Legislativo / Deputado(a) Estadual / Legislaturas

Visualização

11ª Legislatura

1919 - 1921

A 11ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina iniciou em 21 de julho de 1919. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos 28 Deputados Estaduais: Abelardo Luz; Alfredo Nóbrega de Oliveira; Antônio Pedro de Andrade Müller; Aristiliano Ramos; Artur Ferreira da Costa; Caetano Costa; Carlos Vítor Wendhausen; Cid Campos; Edmundo da Luz Pinto; Félix Busso Asseburg; Fernando Gil Born; Francisco Alves Fagundes; Fúlvio Aducci; Henrique Rupp Júnior; Hipólito Boiteux; João Guimarães Pinho; João Fernandes de Sousa; Joe Collaço; Luís Abry; Luiz de Vasconcellos; Manoel Deodoro de Carvalho; Manoel dos Santos Marinho; Manoel Tiago de Castro; Marcos Konder; Nereu Ramos; Osvaldo de Oliveira; Raulino Horn; Vitor Konder.

Eleitos em segundo pleito: Alfredo Felipe da Luz; Carlos Moreira de Abreu; Oscar Rosas.

Renunciaram: Cid Campos; Marcos Konder (18/08/1920).

Faleceram: Fernando Gil Born (06/08/1919) e Manoel dos Santos Marinho (25/07/1921). 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1919, foi composta por:

Raulino Horn - Presidente.

Manoel Tiago de Castro - Vice-Presidente.

Joe Collaço - 1º Secretário.

Luiz de Vasconcellos - 2º Secretário.

Aristiliano Ramos - Suplente de Secretário.

Edmundo da Luz Pinto - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1920, foi composta por:

Raulino Hornn - Presidente.

Manoel Tiago de Castro - Vice-Presidente.

Joe Collaço - 1º Secretário.

Luiz de Vasconcellos - 2º Secretário.

Aristiliano Ramos - Suplente de Secretário.

Edmundo da Luz Pinto - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1921, foi composta por:

Raulino Horn - Presidente.

João Guimarães Pinho - Vice-Presidente.

Joe Collaço - 1º Secretário.

Luiz de Vasconcellos - 2º Secretário.

Edmundo da Luz Pinto - Suplente de Secretário.

Manoel Deodoro de Carvalho - Suplente de Secretário.

Legislatura composta, predominantemente, por advogados e jornalistas. Atuaram no Parlamento os irmãos "Luz" (Abelardo e Alfredo), filhos do Governador Hercílio Luz.

Ao final do texto, acesse as biografias.

ACONTECIMENTOS

Brasil

1918 - Rodrigues Alves (Francisco de Paula Rodrigues Alves) foi eleito Presidente do Brasil, mas não tomou posse - contraiu gripe espanhola e faleceu. Assumiu interinamente a função o seu Vice-Presidente, Delfim Moreira (Delfim Moreira da Costa Ribeiro), de 15 de novembro de 1918 a 28 de julho de 1919, até a realização de novas eleições.

1919-1922 - Epitácio Pessoa (Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa) foi eleito Presidente e governou o país, sendo que Delfim Moreira, seu Vice, faleceu em 1o de julho de 1920. 

1919 - Brasil assinou o Tratado de Versalles.

Santa Catarina

1918-1922 - Hercílio Luz foi Governador do Estado, pois Lauro Müller, abdicou e não compareceu à posse, assumindo o Vice-Governador eleito.

Algumas vezes em 1920 e 1922 - Durante afastamentos de Hercílio Luz, assumiram interinamente o governo estadual o Deputado Raulino Horn, Presidente da Assembleia, e João da Silva Medeiros Filho, Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

1920 - Para preencher as vagas no Legislativo, aconteceram eleições em 20 de junho e em  28 de novembro.

Mundo

1919 - Fundado o primeiro país comunista, a Rússia Soviética.

16/01/1920 - Criada a Liga das Nações, composta por 27 países.

1920 - Guerra Civil Russa chegou ao fim com a vitória comunista.

REFERÊNCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

CABRAL, Oswaldo Rodrigues. Breve Notícia sobre o Poder Legislativo de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 1974.

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 800 p. 

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

Biografias

Abelardo Luz

Abelardo Luz

Advogado e delegado de polícia, natural de Desterro/SC, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, Secretário de Estado, século XX.

Alfredo Felipe da Luz

Alfredo Felipe da Luz

Advogado e diplomata, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX. Filho de Hercílio Luz.

Alfredo Nóbrega de Oliveira

Alfredo Nóbrega de Oliveira

Empresário, natural de São Francisco do Sul/SC. Prefeito substituto em Joinville/SC, Deputado Constituinte de 1910 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Antônio Pedro de Andrade Müller

Antônio Pedro de Andrade Müller

Advogado, natural do Rio de Janeiro/RJ. Quatro vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, século XX. Filho de Lauro Müller.

Aristiliano Ramos

Aristiliano Ramos

Fazendeiro, militar e jornalista, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa, Interventor Federal no Estado e Deputado Federal representando os catarinenses, século XX.

Artur Ferreira da Costa

Artur Ferreira da Costa

Advogado e Promotor Público, natural de Santo Amaro/BA. Deputado Constituinte de 1928, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Senador representando os catarinenses, século XX. Secretário de Estado.

Caetano Costa

Caetano Costa

Jornalista e militar, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, seis vezes Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Carlos Moreira de Abreu

Carlos Moreira de Abreu

Militar e engenheiro, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Carlos Vítor Wendhausen

Carlos Vítor Wendhausen

Importante comerciante, natural de Desterro/SC. Sete vezes Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Cid Campos

Cid Campos

Advogado, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1935 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX. Secretário de Estado do Interior e Justiça e da Fazenda.

Edmundo da Luz Pinto

Edmundo da Luz Pinto

Advogado, professor, diplomata e escritor, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, século XX.

Félix Busso Asseburg

Félix Busso Asseburg

Empresário e militar natural de Itajaí/SC. Vereador na cidade natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Fernando Gil Born

Fernando Gil Born

Escrivão e coletor, atuante em Santa Catarina. Vereador e Prefeito em Palhoça/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Francisco Alves Fagundes

Francisco Alves Fagundes

Adjunto de promotor público e suplente de juiz de direito, natural de Campos Novos/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Constituinte de 1928 e quatro vezes Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Fúlvio Aducci

Fúlvio Aducci

Advogado, jornalista e professor, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1910, cinco vezes Deputado Estadual na Casa Legislativa, Deputado Federal representando os catarinenses e Governador, século XX. Secretário de Estado.

Henrique Rupp Júnior

Henrique Rupp Júnior

Advogado, jornalista, professor e empresário, natural de Joinville/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, século XX.

Hipólito Boiteux

Hipólito Boiteux

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, início do século XX.

João Fernandes de Sousa

João Fernandes de Sousa

Comerciante e empresário, natural de Araranguá/SC. Vereador e Prefeito na terra natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do XX.

João Guimarães Pinho

João Guimarães Pinho

Comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1910, oito vezes Deputado Estadual no Parlamento Catarinense e Governador interino, século XX.

Joe Collaço

Joe Collaço

Advogado, jornalista e teatrólogo, natural de Tubarão/SC, Secretário do Interior e Justiça, Secretário da Fazenda e Obras Públicas, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, início do século XX.

Luís Abry

Luís Abry

Comerciante e tabelião, natural de Helmsted/Alemanha, Vereador em Blumenau/SC, Deputado Constituinte de 1895 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Luiz de Vasconcellos

Luiz de Vasconcellos

Militar, negociante, hoteleiro, escrivão e tabelião, natural de Baturité/CE, Prefeito em São Bento do Sul/SC, Deputado Constituinte (1910 e 1928) e sete vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, século XX.

Manoel Deodoro de Carvalho

Manoel Deodoro de Carvalho

Farmacêutico, jornalista e pesquisador, natural de São Francisco do Sul/SC, Prefeito na terra natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Manoel dos Santos Marinho

Manoel dos Santos Marinho

Comerciante e proprietário rural, natural de São Martinho/RS, Prefeito em Chapecó/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Manoel Tiago de Castro

Manoel Tiago de Castro

Jornalista e advogado provisionado, natural de Lages/SC, Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1910 e 1928, dez vezes seguidas eleito Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Marcos Konder

Marcos Konder

Industrial e escritor, natural de Itajaí/SC, Prefeito e Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1928 e de 1935, e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Nereu Ramos

Nereu Ramos

Advogado, jornalista e professor, natural de Lages/SC. Único catarinense que foi Presidente do Brasil, ocupou cargos de Governador, Interventor, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, Constituinte de 1934 e Constituinte de 1946, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, século XX.

Oscar Rosas

Oscar Rosas

Jornalista e poeta, natural de Desterro/SC, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Osvaldo de Oliveira

Osvaldo de Oliveira

Médico, natural de Entre Rios/BA, Prefeito e Vereador em Canoinhas/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Raulino Horn

Raulino Horn

Farmacêutico, comerciante, jornalista e militar, natural de Laguna/SC, Prefeito em Florianópolis, Presidente da Junta Governativa de 1889, Governador interino, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Senador representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Vitor Konder

Vitor Konder

Advogado, empresário e industrial, natural de Itajaí/SC, Vereador na terra natal, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, século XX.

Memória Política de Santa Catarina