Romano Massignan
Romano Massignan

Industrial e comerciante, natural de Alfredo Chaves/RS, Vereador em Joaçaba/SC, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, século XX.

Informações Gerais

Filiação
Ângelo Massignan e de Elisa Sanvido Massignan
Nascimento
30/07/1911
Local de nascimento
Alfredo Chaves/RS
Falecimento
13/10/1997
Local de falecimento
Curitiba/PR
Profissão
Industrial e comerciante
Partido
União Democrática Nacional (UDN) e Aliança Renovadora Nacional (ARENA)

Romano Massignan

Nasceu em 30 de julho de 1911, na colônia Alfredo Chaves, hoje município de Veranópolis/RS. Filho de Ângelo Massignan e de Elisa Sanvido Massignan. Casou com Elsa Alda Nogara Massignan, com quem teve cinco filhos.

Romano realizou seus estudos na cidade natal e em Nova Bassano/RS.

Iniciou a vida profissional após estabelecer-se em Herval d’Oeste/SC, onde trabalhou no comércio, instalou uma adega de vinhos e fundou a empresa Irmãos Massignan (madeireira). Em Joaçaba/SC, fundou a Indústria de Madeiras S.A., mais tarde renomeada de Romano Massignan S.A. Indústria e Comércio, com filiais em Lapa e Palmas, no Paraná.

Ainda no Estado paranaense, desempenhou atividades profissionais no comércio de carnes, com a fundação da Catei S.A., sediada em Curitiba, e dedicou-se à pecuária, no município de Pitanga.

Em Petrópolis, no Rio de Janeiro/RJ, trabalhou com exportação de madeira e embalagens para a Argentina e comprou uma indústria moageira.

Contribuiu para o desenvolvimento do cultivo de trigo na região de Joaçaba, com a instalação de uma indústria de moagem. Integrou a Ação Moageira e presidiu as seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Trigo de Santa Catarina, Associação Comercial e Industrial de Joaçaba, e Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense.       

Iniciou a vida política eleito Vereador à Câmara Municipal de Joaçaba, para mandato de  1947 a 1951.

Pela União Democrática Nacional (UDN), foi eleito Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com  3.012 votos, e integrou a Legislatura (1951-1955).

Na eleição de 1966, filiado à Aliança Renovadora Nacional (ARENA), foi eleito com 26.507 votos para o cargo de Deputado Federal por Santa Catarina, participou da 43ª Legislatura (1967-1970) e integrou as Comissões Permanentes de Agricultura (Suplente); de Economia (Suplente); e de Transportes.       

Faleceu em 13 de outubro de 1997, em Curitiba/PR.

Homenagens

  • Rua Romano Massignan, Cruzeiro do Sul, em Joaçaba/SC.
  • Recebeu da Assembleia Legislativa catarinense, em 1999, in memoriam, pela legislatura exercida.

Mandatos

Referências

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Coordenadoria de Informações. Fichas Datilografadas/Digitalizadas das Legislaturas: de 1945 a 2018.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE JOAÇABA - ACIOC . Presidentes da ACIOC. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDEzMjg=>. Acesso em: 5 out. 2017.

Câmara dos Deputados. Biografia: Romano Massignan - ARENA/SC. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDEzNDE=>. Acesso em: 5 out. 2017.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Verbete Biográfico Romano Massignan. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDEzNTQ=>. Acesso em: 5 out. 2017.

GUIA MAIS. Romano Massignan. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDEzNjc=>. Acesso em: 18 out. 2018.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 584 p.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Diário da Assembleia: Nº 4.683. 1999. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzY2Nzc=>. Acesso em: 1 out. 2018.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. Resenha Eleitoral - Eleições Catarinenses 1945-1998. 2001. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjI2OQ==>. Acesso em: 30 nov. 2017.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Romano Massignan. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/845-Romano_Massignan>. Acesso em: 19 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina