Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

10ª Legislatura

1916 - 1918

A 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina iniciou em 12 de agosto de 1916. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos Deputados Estaduais: Antônio Pereira Oliveira Filho; Aristiliano Ramos; Arnaldo Claro São Tiago; Artur Ferreira da Costa; Caetano Vieira da Costa; Carlos Vítor Wendhausen; Dorval Melchíades de Souza; Félix Busso Asseburg; Francisco Ferreira de Albuquerque; João Guimarães Pinho; José Acácio Soares Moreira; José Boiteux; José Martins Cabral; Joe Collaço; Luís Abry; Luiz de Vasconcelos; Manoel Tomás Vieira - Major Vieira; Manoel Tiago de Castro; Marcos Konder; Oto Boehm; Paulo Zimmermann; Polidoro Olavo de São Tiago; Procópio Gomes de Oliveira; Virgílio Várzea.

Eleito em novo pleito: Benjamin Gallotti.

Suplente convocado:  Luiz de Oliveira Leite.

Faleceu: Polidoro Olavo de São Tiago (07/05/1916).

Mesa Diretora da Assembleia, de 1916, foi composta por:

João Guimarães Pinho - Presidente.

Francisco Ferreira de Albuquerque - Vice-Presidente.

Artur Ferreira da Costa - 1º Secretário.

Marcos Konder - 2º Secretário.

Joe Collaço - Suplente de Secretário.

Aristiliano Ramos - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1917, foi composta por:

João Guimarães Pinho - Presidente.

Francisco Ferreira de Albuquerque - Vice-Presidente.

Marcos Konder - 1º Secretário.

Arnaldo Claro São Tiago - 2º Secretário.

Joe Collaço - Suplente de Secretário.

Aristiliano Ramos - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1918, foi composta por:

Dorval Melchíades de Souza - Presidente.

Manoel Tiago de Castro - Vice-Presidente.

José Boiteux - 1º Secretário.

Luiz de Vasconcelos - 2º Secretário.

Aristiliano Ramos - Suplente de Secretário.

Joe Collaço - Suplente de Secretário.

ACONTECIMENTOS:

Santa Catarina

10/12/1916 Benjamin Gallotti Júnior foi eleito Deputado Estadual, para preencher a vaga aberta com o falecimento de Polidoro Olavo de São Tiago.

08/10/1916 – Deputado  Antônio Pereira da Silva e Oliveira assumiu provisoriamente o Governo do Estado.

10/10/1916 –  Governador efetivo, Felipe Schmidt, retornou ao cargo.

Agosto de 1916 – Guerra do Contestado chegou ao fim, após a prisão Adeodato Manoel Ramos, um dos chefes do último abrigo de rebeldes.

1918 – Lauro Müller foi eleito Governador do Estado, mas não assumiu o cargo. Hercílio Luz, Vice-Governador, do Partido Republicano Catarinense (PRC), assumiu o governo em 28 de setembro.

Brasil

1917 – Tropas brasileiras foram enviadas para combater na 1ª Guerra Mundial.

Mundo

1917 – Alexander Kerênski foi derrubado na Rússia e governo comunista é implantado, sob a liderança de Lênin.

1918 – Grã-Bretanha passou dominar o território palestino após derrotar as Forças da Alemanha e do Império Otomano.

11/11/1918 – 1ª Guerra Mundial chegou ao fim, contabilizando 10 milhões de mortes.

REFERÊNCIAS:

BACK, Sylvio. Vídeo: O Contestado - Restos Mortais. 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2lPjs7f>. Acesso em: 10 fev. 2017.

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p. (pp. 317, 318).

GOMES, Cristiana. Primeira Guerra Mundial. Disponível em: <https://bit.ly/2yLhrwx>. Acesso em: 10 jul. 2018.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. (pp. 264, 265, 266).

SANTANA, Miriam Ilza. Guerra do Contestado. Disponível em: <https://bit.ly/2mkroxC>. Acesso em: 10 fev. 2017.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. (pp. 260, 261).

Biografias

Antônio Pereira Oliveira Filho

Antônio Pereira Oliveira Filho

Médico, farmacêutico e militar. Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no século XX.

Aristiliano Ramos

Aristiliano Ramos

Fazendeiro, militar e jornalista, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa, Interventor Federal no Estado e Deputado Federal de Santa Catarina, no século XX.

Arnaldo Claro São Tiago

Arnaldo Claro São Tiago

Professor, funcionário público, jornalista e poeta, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1891, no Congresso Representativo, e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do XX.

Artur Ferreira da Costa

Artur Ferreira da Costa

Advogado e Promotor Público, natural de Santo Amaro/BA. Deputado Constituinte de 1928, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Senador representando os catarinenses, no século XX. Secretário de Estado.

Benjamin Gallotti

Benjamin Gallotti

Empresário, natural de Tijucas/SC. Prefeito na terra natal, Deputado Constituinte de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Caetano Costa

Caetano Costa

Jornalista e militar, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Otto Boehm

Otto Boehm

Empresário e jornalista, natural de Joinville/SC. Prefeito interino na terra natal e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Carlos Júlio Renaux

Carlos Júlio Renaux

Advogado, juiz de direito e industrial, natural de Brusque/SC. Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Filho do fundador da Fábrica de Tecidos Carlos Renaux - a primeira do gênero em Santa Catarina, e Cônsul do Brasil em Arnhem, na Holanda.

Carlos Vítor Wendhausen

Carlos Vítor Wendhausen

Importante comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por sete vezes consecutivas, no século XX.

Dorval Melchíades de Souza

Dorval Melchíades de Souza

Militar, natural de Desterro/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Constituinte de 1928, Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina e Deputado Federal por SC, no final do século XIX e início do século XX. Autor de projeto parlamentar para conceder direito de voto à mulher catarinense e mantinha correspondência com Bertha Lutz, lutadora pela emancipação feminina.

Félix Busso Asseburg

Félix Busso Asseburg

Empresário e militar natural de Itajaí/SC. Vereador na cidade natal e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Francisco Ferreira de Albuquerque

Francisco Ferreira de Albuquerque

Militar, fazendeiro e comerciante, natural de São Joaquim/SC. Prefeito de Curitibanos/SC, Deputado Constituinte de 1910 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX.

Henrique Rupp Júnior

Henrique Rupp Júnior

Advogado, jornalista, professor e empresário, natural de Joinville/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

João Guimarães Pinho

João Guimarães Pinho

Comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1910, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa em oito mandatos e Governador interino do Estado de Santa Catarina, no século XX.

Joe Collaço

Joe Collaço

Advogado, jornalista e teatrólogo, natural de Tubarão/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX. No Executivo catarinense foi Secretário do Interior e Justiça e da Fazenda e Obras Públicas.

José Acácio Soares Moreira

José Acácio Soares Moreira

Telegrafista, jornalista e advogado provisionado, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

José Boiteux

José Boiteux

Jornalista, historiador, advogado e professor, natural de Tijucas/SC. Deputado Constituinte de 1895, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no final do século XIX e início do XX. Desembargador do Tribunal de Justiça e grande incentivador da cultura e da história.

José Martins Cabral

José Martins Cabral

Advogado, comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Prefeito em Tubarão/SC, Deputado Constituinte de 1891 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Luís Abry

Luís Abry

Comerciante e tabelião, natural de Helmsted/Alemanha. Vereador em Blumenau/SC, Deputado Constituinte de 1895 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Luiz de Oliveira Leite <small>(Suplente)</small>

Luiz de Oliveira Leite (Suplente)

Escrivão, tabelião, militar e advogado provisionado, natural de Laguna/SC. Vereador em Araranguá/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX.

Luiz de Vasconcellos

Luiz de Vasconcellos

Militar, negociante, hoteleiro, escrivão e tabelião, natural de Baturité/CE. Prefeito em São Bento do Sul/SC, Deputado Constituinte (1910 e 1928) e sete vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manoel Tiago de Castro

Manoel Tiago de Castro

Jornalista e advogado provisionado, natural de Lages/SC. Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1910 e 1928, dez vezes seguidas eleito Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manoel Tomás Vieira - Major Vieira

Manoel Tomás Vieira - Major Vieira

Militar, fazendeiro e comerciante, natural de Araucária/PR. Prefeito e Vereador de Canoinhas/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. O nome do município catarinense “Major Vieira” é em sua homenagem.

Marcos Konder

Marcos Konder

Industrial e escritor, natural de Itajaí/SC. Prefeito e Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1928 e de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Paulo Zimmermann

Paulo Zimmermann

Agrimensor prático e empresário, natural da Alemanha. Vereador e Prefeito de Blumenau/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do XX.

Polidoro Olavo de São Tiago

Polidoro Olavo de São Tiago

Engenheiro, jornalista e militar, natural de Desterro/SC. Governador interino, Deputado Provincial eleito, Constituinte Estadual de 1891, Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Procópio Gomes de Oliveira

Procópio Gomes de Oliveira

Comerciante, industrial, militar e juiz municipal, natural de Parati/SC. Prefeito em Joinville/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Virgílio Várzea

Virgílio Várzea

Funcionário público, jornalista, professor, literato e escritor, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1892 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa Catarinense, no século XX. Criador do gênero marinhista na literatura latino-americana.

Memória Política de Santa Catarina