Legislativo / Deputado(a) Estadual / Legislaturas

Visualização

12ª Legislatura

1922 - 1924

A 12ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina iniciou em 7 de junho de 1922. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram 22 eleitos Deputados Estaduais: Alvim Schrader; Antônio Pedro de Andrade Müller; Artur Ferreira da Costa; Caetano Costa; Carlos Moreira de Abreu; Carlos Vítor Wendhausen; Cid Campos; Edmundo da Luz Pinto; Fúlvio Aducci; Hipólito Boiteux; Ivo d'Aquino; João Fernandes de Sousa; João Guimarães Pinho; João Pedro de Oliveira Carvalho; Joe Collaço; José Acácio Soares Moreira; Luiz de Vasconcelos; Manoel Deodoro de Carvalho; Manoel Tiago de Castro; Oscar Rosas; Raulino Horn; Vitor Konder.

Foram Suplentes: Antônio Vicente Bulcão Viana; Bibiano Rodrigues Lima; Eduardo Horn; Francisco Alves Fagundes; Henrique Rupp Júnior (convocado em 1923); Plácido Gomes de Oliveira; Vidal Ramos Neto; Walmor Branco.

Eleitos em segundo pleito: Antônio Mâncio da Costa2; Boanerges Pereira de Medeiros; César Pereira de Sousa; João Luís Collaço; Pedro Cristiano Feddersen.

Renunciaram: João Fernandes de Sousa e Joe Collaço.

Faleceu: Carlos Moreira de Abreu (26/07/1923).

Mesa Diretora da Assembleia, de 1922, foi composta por:

Raulino Horn - Presidente.

João Guimarães Pinho - Vice-Presidente.

Joe Collaço - 1º Secretário.

Luiz de Vasconcelos - 2º Secretário.

Edmundo da Luz Pinto - Suplente de Secretário.

João Pedro de Oliveira Carvalho - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1923, foi composta por:

Raulino Horn - Presidente.

João Guimarães Pinho - Vice-Presidente.

Joe Collaço - 1º Secretário.

Luís de Vasconcelos - 2º Secretário.

Edmundo da Luz Pinto - Suplente de Secretário.

Manuel Deodoro de Carvalho - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1924, foi composta por:

Raulino Horn - Presidente.

João Guimarães Pinho - Vice-Presidente.

Luiz de Vasconcelos - 1º Secretário.

Manoel Deodoro de Carvalho - 2º Secretário.

Edmundo da Luz Pinto - Suplente de Secretário.

Cid Campos - Suplente de Secretário.

Para essa legislatura foram eleitos Joe e seu pai, João Luís Collaço, porém, o primeiro renunciou ao mandato em 1923. Na composição do Parlamento, houve predomínio de militares e advogados, sendo que alguns ainda eram jornalistas.

Ao final do texto, acesse as biografias.

ACONTECIMENTOS

Brasil

1919-1922 - Epitácio Pessoa foi Presidente do país.

1922 - Revolta dos 18 do Forte de Copacabana - pretendia derrubar o Presidente Venceslau Brás e impedir a chegada de Arthur Bernardes ao poder, foi reprimida e fracassou no Rio de Janeiro. Bernardes foi eleito Presidente da República em 1º de março.

1922-1926 - Artur Bernardes ocupou a Presidência da República.

1922 - Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal, em São Paulo/SP.

1923 - Iniciou a Revolução de 1923, no Rio Grande do Sul, após denúncias de fraude na eleição de Borges de Medeiros, reeleito cinco vezes Presidente do Estado.

1924 - Revolução Paulista - movimento militar tentou derrubar o Presidente Bernardes.

Santa Catarina

1918-1922 - Hercílio Luz governou o Estado, era Vice de Lauro Müller que abdicou, não compareceu à posse e continuou como Senador.

1922-1926 - Hercílio Luz foi eleito Governador do Estado, sendo seu Vice Antônio Pereira da Silva e Oliveira - que durante os afastamentos de Hercílio assumiu interinamente a administração estadual.

1923 - Com base no Decreto Nº 1.670, de 18 de maio, o Governador do Estado, Hercílio Luz, convocou a segunda eleição para o preenchimento de mais cinco vagas de Deputados à 12ª Legislatura do Congresso Representativo.

1924 - Antônio Pereira da Silva e Oliveira assumiu o Governo após a morte de Hercílio Luz (20/10/1924).

Mundo

1922 - Criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

1923 - Territórios do Oriente Médio foram divididos entre a França e a Grã-Bretanha, após a extinção do Império Otomano.

1924 - Josef Stálin assumiu o comando da União Soviética, depois da morte de Lênin, em 21 de janeiro.

REFERÊNCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

CABRAL, Oswaldo Rodrigues. Breve Notícia sobre o Poder Legislativo de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 1974.

CORRÊA, Carlos Humberto Pederneiras. Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982. Florianópolis: Editora da UFSC, 1983. 356 p.

CPDOC. Fundação Getúlio Vargas. Revolução Gaúcha de 1923. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODkzODA=>. Acesso em: 10 jun. 2019.

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p. 

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 800 p.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. 

VELASCO, Valquiria. Revolta dos 18 do Forte de Copacabana. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTcyNTY=>. Acesso em: 26 out. 2017.

VELASCO, Valquiria. Revolta Paulista de 1924. Disponível em: <https://www.infoescola.com/historia/revolta-paulista-de-1924/>. Acesso em: 5 jun. 2019.

Biografias

Alvim Schrader

Alvim Schrader

Empresário, natural de Blumenau/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX. Filho do fundador da Companhia Schrader.

Antônio Mâncio da Costa2

Antônio Mâncio da Costa2

Farmacêutico e professor, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Antônio Pedro de Andrade Müller

Antônio Pedro de Andrade Müller

Advogado, natural do Rio de Janeiro/RJ. Quatro vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, século XX. Filho de Lauro Müller.

Antônio Vicente Bulcão Viana

Antônio Vicente Bulcão Viana

Médico e militar, natural de São Francisco/BA. Vereador em Florianópolis/SC, Governador interino, Presidente da Casa Legislativa, Deputado Constituinte e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX. Inaugurou a Ponte Hercílio Luz.

Artur Ferreira da Costa

Artur Ferreira da Costa

Advogado e Promotor Público, natural de Santo Amaro/BA. Deputado Constituinte de 1928, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Senador representando os catarinenses, século XX. Secretário de Estado.

Bibiano Rodrigues Lima

Bibiano Rodrigues Lima

Militar, natural de Lages/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Boanerges Pereira de Medeiros

Boanerges Pereira de Medeiros

Fazendeiro e militar, natural de São Joaquim/SC. Vereador e Prefeito na terra natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Caetano Costa

Caetano Costa

Jornalista e militar, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, seis vezes Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Carlos Moreira de Abreu

Carlos Moreira de Abreu

Militar e engenheiro, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Carlos Vítor Wendhausen

Carlos Vítor Wendhausen

Importante comerciante, natural de Desterro/SC. Sete vezes Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

César Pereira de Sousa

César Pereira de Sousa

Advogado, promotor público e juiz de direito. Prefeito de Joinville/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Filho de Washington Luís, Presidente do Brasil.

Cid Campos

Cid Campos

Advogado, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1935 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX. Secretário de Estado do Interior e Justiça e da Fazenda.

Edmundo da Luz Pinto

Edmundo da Luz Pinto

Advogado, professor, diplomata e escritor, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, século XX.

Eduardo Horn

Eduardo Horn

Comerciante, jornalista e militar, natural de Desterro/SC. Prefeito interino de Florianópolis/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Francisco Alves Fagundes

Francisco Alves Fagundes

Adjunto de promotor público e suplente de juiz de direito, natural de Campos Novos/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Constituinte de 1928 e quatro vezes Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Fúlvio Aducci

Fúlvio Aducci

Advogado, jornalista e professor, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1910, cinco vezes Deputado Estadual na Casa Legislativa, Deputado Federal representando os catarinenses e Governador, século XX. Secretário de Estado.

Henrique Rupp Júnior <small>(Suplente)</small>

Henrique Rupp Júnior (Suplente)

Advogado, jornalista, professor e empresário, natural de Joinville/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, século XX.

Hipólito Boiteux

Hipólito Boiteux

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, início do século XX.

Ivo d'Aquino

Ivo d'Aquino

Advogado, jornalista, servidor público e professor, natural de Florianópolis/SC. Prefeito de Canoinhas/SC, Deputado Constituinte de 1946, Deputado Estadual na Casa Legislativa, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, século XX. Interventor interino no mesmo estado.

João de Oliveira

João de Oliveira

Advogado e jornalista, natural de Ouro Fino/MG. Deputado Constituinte de 1935 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

João Fernandes de Sousa

João Fernandes de Sousa

Comerciante e empresário, natural de Araranguá/SC. Vereador e Prefeito na terra natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do XX.

João Guimarães Pinho

João Guimarães Pinho

Comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1910, oito vezes Deputado Estadual no Parlamento Catarinense e Governador interino, século XX.

João Luís Collaço

João Luís Collaço

Militar, natural de Tubarão/SC, Prefeito na cidade natal e Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX e início do século XX.

João Pedro de Oliveira Carvalho

João Pedro de Oliveira Carvalho

Comerciante e militar, natural de Lages/SC, Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Constituinte de 1928 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Joe Collaço

Joe Collaço

Advogado, jornalista e teatrólogo, natural de Tubarão/SC, Secretário do Interior e Justiça, Secretário da Fazenda e Obras Públicas, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, início do século XX.

José Acácio Soares Moreira

José Acácio Soares Moreira

Telegrafista, jornalista e advogado provisionado, natural de Laguna/SC, Deputado Constituinte de 1935 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Luiz de Vasconcellos

Luiz de Vasconcellos

Militar, negociante, hoteleiro, escrivão e tabelião, natural de Baturité/CE, Prefeito em São Bento do Sul/SC, Deputado Constituinte (1910 e 1928) e sete vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, século XX.

Manoel Deodoro de Carvalho

Manoel Deodoro de Carvalho

Farmacêutico, jornalista e pesquisador, natural de São Francisco do Sul/SC, Prefeito na terra natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Manoel Tiago de Castro

Manoel Tiago de Castro

Jornalista e advogado provisionado, natural de Lages/SC, Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1910 e 1928, dez vezes seguidas eleito Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Oscar Rosas

Oscar Rosas

Jornalista e poeta, natural de Desterro/SC, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Pedro Cristiano Feddersen

Pedro Cristiano Feddersen

Comerciante e industrial, natural de Tondern/Dinamarca, Vereador em Blumenau/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Plácido Gomes de Oliveira

Plácido Gomes de Oliveira

Médico e jornalista, natural de Joinville/SC, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Raulino Horn

Raulino Horn

Farmacêutico, comerciante, jornalista e militar, natural de Laguna/SC, Prefeito em Florianópolis, Presidente da Junta Governativa de 1889, Governador interino, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Senador representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Vitor Konder

Vitor Konder

Advogado, empresário e industrial, natural de Itajaí/SC, Vereador na terra natal, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, século XX.

Vidal Ramos Neto

Vidal Ramos Neto

Jornalista, natural de Lages/SC, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Walmor Ribeiro

Walmor Ribeiro

Médico e pecuarista, natural de Lages/SC, Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense e Presidente interino do mesmo Estado, século XX.

Memória Política de Santa Catarina