mulher catarinense e mantinha correspondência com Bertha Lutz, lutadora pela emancipação feminina.

Emílio Blum

Emílio Blum

Engenheiro, comerciante e militar, natural de Bagé/RS. Prefeito de Desterro/SC, Deputado Constituinte Estadual de 1891 e 1910, e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Eugênio Luís Müller

Eugênio Luís Müller

Advogado, comerciante, tabelião, escrivão, tesoureiro e militar, natural de Itajaí/SC. Deputado Constituinte de 1910 e Deputado na Assembleia Legislativa, Governador interino de Santa Catarina, Deputado Federal, representando os catarinenses, no século XX.

Francisco Margarida

Francisco Margarida

Jornalista, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1910 e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por três vezes, no final do século XIX e início do XX.

Francisco Ferreira de Albuquerque

Francisco Ferreira de Albuquerque

Militar, fazendeiro e comerciante, natural de São Joaquim/SC. Prefeito de Curitibanos/SC, Deputado Constituinte de 1910 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX.

Francisco Tavares da Cunha Melo Sobrinho

Francisco Tavares da Cunha Melo Sobrinho

Advogado, juiz de direito e desembargador, natural de Itambé/PE. Vereador e Prefeito em Joinville/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Gustavo Lebon Régis

Gustavo Lebon Régis

Engenheiro, matemático e militar, natural de Parati/SC. Constituinte de 1910, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no início do século XX. Secretário de Estado e representante do governo em campanha na Guerra do Contestado.

Henrique de Almeida Valga

Henrique de Almeida Valga

Advogado, natural de São José/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Henrique Rupp Júnior

Henrique Rupp Júnior

Advogado, jornalista, professor e empresário, natural de Joinville/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

João Cabral de Melo

João Cabral de Melo

Militar, natural de Laguna/SC. Vereador e Prefeito em Tubarão/SC, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado no Congresso Representativo e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

João Guimarães Pinho

João Guimarães Pinho

Comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1910, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa em oito mandatos e Governador interino do Estado de Santa Catarina, no século XX.

João Nepomuceno Manfredo Leite

João Nepomuceno Manfredo Leite

Padre e escritor, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX.

Joaquim Davi Ferreira Lima

Joaquim Davi Ferreira Lima

Médico, natural de Santana do Camisão/BA. Prefeito substituto em Tubarão/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

José Bonifácio da Cunha

José Bonifácio da Cunha

Médico e militar, natural de Santo Amaro/BA. Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, no Congresso Representativo, e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

José Fernandes Martins

José Fernandes Martins

Militar e Advogado. Prefeito em Laguna/SC e duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

José Joaquim de Córdova Passos

José Joaquim de Córdova Passos

Advogado, promotor, jornalista e militar, natural de Lages/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, no Congresso Representativo e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX. Advogado de defesa no caso Irmãos Canozzi, em 1902.

José Johanny

José Johanny

Tipógrafo, jornalista, professor, comerciante, advogado e promotor público, natural de Laguna/SC. Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Lúcio Antônio Caldeira

Lúcio Antônio Caldeira

Militar e funcionário público, natural de São Francisco do Sul/SC. Prefeito de Florianópolis/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX.

Luís Abry

Luís Abry

Comerciante e tabelião, natural de Helmsted/Alemanha. Vereador em Blumenau/SC, Deputado Constituinte de 1895 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Manoel Tiago de Castro

Manoel Tiago de Castro

Jornalista e advogado provisionado, natural de Lages/SC. Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1910 e 1928, dez vezes seguidas eleito Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Pedro Ferreira e Silva

Pedro Ferreira e Silva

Médico, jornalista e militar, natural de Catu/BA. Prefeito e Vereador de Itajaí/SC, Constituinte Estadual de 1891 e de 1895, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Sebastião Furtado

Sebastião Furtado

Militar, fazendeiro e jornalista, natural de Lages/SC. Seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Memória Política de Santa Catarina