Legislativo / Senador / Legislaturas

Visualização

38ª Legislatura

1946 - 1951

Legislatura é o período durante o qual os parlamentos exercem suas funções e para o qual foram eleitos. O mandato de Senador é de oito anos e ocorre em duas legislaturas, com duração de quatro anos cada uma.

Com o fim do Estado Novo (1937-1945), concretizado em 29 de outubro de 1945, e a deposição do Presidente do Brasil, Getúlio Vargas, ficou estabelecida a manutenção das eleições e a formação de uma Assembleia Nacional Constituinte para elaborar uma nova Constituição Nacional, a Constituição de 1947. 

Assim, o Estado de Santa Catarina elegeu sua representação para o Senado Federal e para a Câmara dos Deputados.

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Senado Federal. O Senado na República. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY0ODg=>. Acesso em: 2 nov. 2019.

RODRIGUES, Natália. Estado Novo. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA0MzI=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

SANTA CATARINA. Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Resenha Eleitoral: Eleições Catarinenses 1945-1998. Florianópolis: Comissão Editorial do TRE, 2001. 198 p. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzQ2Mw==>. Acesso em: 16 mai. 2018.

Biografias

Francisco Gallotti

Francisco Gallotti

Engenheiro, advogado e servidor público, natural de Tijucas/SC. Senador por Santa Catarina, no século XX.

Ivo d'Aquino

Ivo d'Aquino

Advogado, jornalista, servidor público e professor, natural de Florianópolis/SC. Prefeito de Canoinhas/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal, Constituinte de 1946, Senador por SC e Interventor interino no mesmo Estado, no século XX.

Lúcio Corrêa

Lúcio Corrêa

Advogado e servidor público, natural de Araquari/SC. Senador por Santa Catarina, no século XX.

Nereu Ramos

Nereu Ramos

Advogado, jornalista e professor, natural de Lages/SC. Único catarinense que foi Presidente do Brasil, ocupou cargos de Governador, Interventor, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal e Constituinte de 1934, Senador e Constituinte de 1946, representando os catarinenses, no século XX.

Memória Política de Santa Catarina