Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

10ª Legislatura

1916 - 1918

A 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina teve início em 12 de agosto de 1916. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

 

Foram eleitos Deputados Estaduais: Antônio Pereira Oliveira Filho; Aristiliano Laureano Ramos; Arnaldo Claro São Tiago; Artur Ferreira da Costa;  Caetano Vieira da Costa; Carlos Vítor Wendhausen; Dorval Melquíades de Sousa; Félix Busso Asseburg; Francisco Ferreira de Albuquerque; João Guimarães Pinho; José Acácio Soares Moreira;  José Arthur Boiteux; José Martins Cabral; Joe Luís Martins Collaço; Luís Abry; Luiz de Vasconcelos; Manuel Tiago de Castro; Marcos Konder; Oto Boehm; Paulo Zimmermann; Polidoro Olavo de São Tiago; Procópio Gomes de Oliveira; Tomás Vieira; Virgílio dos Reis Várzea.

Eleito em novo pleito: Benjamin Gallotti Júnior.

Foi convocado:  Luís de Oliveira Leite.

Faleceu: Polidoro Olavo de São Tiago.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1916, foi composta por:

João Guimarães Pinho  Presidente.

Francisco Ferreira de Albuquerque Vice-Presidente.

Artur Ferreira da Costa  1º Secretário.

Marcos Konder   2º Secretário.

Joe Luís Martins Collaço  Suplente de Secretário.

Aristiliano Laureano Ramos  Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1917, foi composta por:

João Guimarães Pinho  Presidente.

Francisco Ferreira de Albuquerque. Vice Presidente.

Marcos Konder  1º Secretário.

Arnaldo Claro São Tiago  2º Secretário.

Joe Luís Martins Collaço  Suplente de Secretário.

Aristiliano Laureano Ramos  Suplente de Secretário.

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1918, foi composta por:

Dorval Melquíades de Sousa Presidente.

Manuel Tiago de Castro Vice-Presidente.

José Arthur Boiteux 1º Secretário.

Luiz de Vasconcelos 2º Secretário.

Aristiliano Laureano Ramos Suplente de Secretário.

Joe Luís Martins Collaço  Suplente de Secretário.

Acontecimentos

Santa Catarina

1916 – Benjamin Gallotti Júnior é eleito Deputado Estadual, em 10 de dezembro, para o preenchimento da vaga aberta com o falecimento do então Deputado Polidoro Olavo de São Tiago.

1916 – Deputado  Antônio Pereira da Silva e Oliveira assume provisoriamente o Governo do Estado em 8 de outubro.

1916 –  Governador efetivo, Felipe Schmidt, retorna ao cargo em 10 de outubro.

1916 – Guerra do Contestado chega ao fim, em agosto, após a prisão Adeodato Manoel Ramos, um dos chefes do último abrigo de rebeldes.

1918 Lauro Severiano Müller é eleito Governador do Estado mas não assume o cargo. Hercílio Pedro Luz, então Vice-Governador pelo Partido republicano Catarinense (PRC), assume o Governo em 28 de setembro.

Brasil

1917 – Tropas brasileiras são enviadas à 1ª Guerra Mundial.

Mundo

1917 – Alexander Kerênski é derrubado e governo comunista, sob a liderança de Lênin, é implantado na Rússia.

1918 –Grã-Bretanha passa dominar o território palestino após derrotar as Forças da Alemanha e do Império Otomano.

1918 – 1ª Guerra Mundial chega ao fim em 11 de novembro, contabilizando 10 milhões de mortes.

 

REFERÊNCIAS

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p. 317, 318.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. p. 264, 265, 266.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. 260, 261.

Biografias

Antônio Pereira Oliveira Filho

Antônio Pereira Oliveira Filho

Médico, farmacêutico e militar. Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no século XX.

Aristiliano Ramos

Aristiliano Ramos

Fazendeiro, militar e jornalista, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa, Interventor Federal no Estado e Deputado Federal de Santa Catarina, no século XX.

Arnaldo Claro São Tiago

Arnaldo Claro São Tiago

Professor, funcionário público, jornalista e poeta, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1891, no Congresso Representativo, e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX.

Artur Ferreira da Costa

Artur Ferreira da Costa

Advogado e Promotor Público, natural de Santo Amaro/BA. Deputado Constituinte de 1928, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Senador representando os catarinenses, no século XX. Secretário de Estado.

Benjamin Gallotti

Benjamin Gallotti

Empresário, natural de Tijucas/SC. Prefeito na terra natal, Deputado Constituinte de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Caetano Costa

Caetano Costa

Jornalista e militar, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Otto Boehm

Otto Boehm

Empresário e jornalista, natural de Joinville/SC. Prefeito interino na terra natal e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Carlos Júlio Renaux

Carlos Júlio Renaux

Advogado, juiz de direito e industrial, natural de Brusque/SC. Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Filho do fundador da Fábrica de Tecidos Carlos Renaux - a primeira do gênero em Santa Catarina, e Cônsul do Brasil em Arnhem, na Holanda.

Carlos Vítor Wendhausen

Carlos Vítor Wendhausen

Importante comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por sete vezes consecutivas, no século XX.

Dorval Melquíades de Sousa

Dorval Melquíades de Sousa

Militar, natural de Desterro/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina e Deputado Federal por SC, no final do século XIX e início do século XX. Autor de projeto parlamentar para conceder direito de voto à mulher catarinense e mantinha correspondência com Bertha Lutz, lutadora pela emancipação feminina.

Félix Busso Asseburg

Félix Busso Asseburg

Empresário e militar natural de Itajaí/SC. Vereador na cidade natal e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Henrique Rupp Júnior

Henrique Rupp Júnior

Advogado, jornalista, professor e empresário, natural de Joinville/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

João Guimarães Pinho

João Guimarães Pinho

Comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa em oito mandatos e Governador interino do Estado de Santa Catarina, no século XX.

Joe Collaço

Joe Collaço

Advogado, jornalista e teatrólogo, natural de Tubarão/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX. No Executivo catarinense foi Secretário do Interior e Justiça e da Fazenda e Obras Públicas.

José Acácio Soares Moreira

José Acácio Soares Moreira

Telegrafista, jornalista e advogado provisionado, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

José Boiteux

José Boiteux

Jornalista, historiador, advogado e professor, natural de Tijucas/SC. Deputado Constituinte de 1895, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX. Desembargador do Tribunal de Justiça e grande incentivador da cultura e da história.

José Martins Cabral

José Martins Cabral

Advogado, comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Prefeito em Tubarão/SC, Deputado Constituinte de 1891 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Luís Abry

Luís Abry

Comerciante e tabelião, natural de Helmsted/Alemanha. Vereador em Blumenau/SC, Deputado Constituinte de 1895 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Luís Alves Leite de Oliveira Belo <small>(Suplente)</small>

Luís Alves Leite de Oliveira Belo (Suplente)

Escrivão, tabelião, militar e advogado provisionado, natural de Laguna/SC. Vereador em Araranguá/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Luiz de Vasconcellos

Luiz de Vasconcellos

Militar, negociante, hoteleiro, escrivão e tabelião, natural de Baturité/CE. Prefeito em São Bento do Sul/SC, Deputado Constituinte (1910 e 1928) e sete vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manoel Tiago de Castro

Manoel Tiago de Castro

Jornalista e advogado provisionado, natural de Lages/SC. Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1910 e 1928, dez vezes seguidas eleito Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Marcos Konder

Marcos Konder

Industrial e escritor, natural de Itajaí/SC. Prefeito e Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1928 e de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Paulo Zimmermann

Paulo Zimmermann

Agrimensor prático e empresário, natural da Alemanha. Vereador e Prefeito de Blumenau/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Polidoro Olavo de São Tiago

Polidoro Olavo de São Tiago

Engenheiro, jornalista e militar, natural de Desterro/SC. Presidente Interino da Província, Deputado Provincial eleito, Constituinte Estadual de 1891, Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Procópio Gomes de Oliveira

Procópio Gomes de Oliveira

Comerciante, industrial, militar e juiz municipal, natural de Parati/SC. Prefeito em Joinville/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Virgílio Várzea

Virgílio Várzea

Funcionário público, jornalista, professor, literato e escritor, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1892 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa Catarinense. Criador do gênero marinhista na literatura latino-americana.

Memória Política de Santa Catarina