Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

12ª Legislatura

1922 - 1924

A 12ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina teve início em 7 de junho de 1922. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

 

Foram eleitos Deputados Estaduais:  Alvim Schrader;  Antônio Pedro de Andrade Müller; Artur Ferreira da Costa; Caetano Vieira da Costa; Carlos Moreira de Abreu; Carlos Vítor Wendhausen; Cid Campos; Edmundo da Luz Pinto; Fulvio Coriolano Aducci; Hipólito Boiteux; Ivo de Aquino Fonseca; João Fernandes de Sousa; João Guimarães Pinho; João Pedro de Oliveira Carvalho; Joe Luís Martins Collaço; José Acácio Soares Moreira; Luiz de Vasconcelos; Manuel Deodoro de Carvalho; Manuel Tiago de Castro; Oscar Rosas; Raulino Horn; Victor Konder.

Foram Suplentes:  Antônio Vicente Bulcão Viana; Bibiano Rodrigues Lima; Eduardo Oto Horn; Francisco Alves Fagundes; Henrique Rupp Júnior (convocado em 1923); João de Oliveira (convocado em 1923); Plácido Gomes de Oliveira; Vidal Ramos Neto; Walmor Argemiro Ribeiro Branco.

Eleitos em segundo pleito: Antônio Mâncio da Costa; Boanerges Pereira de Medeiros; César Pereira de Sousa; João Luís Collaço; Pedro Cristiano Feddersen.

Renunciou: João Fernandes de Sousa.

Faleceu: Carlos Moreira de Abreu.

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1922, foi composta por:

Raulino Horn  Presidente.

João Guimarães Pinho –  Vice-Presidente.

Joe Luís Martins Collaçoo –  1º Secretário.

Luiz de Vasconcelos  2º Secretário.

Edmundo da Luz Pinto  Suplente de Secretário.

João Pedro de Oliveira Carvalho  Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1923, foi composta por:

Raulino Horn  Presidente.

João Guimarães Pinho –  Vice-presidente.

Joe Luís Martins Collaço  1º Secretário.

Luís de Vasconcelos  2º Secretário.

Edmundo da Luz Pinto  Suplente de Secretário.

Manuel Deodoro de Carvalho –  Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1924, foi composta por:

Raulino Horn  Presidente.

João Guimarães Pinho  Vice-Presidente.

Luiz de Vasconcelos  1º Secretário.

Manuel Deodoro de Carvalho  2º Secretário.

Edmundo da Luz Pinto  Suplente de Secretário.

Cid Campos –  Suplente de Secretário.

 

Acontecimentos

Santa Catarina

1922 –  Hercílio Pedro Luz é eleito Governador do Estado, ao lado do Vice  Antônio Pereira da Silva e Oliveira.

1923 –  Novas eleições: através do Decreto Nº 1.670, de 18 de maio de 1923, o governador do estado, Sr. Hercílio Luz, convocou novas eleições para nomear mais cinco deputados para o Congresso Representativo, sendo este o segundo pleito eleitoral  para a 12ª Legislatura.

1924 –  Antônio Pereira da Silva e Oliveira assume o Governo após a morte de Hercílio Pedro Luz, em 20 de outubro.

Brasil

1922 –  Teatro Municipal, em São Paulo, é palco da Semana de Arte Moderna.

1922 –  Revolta dos 18 do Forte, que pretendia derrubar o presidente Venceslau Brás e obstruir a chegada de Arthur Bernardes ao Poder, fracassa no Rio de Janeiro e Bernardes é eleito Presidente da República em 1º de março.

1923 –  Inicia-se no Rio Grande do Sul a Revolução de 23, após denúncias de fraude na eleição de Borges de Medeiros.

1924 – Movimento militar tenta derrubar o presidente Bernardes na chamada Revolução Paulista.

Mundo

1922 –  A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) é criada.

1923 –  Territórios do Oriente Médio são divididos entre a França e a Grã-Bretanha após a extinção do Império Otomano.

1924 –  Josef Stálin assume o comando da União Soviética após a morte Lênin em 21 de janeiro.

 

REFERÊNCIAS

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p. 317, 318.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. 266, 267.

Biografias

Alvim Schrader

Alvim Schrader

Empresário, natural de Blumenau/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Filho do fundador da Companhia Schrader.

Antônio Mâncio da Costa2

Antônio Mâncio da Costa2

Farmacêutico e professor, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Antônio Pedro de Andrade Müller

Antônio Pedro de Andrade Müller

Advogado, natural do Rio de Janeiro/RJ. Quatro vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Filho de Lauro Müller - importante político catarinense.

Antônio Vicente Bulcão Viana

Antônio Vicente Bulcão Viana

Médico e militar, natural de São Francisco/BA. Vereador em Florianópolis/SC, Deputado Estadual, Constituinte de 1928, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Governador interino do mesmo Estado, no século XX. Inaugurou a Ponte Hercílio Luz, na capital catarinense.

Artur Ferreira da Costa

Artur Ferreira da Costa

Advogado e Promotor Público, natural de Santo Amaro/BA. Deputado Constituinte de 1928, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Senador representando os catarinenses, no século XX. Secretário de Estado.

Bibiano Rodrigues Lima

Bibiano Rodrigues Lima

Militar, natural de Lages/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Boanerges Pereira de Medeiros

Boanerges Pereira de Medeiros

Fazendeiro e militar, natural de São Joaquim/SC. Vereador e Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Caetano Costa

Caetano Costa

Jornalista e militar, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Carlos Moreira de Abreu

Carlos Moreira de Abreu

Militar e engenheiro, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Carlos Vítor Wendhausen

Carlos Vítor Wendhausen

Importante comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por sete vezes consecutivas, no século XX.

César Pereira de Sousa

César Pereira de Sousa

Advogado, promotor público e juiz de direito. Prefeito de Joinville/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Filho de Washington Luís, Presidente do Brasil.

Cid Campos

Cid Campos

Advogado, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado do Interior e Justiça e da Fazenda no mesmo Estado.

Edmundo da Luz Pinto

Edmundo da Luz Pinto

Advogado, professor, diplomata e escritor, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

Eduardo Horn

Eduardo Horn

Comerciante, jornalista e militar, natural de Desterro/SC. Prefeito interino de Florianópolis/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Francisco Alves Fagundes

Francisco Alves Fagundes

Adjunto de promotor público e suplente de juiz de direito, natural de Campos Novos/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Constituinte de 1928 e quatro vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Fúlvio Aducci

Fúlvio Aducci

Advogado, jornalista e professor, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1910, quatro vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal representando os catarinenses e Governador do mesmo Estado no século XX. Foi Secretário de Estado e ocupou diversos cargos.

Henrique Rupp Júnior

Henrique Rupp Júnior

Advogado, jornalista, professor e empresário, natural de Joinville/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

Hipólito Boiteux

Hipólito Boiteux

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX.

Ivo d'Aquino

Ivo d'Aquino

Advogado, jornalista, servidor público e professor, natural de Florianópolis/SC. Prefeito de Canoinhas/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal, Constituinte de 1946 e Senador representando os catarinenses, no século XX.

João de Oliveira

João de Oliveira

Advogado e jornalista, natural de Ouro Fino/MG. Deputado Constituinte de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

João Fernandes de Sousa

João Fernandes de Sousa

Comerciante e empresário, natural de Araranguá/SC. Vereador e Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

João Guimarães Pinho

João Guimarães Pinho

Comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1910, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa em oito mandatos e Governador interino do Estado de Santa Catarina, no século XX.

João Luís Collaço

João Luís Collaço

Militar, natural de Tubarão/SC. Prefeito na cidade natal e Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

João Pedro de Oliveira Carvalho

João Pedro de Oliveira Carvalho

Comerciante e militar, natural de Lages/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Constituinte de 1928 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Joe Collaço

Joe Collaço

Advogado, jornalista e teatrólogo, natural de Tubarão/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX. No Executivo catarinense foi Secretário do Interior e Justiça e da Fazenda e Obras Públicas.

José Acácio Soares Moreira

José Acácio Soares Moreira

Telegrafista, jornalista e advogado provisionado, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Luiz de Vasconcellos

Luiz de Vasconcellos

Militar, negociante, hoteleiro, escrivão e tabelião, natural de Baturité/CE. Prefeito em São Bento do Sul/SC, Deputado Constituinte (1910 e 1928) e sete vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manoel Deodoro de Carvalho

Manoel Deodoro de Carvalho

Farmacêutico, jornalista e pesquisador, natural de São Francisco do Sul/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manoel Tiago de Castro

Manoel Tiago de Castro

Jornalista e advogado provisionado, natural de Lages/SC. Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1910 e 1928, dez vezes seguidas eleito Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Oscar Rosas

Oscar Rosas

Jornalista, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Pedro Cristiano Feddersen

Pedro Cristiano Feddersen

Comerciante e industrial, natural de Tondern/Dinamarca. Vereador em Blumenau/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Plácido Gomes de Oliveira

Plácido Gomes de Oliveira

Médico e jornalista, natural de Joinville/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Raulino Horn

Raulino Horn

Farmacêutico, comerciante, jornalista e militar, natural de Laguna/SC. Presidente da Junta Governativa de 1889, Governador interino, Senador representando os catarinenses, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Prefeito em Florianópolis, no final do século XIX e início do século XX.

Vitor Konder

Vitor Konder

Advogado, empresário e industrial, natural de Itajaí/SC. Vereador na terra natal, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX. Ministro de Estado dos Negócios da Viação e Obras Públicas e Secretário de Estado em SC.

Vidal Ramos Neto

Vidal Ramos Neto

Jornalista, natural de Lages/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Walmor Ribeiro

Walmor Ribeiro

Médico e pecuarista, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Presidente interino do mesmo Estado, no século XX.

Memória Política de Santa Catarina