Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

9ª Legislatura

1913 - 1915

A 9ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina teve início em em 23 de julho de 1913. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

 

Foram eleitos Deputados Estaduais: Arnaldo Claro São Tiago; Artur Ferreira da Costa; Benjamin de Sousa Vieira; Carlos Luís Büchele; Carlos Vítor Wendhausen; Dorval Melquíades de Sousa; Emílio Blum; Francisco Ferreira de Albuquerque; Francisco Tavares da Cunha Melo Sobrinho;  Fúlvio Coriolano Aducci; Gustavo Lebon Régis; Hugo de Oliveira Ramos; João Alcântara da Cunha; João Guimarães Pinho; João Luís Collaço; José Acácio Soares Moreira; Luís de Oliveira Leite; Luís de Vasconcelos; Manuel Tiago de Castro; Marcos Konder; Otacílio Vieira da Costa; Paulo Zimmermann; Pedro Cristiano Feddersen; Sebastião da Silva Furtado.

Eleito em sendo pleito: Eliseu Guilherme da Silva; Procópio Gomes de Oliveira; Domingos Tomás Ferreira; Antônio Pereira da Silva e Oliveira.

Renunciaram: Francisco Tavares da Cunha Melo Sobrinho; Fúlvio Coriolano Aducci; Hugo de Oliveira Ramos.

Faleceu: Carlos Luís Büchele

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1913, foi composta por:

João Guimarães Pinho - Presidente.

Francisco Ferreira de Albuquerque – Vice-Presidente.

Artur Ferreira da Costa – 1º Secretário.

Marcos Konder – 2º Secretário.

Fúlvio Coriolano Aducci– Suplente de Secretário;

João Alcântara da Cunha – Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1914, foi composta por:

João Guimarães Pinho - Presidente;

Francisco Ferreira de Albuquerque – Vice-Presidente;

Artur Ferreira da Costa – 1º Secretário;

Marcos Konder – 2º Secretário;

Carlos Vítor Wendhausen – Suplente de Secretário;

João Alcântara da Cunha – Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1915, foi composta por:

João Guimarães Pinho - Presidente;

Francisco Ferreira de Albuquerque – Vice-Presidente;

Artur Ferreira da Costa – 1º Secretário;

Marcos Konder – 2º Secretário;

Carlos Vítor Wendhausen– Suplente de Secretário;

João Alcântara da Cunha – Suplente de Secretário.

 

Acontecimentos

Santa Catarina

1913 –  Governo do Estado, sob o Decreto Nº 741 de 13 de agosto de 1913, convoca nova eleição para o preenchimento do quadro parlamentar catarinense.

1914 – Felipe Schmidt é nomeado Vice-Governador do Estado em 28 de setembro, permanecendo no cargo até o ano seguinte.

Brasil

1914 – Venceslau Brás é eleito o 9º Presidente da República, em 1º de março, com 532.107 votos.

Mundo

1914 – 1ª Guerra Mundial tem seu início em 28 de julho.

1914 – Canal do Panamá é inaugurado.

1914 – Território egípcio recebe protetorado britânico.

 

REFERÊNCIAS

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p. 317, 318.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. 257, 258.

Biografias

Antônio Pereira Oliveira Filho

Antônio Pereira Oliveira Filho

Médico, farmacêutico e militar. Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no século XX.

Arnaldo Claro São Tiago

Arnaldo Claro São Tiago

Professor, funcionário público, jornalista e poeta, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1891, no Congresso Representativo, e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX.

Artur Ferreira da Costa

Artur Ferreira da Costa

Advogado e Promotor Público, natural de Santo Amaro/BA. Deputado Constituinte de 1928, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Senador representando os catarinenses, no século XX. Secretário de Estado.

Benjamin de Sousa Vieira

Benjamin de Sousa Vieira

Militar e chefe de polícia, natural de Penha/SC. Vereador e Prefeito em Camboriú/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Carlos Luís Büchele

Carlos Luís Büchele

Militar e tabelião, natural de Tijucas/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX.

Carlos Vítor Wendhausen

Carlos Vítor Wendhausen

Importante comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por sete vezes consecutivas, no século XX.

Dorval Melchíades de Souza

Dorval Melchíades de Souza

Militar, natural de Desterro/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Constituinte de 1928, Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina e Deputado Federal por SC, no final do século XIX e início do século XX. Autor de projeto parlamentar para conceder direito de voto à mulher catarinense e mantinha correspondência com Bertha Lutz, lutadora pela emancipação feminina.

Eliseu Guilherme da Silva

Eliseu Guilherme da Silva

Farmacêutico e militar, natural de São José/SC. Interventor Interino da Província catarinense, Deputado Federal, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, no século XIX e início do século XX.

Emílio Blum

Emílio Blum

Engenheiro, comerciante e militar, natural de Bagé/RS. Prefeito de Desterro/SC, Deputado Constituinte Estadual de 1891 e 1910, e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Francisco Tavares da Cunha Melo Sobrinho

Francisco Tavares da Cunha Melo Sobrinho

Advogado, juiz de direito e desembargador, natural de Itambé/PE. Vereador e Prefeito em Joinville/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Fúlvio Aducci

Fúlvio Aducci

Advogado, jornalista e professor, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1910, quatro vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal representando os catarinenses e Governador do mesmo Estado no século XX. Foi Secretário de Estado e ocupou diversos cargos.

Gustavo Lebon Régis

Gustavo Lebon Régis

Engenheiro, matemático e militar, natural de Parati/SC. Constituinte de 1910, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no início do século XX. Secretário de Estado e representante do governo em campanha na Guerra do Contestado.

Hugo Ramos

Hugo Ramos

Advogado, natural de Lages/SC. Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

João Alcântara da Cunha

João Alcântara da Cunha

Telegrafista e advogado provisionado, natural de Itajaí/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

João Guimarães Pinho

João Guimarães Pinho

Comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1910, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa em oito mandatos e Governador interino do Estado de Santa Catarina, no século XX.

João Luís Collaço

João Luís Collaço

Militar, natural de Tubarão/SC. Prefeito na cidade natal e Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

José Acácio Soares Moreira

José Acácio Soares Moreira

Telegrafista, jornalista e advogado provisionado, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Luís Alves Leite de Oliveira Belo

Luís Alves Leite de Oliveira Belo

Escrivão, tabelião, militar e advogado provisionado, natural de Laguna/SC. Vereador em Araranguá/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Luiz de Vasconcellos

Luiz de Vasconcellos

Militar, negociante, hoteleiro, escrivão e tabelião, natural de Baturité/CE. Prefeito em São Bento do Sul/SC, Deputado Constituinte (1910 e 1928) e sete vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manoel Tiago de Castro

Manoel Tiago de Castro

Jornalista e advogado provisionado, natural de Lages/SC. Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1910 e 1928, dez vezes seguidas eleito Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Marcos Konder

Marcos Konder

Industrial e escritor, natural de Itajaí/SC. Prefeito e Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1928 e de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Otacílio Costa

Otacílio Costa

Fazendeiro, militar, advogado provisionado, promotor público, jornalista e escritor, natural de Lages/SC. Prefeito na terra natal, duas vezes Deputado Constituinte (1910 e 1928) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal Constituinte de 1946, no século XX.

Paulo Zimmermann

Paulo Zimmermann

Agrimensor prático e empresário, natural da Alemanha. Vereador e Prefeito de Blumenau/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Pedro Cristiano Feddersen

Pedro Cristiano Feddersen

Comerciante e industrial, natural de Tondern/Dinamarca. Vereador em Blumenau/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Procópio Gomes de Oliveira

Procópio Gomes de Oliveira

Comerciante, industrial, militar e juiz municipal, natural de Parati/SC. Prefeito em Joinville/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Sebastião Furtado

Sebastião Furtado

Militar, fazendeiro e jornalista, natural de Lages/SC. Seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Memória Política de Santa Catarina