Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

14ª Legislatura

1928 - 1930

A 14ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina teve início em 30 de julho de 1928. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

 

Foram eleitos Deputados Estaduais:  Álvaro Monteiro de Barros Catão; Antônio Pedro de Andrade Müller; Antônio Vicente Bulcão Viana; Artur Ferreira da Costa; Carlos Gomes de Oliveira; Carlos Vítor Wendhausen; César Pereira de Sousa; Cid Gonzaga; Dalmiro Buys de Barros; Dorval Melquíades de Sousa; Ermembergo Pellizzetti; Francisco Alves Fagundes; Hercílio Vieira do Amaral; Hermann Weege; Indalécio Domingues de Arruda; Ivo de Aquino Fonseca; João Bayer Filho; João Guimarães Pinho; João Pedro de Oliveira Carvalho; José Acácio Soares Moreira; Luís Benjamin Gallotti; Luís de Vasconcelos; Manuel Gomes da Nóbrega; Manoel do Nascimento Passos Maia; Manuel Tiago de Castro; Marcos Konder; Marinho de Sousa Lobo; Nicolau Bley Neto; Otacílio Vieira da Costa; Otto Feurchüett; Pedro Cristiano Feddersen.

Foi convocado: Wenceslau de Sousa Breves.

Renunciou: Manoel do Nascimento Passos Maia.

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1928, foi composta por:

Antônio Vicente Bulcão Viana Presidente;

José Acácio Soares Moreira Vice-Presidente;

Luís de Vasconcelos   1º Secretário;

Carlos Vítor Wendhausen  2º Secretário;

Dalmiro Buys de Barros Suplente de Secretário;

João Pedro de Oliveira Carvalho Suplente de Secretário.

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1929, foi composta por:

Antônio Vicente Bulcão Viana Presidente;

José Acácio Soares Moreira Vice-Presidente;

Luís de Vasconcelos   1º Secretário;

Carlos Vítor Wendhausen  2º Secretário;

Dalmiro Buys de Barros Suplente de Secretário;

João Pedro de Oliveira Carvalho Suplente de Secretário.

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1930, foi composta por:

 

Antônio Vicente Bulcão Viana Presidente;

José Acácio Soares Moreira Vice-Presidente;

Carlos Vítor Wendhausen 1º Secretário;

Pedro João de Oliveira Carvalho 2º Secretário;

Dalmiro Buys de Barros Suplente de Secretário;

João Pedro de Oliveira Carvalho Suplente de Secretário.

 

ACONTECIMENTOS

Santa Catarina

1930 – Fúlvio Coriolano Aducci é eleito Governador e José Acácio Soares Moreira Vice-governador em 3 de agosto.

1930 – Adolfo Konder é eleito, em 9 de agosto, com 43.867 votos, para assumir a vaga como Senador da República após o falecimento de Felipe Schmidt em 10 de maio.

1930 – Com o advento do Estado Novo, o Poder Legislativo Estadual Catarinense, assim como nos outros estados brasileiros, foi dissolvido, sendo restabelecido apenas no ano de 1935.

Brasil

1930 – Julio Prestes é eleito presidente da República em 1º de março.

1930 – Uma junta militar, composta pelo almirante Isaías de Noronha e os generais Mena Barreto e Tasso Fragoso, passa a comandar o país após a deposição do presidente Washington Luís, na Revolução de 1930.

1930 – Após tomar posse no Palácio do Catete, Getúlio Vargas nomeia interventores estaduais e anula a Constituição Federal.

Mundo

1929 – Grande Depressão tem seu início após a quebra da Bolsa de Nova York.

1929 – Acordo entre a Itália e Santa Sé cria o Estado do Vaticano através do Tratado de São João de Latrão.

 

REFERÊNCIAS

ELEIÇÃO Presidencial no Brasil em 1930. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_presidencial_no_Brasil_em_1930>.  Acesso em: 23 jul 2018.

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p. 317, 318.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. 271, 272.

Biografias

Álvaro Catão

Álvaro Catão

Engenheiro civil, natural do Rio de Janeiro/RJ. Prefeito de Imbituba/SC, Deputado Constituinte de 1928 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Antônio Pedro de Andrade Müller

Antônio Pedro de Andrade Müller

Advogado, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Antônio Vicente Bulcão Viana

Antônio Vicente Bulcão Viana

Médico e militar, natural de São Francisco/BA. Vereador em Florianópolis/SC, Deputado Estadual, Constituinte de 1928, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Governador interino do mesmo Estado, no século XX. Inaugurou a Ponte Hercílio Luz, na capital catarinense.

Artur Ferreira da Costa

Artur Ferreira da Costa

Advogado e Promotor Público, natural de Santo Amaro/BA. Deputado Constituinte de 1928, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Senador representando os catarinenses, no século XX. Secretário de Estado.

Carlos Gomes

Carlos Gomes

Advogado, jornalista, escritor e professor, natural de Joinville/SC. Vereador e Prefeito substituto na terra natal, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses no século XX. Ocupou cargos em instituições públicas estaduais e federais.

Carlos Vítor Wendhausen

Carlos Vítor Wendhausen

Importante comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por sete vezes consecutivas, no século XX.

César Pereira de Sousa

César Pereira de Sousa

Advogado, promotor público e juiz de direito. Prefeito de Joinville/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Filho de Washington Luís, Presidente do Brasil.

Cid Gonzaga

Cid Gonzaga

Jornalista e coletor estadual, natural de Laguna/SC. Deputado Estadual e Constituinte de 1935 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Dalmiro Buys de Barros

Dalmiro Buys de Barros

Médico e militar, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Estadual e Deputado Constituinte de 1928 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Dorval Melquíades de Sousa

Dorval Melquíades de Sousa

Militar, natural de Desterro/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina e Deputado Federal por SC, no final do século XIX e início do século XX. Autor de projeto parlamentar para conceder direito de voto à mulher catarinense e mantinha correspondência com Bertha Lutz, lutadora pela emancipação feminina.

Ermembergo Pellizzetti

Ermembergo Pellizzetti

Empresário e banqueiro, natural de Mantova/Itália. Deputado Constituinte de 1928 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Francisco Alves Fagundes

Francisco Alves Fagundes

Adjunto de promotor público e suplente de juiz de direito, natural de Campos Novos/SC. Vereador e Prefeito na terra natal e quatro vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Hercílio Vieira do Amaral

Hercílio Vieira do Amaral

Agropecuarista, natural de São Joaquim/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Constituinte de 1928 e Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Hermann Weege

Hermann Weege

Empresário e industrial, natural de Blumenau/SC. Vereador na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Fundador da Weeg e grande contribuidor para o desenvolvimento de Pomerode/SC.

Indalécio Arruda

Indalécio Arruda

Advogado, jornalista e escritor, natural de Lages/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Ivo d'Aquino

Ivo d'Aquino

Advogado, jornalista, servidor público e professor, natural de Florianópolis/SC. Prefeito de Canoinhas/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal, Constituinte de 1946 e Senador representando os catarinenses, no século XX.

João Bayer Filho

João Bayer Filho

Advogado, jornalista e professor, natural de Tijucas. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado da Fazenda e Juiz no Tribunal de Contas de SC.

João Guimarães Pinho

João Guimarães Pinho

Comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa em oito mandatos e Governador interino do Estado de Santa Catarina, no século XX.

João Pedro de Oliveira Carvalho

João Pedro de Oliveira Carvalho

Comerciante e militar, natural de Lages/SC. Prefeito de Florianópolis/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

José Acácio Soares Moreira

José Acácio Soares Moreira

Telegrafista, jornalista e advogado provisionado, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Luiz Gallotti

Luiz Gallotti

Magistrado, natural de Tijucas/SC. Deputado Constituinte de 1928, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Interventor Federal no mesmo Estado, no século XX. Ministro do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, entre outras importantes funções exercidas.

Luiz de Vasconcellos

Luiz de Vasconcellos

Militar, negociante, hoteleiro, escrivão e tabelião, natural de Baturité/CE. Prefeito em São Bento do Sul/SC, Deputado Constituinte (1910 e 1928) e sete vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manoel Tiago de Castro

Manoel Tiago de Castro

Jornalista e advogado provisionado, natural de Lages/SC. Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1910 e 1928, dez vezes seguidas eleito Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manuel Gomes da Nóbrega

Manuel Gomes da Nóbrega

Advogado, promotor público e delegado, natural de São Francisco do Sul/SC. Deputado Constituinte de 1928 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Marcos Konder

Marcos Konder

Industrial e escritor, natural de Itajaí/SC. Prefeito e Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1928 e de 1935 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Marinho de Sousa Lobo

Marinho de Sousa Lobo

Advogado e Desembargador, natural de Campo Alegre/SC. Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no século XX.

Nicolau Bley Neto

Nicolau Bley Neto

Militar e empresário, natural de Rio Negro/PR. Deputado Constituinte de 1928 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Participou da Revolução Federalista e da Guerra do Contestado.

Otacílio Costa

Otacílio Costa

Fazendeiro, militar, advogado provisionado, promotor público, jornalista e escritor, natural de Lages/SC. Prefeito na terra natal, duas vezes Deputado Constituinte (1910 e 1928) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal Constituinte de 1946, no século XX.

Otto Feuerschuette

Otto Feuerschuette

Médico, natural de Tubarão/SC. Prefeito na cidade natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Por mais de 50 anos exerceu a medicina de forma humanitária.

Pedro Cristiano Feddersen

Pedro Cristiano Feddersen

Comerciante e industrial, natural de Tondern/Dinamarca. Vereador em Blumenau/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Wenceslau Breves

Wenceslau Breves

Agrimensor e comerciante, natural de São João Marcos/RJ. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Memória Política de Santa Catarina