Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

11ª Legislatura

1919 - 1921

A 11ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina teve início em 21 de julho de 1919. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

 

Foram eleitos Deputados Estaduais: Abelardo Venceslau da Luz; Alfredo Nóbrega de Oliveira; Antônio Pedro de Andrade Müller; Aristiliano Laureano Ramo; Artur Ferreira da Costa; Caetano Vieira da Costa; Carlos Vítor Wendhausen; Cid Campos; Edmundo da Luz Pinto; Félix Busso Asseburg; Fernando Gil Born; Francisco Alves Fagundes; Fulvio Coriolano Aducci; Henrique Rupp Júnior; Hipólito Boiteux; João Guimarães Pinho; João Fernandes de Sousa; Joe Luís Martins Collaço; Luís Abry; Luiz de Vasconcelos; Manuel Deodoro de Carvalho; Manuel dos Santos Marinho; Manuel Tiago de Castro; Marcos Konder; Nereu de Oliveira Ramos; Oswaldo de Oliveira; Raulino Horn;  Victor Konder.

Eleitos em segundo pleito: Alfredo Felipe da Luz; Carlos Moreira de Abreu; Oscar Rosas.

Renunciaram: Cid Campos; Marcos Konder.

Faleceram: Fernando Gil Born;  Manuel dos Santos Marinho (em 1921). Para o preenchimento das vagas foram eleitos, em 20 de junho de 1920: Para o preenchimento da vaga deste último foi eleito, em  28 de novembro de 1920, Carlos Moreira de Abreu.

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1919, foi composta por:

Raulino Horn  Presidente;

Manuel Tiago de Castro  Vice-presidente;

Joe Luís Martins Collaço –  1º Secretário;

Luís de Vasconcelos  2º Secretário;

Aristiliano Laureano Ramo –  Suplente de Secretário;

Edmundo da Luz Pinto –  Suplente de Secretário;

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1920, foi composta por:

Raulino Hornn Presidente;

Manuel Tiago de Castro  Vice-Presidente;

Joe Luís Martins Collaço  1º Secretário;

Luís de Vasconcelos –  2º Secretário;

Aristiliano Laureano Ramo  Suplente de Secretário;

Edmundo da Luz Pinto  Suplente de Secretário;

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1921, foi composta por:

Raulino Horn  Presidente;

João Guimarães Pinho  Vice-presidente;

Joe Luís Martins Collaço  1º Secretário;

Luís de Vasconcelos  2º Secretário;

Edmundo da Luz Pinto –  Suplente de Secretário;

Manuel Deodoro de Carvalho –  Suplente de Secretário.

 

Acontecimentos

Santa Catarina

1920 – Deputado Raulino Horn, Presidente da Assembleia, assume interinamente o Governo do Estado de 24 de abril a 28 de maio e, novamente, de 30 de agosto a 27 de setembro, na ausência do então Governador Hercílio Pedro Luz.

1920 – Para o preenchimento do quadro legislativo foram convocadas novas eleições onde foram eleitos Deputados Estaduais: Alfredo Felipe da Luz; Carlos Moreira de Abreu; Oscar Rosas.

 

Brasil

1919 –   Brasil assina o Tratado de Versalles.

1919 –  Epitácio Pessoa assume a Presidência da República após a morte de Rodrigues Alves.

Mundo

1919 –  É fundado o primeiro país comunista, a Rússia Soviética.

1920 –  Liga das Nações, composta por 27 países, é criada em 16 de janeiro.

1920 –  Guerra Civil Russa chega ao fim com a vitória comunista.

 

REFERÊNCIAS

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p. 317, 318.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. p. 280, 281, 282, 283.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. 263, 264.

Biografias

Abelardo Luz

Abelardo Luz

Advogado e delegado de polícia, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal pelo mesmo Estado, no século XX. Filho de Hercílio Luz. Secretário de Estado.

Alfredo Felipe da Luz

Alfredo Felipe da Luz

Advogado e diplomata, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Filho de Hercílio Luz.

Alfredo Nóbrega de Oliveira

Alfredo Nóbrega de Oliveira

Empresário, natural de São Francisco do Sul/SC. Prefeito substituto em Joinville/SC, Deputado Constituinte de 1910 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Antônio Pedro de Andrade Müller

Antônio Pedro de Andrade Müller

Advogado, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Aristiliano Ramos

Aristiliano Ramos

Fazendeiro, militar e jornalista, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa, Interventor Federal no Estado e Deputado Federal de Santa Catarina, no século XX.

Artur Ferreira da Costa

Artur Ferreira da Costa

Advogado e Promotor Público, natural de Santo Amaro/BA. Deputado Constituinte de 1928, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Senador representando os catarinenses, no século XX. Secretário de Estado.

Caetano Costa

Caetano Costa

Jornalista e militar, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Carlos Moreira de Abreu

Carlos Moreira de Abreu

Militar e engenheiro, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Carlos Vítor Wendhausen

Carlos Vítor Wendhausen

Importante comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por sete vezes consecutivas, no século XX.

Cid Campos

Cid Campos

Advogado, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado do Interior e Justiça e da Fazenda no mesmo Estado.

Edmundo da Luz Pinto

Edmundo da Luz Pinto

Advogado, professor, diplomata e escritor, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

Félix Busso Asseburg

Félix Busso Asseburg

Empresário e militar natural de Itajaí/SC. Vereador na cidade natal e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Fernando Gil Born

Fernando Gil Born

Escrivão e coletor, atuante em Santa Catarina. Vereador e Prefeito em Palhoça/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no século XX.

Francisco Alves Fagundes

Francisco Alves Fagundes

Adjunto de promotor público e suplente de juiz de direito, natural de Campos Novos/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Constituinte de 1928 e quatro vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Fúlvio Aducci

Fúlvio Aducci

Advogado, jornalista e professor, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1910, quatro vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal representando os catarinenses e Governador do mesmo Estado no século XX. Foi Secretário de Estado e ocupou diversos cargos.

Henrique Rupp Júnior

Henrique Rupp Júnior

Advogado, jornalista, professor e empresário, natural de Joinville/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

Hipólito Boiteux

Hipólito Boiteux

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX.

João Fernandes de Sousa

João Fernandes de Sousa

Comerciante e empresário, natural de Araranguá/SC. Vereador e Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

João Guimarães Pinho

João Guimarães Pinho

Comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1910, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa em oito mandatos e Governador interino do Estado de Santa Catarina, no século XX.

Joe Collaço

Joe Collaço

Advogado, jornalista e teatrólogo, natural de Tubarão/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX. No Executivo catarinense foi Secretário do Interior e Justiça e da Fazenda e Obras Públicas.

Luís Abry

Luís Abry

Comerciante e tabelião, natural de Helmsted/Alemanha. Vereador em Blumenau/SC, Deputado Constituinte de 1895 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Luiz de Vasconcellos

Luiz de Vasconcellos

Militar, negociante, hoteleiro, escrivão e tabelião, natural de Baturité/CE. Prefeito em São Bento do Sul/SC, Deputado Constituinte (1910 e 1928) e sete vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manoel Deodoro de Carvalho

Manoel Deodoro de Carvalho

Farmacêutico, jornalista e pesquisador, natural de São Francisco do Sul/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manoel dos Santos Marinho

Manoel dos Santos Marinho

Comerciante e proprietário rural, natural de São Martinho/RS. Prefeito em Chapecó/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manoel Tiago de Castro

Manoel Tiago de Castro

Jornalista e advogado provisionado, natural de Lages/SC. Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1910 e 1928, dez vezes seguidas eleito Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Marcos Konder

Marcos Konder

Industrial e escritor, natural de Itajaí/SC. Prefeito e Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1928 e de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Nereu Ramos

Nereu Ramos

Advogado, jornalista e professor, natural de Lages/SC. Único catarinense que foi Presidente do Brasil, ocupou cargos de Governador, Interventor, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal e Constituinte de 1934, Senador e Constituinte de 1946, representando os catarinenses, no século XX.

Oscar Rosas

Oscar Rosas

Jornalista, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Osvaldo de Oliveira

Osvaldo de Oliveira

Médico, natural de Entre Rios/BA. Prefeito e Vereador em Canoinhas/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Raulino Horn

Raulino Horn

Farmacêutico, comerciante, jornalista e militar, natural de Laguna/SC. Presidente da Junta Governativa de 1889, Governador interino, Senador representando os catarinenses, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Prefeito em Florianópolis, no final do século XIX e início do século XX.

Vitor Konder

Vitor Konder

Advogado, empresário e industrial, natural de Itajaí/SC. Vereador na terra natal, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX. Ministro de Estado dos Negócios da Viação e Obras Públicas e Secretário de Estado em SC.

Memória Política de Santa Catarina