Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

13ª Legislatura

1925 - 1927

A 13ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina teve início  em 21 de junho de 1925. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

 

Foram eleitos Deputados Estaduais: Álvaro Monteiro de Barros Catão; Alvim Schrader; Antônio Vicente Bulcão Viana; Artur Ferreira da Costa; Benjamin Gallotti Júnior; Boanerges Pereira de Medeiros; Caetano Vieira da Costa; Carlos Vítor Wendhausen; César Pereira de Sousa; Dalmiro Buys de Barros;  Dorval Melquíades de Sousa; Edmundo da Luz Pinto;  Ermembergo Pellizzetti; Francisco Alves Fagundes; Fulvio Coriolano Aducci; Hans Jordan; Indalécio Domingues de Arruda; Ivo de Aquino Fonseca; João Guimarães Pinho; João Pedro de Oliveira Carvalho; João Ramos; José Acácio Soares Moreira; Luiz de Vasconcelos; Manuel Deodoro de Carvalho; Manuel Tiago de Castro; Marcos Konder; Marinho de Sousa Lobo; Nicolau Bley Neto; Oswaldo de Oliveira; Pedro Cristiano Feddersen; Raulino Horn.

Eleitos em novos pleitos: Antônio Pedro de Andrade Müller; Cid Gonzaga; Manoel do Nascimento Passos Maia; Manuel Gomes da Nóbrega; Hercílio Vieira do Amaral; Otacílio Vieira da Costa; João Bayer Filho; Hermann Weege.

Renunciaram: Fulvio Coriolano Aducci; Alvim Schrader; Edmundo da Luz Pinto; Oswaldo de Oliveira; Manuel Deodoro de Carvalho; Caetano Vieira da Costa;Boanerges Pereira de Medeiros. (Embora os motivos das renúncias serem diversos, a maior parte ocorreu para que os parlamentares pudessem concorrer a uma vaga no Legislativo Federal ou nas superintendências (prefeituras) municipais).

Faleceram: João Ramos; Raulino Horn.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1925, foi composta por:

Antônio Vicente Bulcão Viana Presidente;

Caetano Vieira da Costa Vice-Presidente;

Luís de Vasconcelos 1º Secretário;

Manuel Deodoro de Carvalho 2º Secretário;

João Pedro de Oliveira Carvalho Suplente de Secretário;

Dalmiro Buys de Barros Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1925, foi composta por:

Antônio Vicente Bulcão Viana Presidente;

Caetano Vieira da Costa Vice-Presidente;

Luís de Vasconcelos 1º Secretário;

Manuel Deodoro de Carvalho 2º Secretário;

João Pedro de Oliveira Carvalho Suplente de Secretário;

Dalmiro Buys de Barros Suplente de Secretário.

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1927, foi composta por:

Antônio Vicente Bulcão Viana Presidente;

José Acácio Soares Moreira Vice-Presidente;

Luiz de Vasconcelos 1º Secretário;

Manuel Gomes da Nóbrega   2º Secretário;

João Pedro de Oliveira Carvalho Suplente de Secretário;

Dalmiro Buys de Barros Suplente de Secretário.

 

ACONTECIMENTOS

Santa Catarina

1925-1927 – Novas eleições: em consequência das vagas abertas no Legislativo Estadual, foram convocadas duas novas eleições durante esta legislatura. A primeira ocorreu em 6 de dezembro de 1925, a segunda  em 9 de janeiro de 1927.

1926 – Adolfo Konder é eleito Governador do Estado, em 1º de agosto, ao lado do Vice Valmor Argemiro Ribeiro Branco.

1927 – Valmor Argemiro Ribeiro Branco assume o Governo do Estado em 5 de maio, permanecendo no posto até o ano seguinte.

Brasil

1925 – Movimento político-militar ligado ao Tenentismo e liderado, principalmente, pelo capitão Luís Carlos Prestes, luta em defesa do ensino público, do ensino secundário obrigatório e do voto secreto.  Inicia-se ali a Coluna Prestes.

1926 – Washington Luís é eleito Presidente da República com 98% dos votos.

 

REFERÊNCIAS

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p. 317, 318.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. p. 285, 286, 287.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. 268, 269.

SUA PESQUISA. Coluna Prestes. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/coluna_prestes.htm>. Acesso em: 25 set. 2018.

 

Biografias

Álvaro Catão

Álvaro Catão

Engenheiro civil, natural do Rio de Janeiro/RJ. Prefeito de Imbituba/SC, Deputado Constituinte de 1928 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Alvim Schrader

Alvim Schrader

Empresário, natural de Blumenau/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Filho do fundador da Companhia Schrader.

Antônio Pedro de Andrade Müller

Antônio Pedro de Andrade Müller

Advogado, natural do Rio de Janeiro/RJ. Quatro vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Filho de Lauro Müller - importante político catarinense.

Antônio Vicente Bulcão Viana

Antônio Vicente Bulcão Viana

Médico e militar, natural de São Francisco/BA. Vereador em Florianópolis/SC, Deputado Estadual, Constituinte de 1928, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Governador interino do mesmo Estado, no século XX. Inaugurou a Ponte Hercílio Luz, na capital catarinense.

Artur Ferreira da Costa

Artur Ferreira da Costa

Advogado e Promotor Público, natural de Santo Amaro/BA. Deputado Constituinte de 1928, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Senador representando os catarinenses, no século XX. Secretário de Estado.

Benjamin Gallotti

Benjamin Gallotti

Empresário, natural de Tijucas/SC. Prefeito na terra natal, Deputado Constituinte de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Boanerges Pereira de Medeiros

Boanerges Pereira de Medeiros

Fazendeiro e militar, natural de São Joaquim/SC. Vereador e Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Caetano Costa

Caetano Costa

Jornalista e militar, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Carlos Vítor Wendhausen

Carlos Vítor Wendhausen

Importante comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por sete vezes consecutivas, no século XX.

César Pereira de Sousa

César Pereira de Sousa

Advogado, promotor público e juiz de direito. Prefeito de Joinville/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Filho de Washington Luís, Presidente do Brasil.

Cid Gonzaga

Cid Gonzaga

Jornalista e coletor estadual, natural de Laguna/SC. Deputado Estadual e Constituinte de 1928 e de 1935 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Dalmiro Buys de Barros

Dalmiro Buys de Barros

Médico e militar, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Estadual e Deputado Constituinte de 1928 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Dorval Melchíades de Souza

Dorval Melchíades de Souza

Militar, natural de Desterro/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Constituinte de 1928, Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina e Deputado Federal por SC, no final do século XIX e início do século XX. Autor de projeto parlamentar para conceder direito de voto à mulher catarinense e mantinha correspondência com Bertha Lutz, lutadora pela emancipação feminina.

Edmundo da Luz Pinto

Edmundo da Luz Pinto

Advogado, professor, diplomata e escritor, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

Ermembergo Pellizzetti

Ermembergo Pellizzetti

Empresário e banqueiro, natural de Mantova/Itália. Deputado Constituinte de 1928 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Francisco Alves Fagundes

Francisco Alves Fagundes

Adjunto de promotor público e suplente de juiz de direito, natural de Campos Novos/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Constituinte de 1928 e quatro vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Hans Jordan

Hans Jordan

Empresário e industrial, natural de Joinville/SC. Vice-Prefeito na terra natal, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Constituinte de 1946 e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

Hercílio Vieira do Amaral

Hercílio Vieira do Amaral

Agropecuarista, natural de São Joaquim/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Constituinte de 1928 e Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Hermann Weege

Hermann Weege

Empresário e industrial, natural de Blumenau/SC. Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1928 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Fundador da Weeg e grande contribuidor para o desenvolvimento de Pomerode/SC.

Indalécio Arruda

Indalécio Arruda

Advogado, jornalista e escritor, natural de Lages/SC. Prefeito na terra natal. Deputado Constituinte de 1928 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Ivo d'Aquino

Ivo d'Aquino

Advogado, jornalista, servidor público e professor, natural de Florianópolis/SC. Prefeito de Canoinhas/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal, Constituinte de 1946 e Senador representando os catarinenses, no século XX.

João Bayer Filho

João Bayer Filho

Advogado, jornalista e professor, natural de Tijucas. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado da Fazenda e Juiz no Tribunal de Contas de SC.

João Guimarães Pinho

João Guimarães Pinho

Comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1910, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa em oito mandatos e Governador interino do Estado de Santa Catarina, no século XX.

João Pedro de Oliveira Carvalho

João Pedro de Oliveira Carvalho

Comerciante e militar, natural de Lages/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Constituinte de 1928 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

José Acácio Soares Moreira

José Acácio Soares Moreira

Telegrafista, jornalista e advogado provisionado, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Luiz de Vasconcellos

Luiz de Vasconcellos

Militar, negociante, hoteleiro, escrivão e tabelião, natural de Baturité/CE. Prefeito em São Bento do Sul/SC, Deputado Constituinte (1910 e 1928) e sete vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manoel Deodoro de Carvalho

Manoel Deodoro de Carvalho

Farmacêutico, jornalista e pesquisador, natural de São Francisco do Sul/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manoel do Nascimento Passos Maia <small>(Suplente)</small>

Manoel do Nascimento Passos Maia (Suplente)

Delegado de polícia e empresário, natural de Jaguarão/RS. Prefeito de Chapecó/SC e de Cruzeiro/SC (hoje Joaçaba), Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX. Um dos pioneiros na colonização do Oeste catarinense.

Manoel Tiago de Castro

Manoel Tiago de Castro

Jornalista e advogado provisionado, natural de Lages/SC. Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1910 e 1928, dez vezes seguidas eleito Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manuel Gomes da Nóbrega

Manuel Gomes da Nóbrega

Advogado, promotor público e delegado, natural de São Francisco do Sul/SC. Deputado Constituinte de 1928 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Marcos Konder

Marcos Konder

Industrial e escritor, natural de Itajaí/SC. Prefeito e Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1928 e de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Marinho de Sousa Lobo

Marinho de Sousa Lobo

Advogado e Desembargador, natural de Campo Alegre/SC. Deputado Constituinte de 1928 e Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no século XX.

Nicolau Bley Neto

Nicolau Bley Neto

Militar e empresário, natural de Rio Negro/PR. Deputado Constituinte de 1928 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Participou da Revolução Federalista e da Guerra do Contestado.

Osvaldo de Oliveira

Osvaldo de Oliveira

Médico, natural de Entre Rios/BA. Prefeito e Vereador em Canoinhas/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Otacílio Costa

Otacílio Costa

Fazendeiro, militar, advogado provisionado, promotor público, jornalista e escritor, natural de Lages/SC. Prefeito na terra natal, duas vezes Deputado Constituinte (1910 e 1928) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal Constituinte de 1946, no século XX.

Pedro Cristiano Feddersen

Pedro Cristiano Feddersen

Comerciante e industrial, natural de Tondern/Dinamarca. Vereador em Blumenau/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Raulino Horn

Raulino Horn

Farmacêutico, comerciante, jornalista e militar, natural de Laguna/SC. Presidente da Junta Governativa de 1889, Governador interino, Senador representando os catarinenses, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Prefeito em Florianópolis, no final do século XIX e início do século XX.

Memória Política de Santa Catarina